Sucesso de ‘Os Outros’ nos faz pensar: em que outras produções a dramaturgia também foi nua e crua e nos arrebatou?


Em apenas duas semanas a série criada por Lucas Paraizo se tornou a mais assistida da história do Globoplay, entre todos os títulos nacionais e internacionais. O sucesso é tanto que a produção ainda nem foi toda exibida na plataforma – nesta quarta-feira (21) foi disponibilizado o sétimo episódio – e a Globo vai exibir o primeiro capítulo na próxima segunda-feira (26) na Tela Quente. No mesmo dia, a trama também ganha o ‘Os Outros- O Podcast’, que aprofunda temas sociais com narrativas derivadas da série. Pensando na dramaturgia que se apropria de pequenos espaços que podem representar toda a sociedade, e seus dramas humanos, listamos algumas produções onde a reflexão e a tensão são garantidas, nesta linha tênue entre a civilidade e o que tem de mais selvagem e brutal em nós. Vem saber!

*Por Brunna Condini

Das melhores coisas vistas no streaming nos últimos tempos, ‘Os Outros’, se tornou em apenas duas semanas a série mais assistida da história do Globoplay, entre todos os títulos nacionais e internacionais. O sucesso da trama criada por Lucas Paraizo e dirigida por Luisa Lima é tanto, que a produção ainda nem foi toda exibida na plataforma – nesta quarta-feira (21) foi disponibilizado o sétimo episódio – e a Globo vai exibir o primeiro episódio na próxima segunda-feira (26) na Tela Quente. No mesmo dia, a trama também ganha o ‘Os Outros- O Podcast’, que aprofunda temas sociais com narrativas derivadas da série. E inspirados pelo sucesso da série, pensamos: em que momentos a dramaturgia foi nua e crua assim e nos arrebatou em outras produções?

A produção  estrelada por Adriana Esteves, Thomás Aquino, Milhem Cortaz, Maeve Jinkings, Eduardo Sterblitch, Drica Moraes, Antonio Haddad e Paulo Mendes, deixou os assinantes sem fôlego neste último episódio, e ansiando pelo próximo, que estará disponível nesta sexta-feira  (23). A série que começa com uma briga entre adolescentes e suas famílias, que tomam suas ‘dores’, desenrola sua narrativa em cima de um fio de alta tensão. A trama é o ‘puro suco’ dos conflitos que eclodem da violência que pode habitar cada um de nós. O que é civilizado e o que é inadequado e até brutal, começam a coexistir sem muita divisão ou proporção. Já no primeiro episódio, temos a convicção de que em ‘Os Outros’ tudo é possível. E essa tensão só se esgarça ao longo dos capítulos seguintes.

'Os Outros' já é a série mais vista no Globoplay entre produções nacionais e internacionais (Divulgação)

‘Os Outros’ já é a série mais vista no Globoplay entre produções nacionais e internacionais (Divulgação)

Lucas Paraizo, criador de ‘Os Outros’, já declarou inspiração em microcosmos que podem representar toda uma sociedade, como no filme ‘O Parasita’ (2019),  vencedor de quatro Oscars em 2020, incluindo Melhor Filme. O longa sul-coreano de thriller, drama e comédia, dirigido por Bong Joon-ho, retrata as ações de uma família pobre que manipula uma família rica para arrumar trabalho. Eles conseguem se infiltrar como ‘parasitas’ na casa dos milionários, protagonizando momentos de terror psicológico, drama e humor. Beira o absurdo, mas também poderia ser a vida, levada ao extremo das situações. Fala das relações humanas, mas é uma crítica social antes de tudo, como ‘Os Outros’.

Cena do filme 'O Parasita': relações humanas extremas e crítica social (Divulgação)

Cena do filme ‘O Parasita’: relações humanas extremas e crítica social (Divulgação)

O autor também se declarou fã do filme ‘Deus da Carnificina’ (2011), adaptação da peça da dramaturga francesa Yasmina Reza, dirigido por Roman Polanski. No longa dois casais discutem sobre uma briga que aconteceu entre seus filhos, de forma incessante e estressante. Eles tentam resolver o assunto civilizadamente, mas vão perdendo o controle da situação. De tirar o fôlego, do tipo claustrofóbico mesmo.

Os casais do filme 'Deus da Carnificina', de Roman Polanski (Divulgação)

Os casais do filme ‘Deus da Carnificina’, de Roman Polanski (Divulgação)

Já a série ‘Justiça’, do Globoplay, que tem sua segunda temporada prevista para estrear em outubro, faz uma crítica social bastante reflexiva sobre o que é justo e o que é vingança, através de personagens que têm as suas vidas cruzadas. Criada por Manuela Dias e dirigida por José Luiz Villamarim, a primeira temporada da produção tem como seu universo Recife (Pernambuco) na atualidade, e sete anos antes dos crimes praticados pelos quatro protagonistas, que têm suas tramas destacadas em episódios distintos. Pelo o que já foi divulgado, a segunda temporada terá novos enredos, mas com o mesmo formato.

Antes de 'Os Outros', Adriane Esteves brilhou em outra série nua e crua: 'Justiça' (Divulgação)

Antes de ‘Os Outros’, Adriane Esteves brilhou em outra série nua e crua: ‘Justiça’ (Divulgação)

Diante de uma realidade crua e imprevisível, o seis personagens do argentino ‘Relatos Selvagens’ (2014), caminham sobre a linha tênue que separa a civilização da barbárie. Dramas humanos como uma traição amorosa, o retorno do passado, uma tragédia ou mesmo a violência do cotidiano são capazes de empurrá-los para um limite emocional e físico. O que há de mais humano fica tão evidente quanto o que há de mais selvagem em cada um neste longa de Damián Szifron. Não é o tipo de filme para ver antes de dormir, mas é imperdível.

O filme argentino ‘Relatos Selvagens’: limite entre civilidade e barbárie

A série ‘1 Contra Todos’, de Breno Silveira (1964-2022), apresenta a história de um advogado que preza pela justiça acima de tudo (Julio Andrade). Desempregado e com uma esposa grávida, ele vê sua vida mudar completamente quando é acusado e condenado à prisão após ser confundido com o maior traficante de drogas do Brasil. Para sobreviver, ele decide se comportar como o criminoso que acreditam que ele seja. Os desdobramentos são cruéis e imprevisíveis. A trama apresenta a dificuldade de ser único em meio aos preconceitos sociais, e também faz uma crítica à nossa sociedade. O release diz: “é uma reflexão bem-humorada do poder de escolha do ser humano à frente de situações difíceis e sua infinita capacidade de adaptação”. Nu e cru, em quatro temporadas disponíveis na Amazon Prime Video.
A série brasileira '1 Contra todos' tem quatro temporadas disponíveis na Amazon Prime Video (Divulgação)

A série brasileira ‘1 Contra todos’ tem quatro temporadas disponíveis na Amazon Prime Video (Divulgação)