Nos embalos do Festival do Rio, a jornalista Simone Zuccolotto estreia ‘Alto e bom som’, no Canal Brasil, sobre a trajetória do áudio no cinema brasileiro. Dividido em quatro episódios, o programa investigará desde a criação das trilhas sonoras às evoluções técnicas de captação, desvendando os bastidores das produções mais antigas, quando os recursos tecnológicos eram escassos e a qualidade das produções era mais associada aos aspectos visuais do que à sonorização.
Já no primeiro programa, Simone tratará de um tema que marcou a TV brasileira: a importância das comédias musicais e das chanchadas dos anos 40. A migração das cantoras de rádio para o cinema, possibilitando que os admiradores das vozes encantadoras finalmente conhecessem suas donas, também será discutido nesse início. Além disso, também entrarão em debate a chegada de grandes estúdios no Brasil, como Atlântida e Vera Cruz, liderados pela Cinédia, criada em 1930 já com objetivo de fazer cinema sonoro; e a virada para os anos 60, quando nasce o Nagra, um gravador portátil que permitiu a captação de som direto nas locações.
No cronograma, destacam-se também os desafios da formação profissional e possíveis complicações de ordem prática para reunir nas obras cinematográficas os três elementos básicos do som: a música, as falas e os ruídos. Para falar sobre essas temáticas, Simone entrevistou renomados profissionais de cinema, como o pesquisador Hermani Heffner, o diretor Walter Carvalho (de ‘Cazuza – O tempo não para’), os cineastas Maurice Capovilla e Cacá Diegues, os cantores Chico Buarque e Milton Nascimento e mais tantos outros. A curta temporada do programa estreia nesta quinta-feira (10) às 23h30, no Canal Brasil. Vamos ficar ligados!
Artigos relacionados