Silvero Pereira revela curiosidades sobre o Pantanal: “Aqui aprendi que maior que o medo é o respeito pela natureza”


A convite do site, o ator que vive o mordomo Zaquieu na trama e está há 45 dias no Pantanal, compartilhou vivências, aprendizados e registros ao lado da equipe e dos colegas: “Acredito que o resultado que chega ao telespectador é fruto do quão essa equipe está vivendo essa experiência com amor. A gente vibra com as conquistas, com a cena bem-sucedida, fazemos estudo coletivo, debatemos, e melhor ainda, sempre nos reunimos para assistir o capítulo do dia”

*Por Brunna Condini

A novela ‘Pantanal‘ vem reunindo a família em frente à TV novamente. O folhetim de Bruno Luperi tem batido bons índices de audiência, envolvendo o espectador com suas tramas sobre amor, mistério, realismo fantástico, o mote dos mitos e das lendas, e com o convite ao retorno da essência, mas com imagens bem editadas e cenas nada arrastadas. Está bom de assistir! Mas para além do sucesso da história, seus bastidores também têm chamado à atenção. Com clima de trupe, o elenco tem dividido em suas redes sociais momentos desta convivência. Um que tem experimentado em cena, e fora dela, tudo o que a novela oferece é Silvero Pereira.

Intérprete do mordomo Zaquieu na trama, ele vem compartilhando registros das vivências ao lado dos colegas, dando um gostinho ao público dessa imersão que tem sido o remake, que promete ser tão emblemático hoje, quanto foi a primeira versão na década de 1990. E a convite do site, o ator abre ainda mais seu álbum de fotos e divide impressões dessa experiência única no coração selvagem do Brasil. “Olha, entre os meus passeios preferidos está andar de caiaque sozinho para apreciar a natureza. Gosto de deixar a correnteza levar o barco e observar os animais”. E diferente dos colegas José Loreto e Jesuíta Barbosa, que já experimentaram os banhos em meio à natureza como vieram ao mundo, Silvero revela: “Ainda não tomei banho pelado no rio. Acho que ainda não me senti tão confiante para esse momento. Deve ser uma experiência de liberdade incrível. Talvez, quem sabe isso ainda aconteça”.

O ator Silvero Pereira se diverte nos bastidores das gravações andando de caiaque no rio (Acervo pessoal)

O ator Silvero Pereira se diverte nos bastidores das gravações andando de caiaque no rio (Acervo pessoal)

E medo de se aventurar por aí, não rola? “Aqui aprendi que maior que o medo é o respeito pela natureza. Se você adentra nela consciente do seu lugar, observando e não interferindo, certamente irá apreciar com mais força”.

Há 45 dias no Pantanal para gravar as próximas cenas do seu personagem e encantado com tudo que tem descoberto, o ator comenta sobre os dias por lá, sem rotina. “Aqui acordamos cedo e tudo é uma grande surpresa. Um dia acordei e fui informado que havia uma onça pintada rondando a beira do rio, então saímos de barco para ver, porém só conseguimos ouvir seus passos no meio da mata. Enquanto trabalho, a gente levanta cedo, toma café e já parte para os sets de gravações, que podem ser entre 30 minutos a  duas horas de distância percorrida por carro e muitas porteiras. Voltamos no final de tarde, já anoitecendo, jantamos, conversamos e estudamos cenas do dia seguinte”, compartilha.

Silvero Pereira fotografa os bastidores da novela 'Pantanal': "Aqui acordamos cedo e tudo é uma grande surpresa" (Acervo pessoal)

Silvero Pereira fotografa os bastidores da novela ‘Pantanal’: “Aqui acordamos cedo e tudo é uma grande surpresa” (Acervo pessoal)

“Estamos hospedados e divididos entre cinco fazendas. Somos um grupo de quase 200 pessoas entre elenco, produção e equipe. Logo, não teria como concentrar todo mundo em um mesmo local de hospedagem. Já dividi quarto com Irandhir Santos, Isabel Teixeira e Rafa Sieg, e essa rotatividade acontece por conta do roteiro de gravação”.

Silvero conta ainda, que o trabalho tem proporcionado boas amizades, como com Isabel Teixeira, que faz a já icônica Maria Bruaca na trama. “Conheço a Isabel do teatro quando assisti ela no Ceará no espetáculo ‘Rainhas’, ao lado de Georgette Fadel. Sou completamente apaixonado por ela como atriz e , como dividimos quarto durante duas semanas, foi maravilhoso nosso encontro pois houve troca de experiências e muito carinho. Nos tornamos amigos”, diz.

Isabel Teixeira e Silvero Pereira no Pantanal: "Sou completamente apaixonado por ela como atriz" (Acervo pessoal)

Isabel Teixeira e Silvero Pereira no Pantanal: “Sou completamente apaixonado por ela como atriz” (Acervo pessoal)

E acrescenta sobre a convivência em equipe, fora gravações: “A gente está sempre de bom humor, abrimos as porteiras para gravar ou encerrar o dia com muita diversão. Os bastidores de gravações são muito leves e prazerosos, seja com muita risada ou uma viola do Almir e Gabriel Sater. Nas folgas sempre tem um churrasco, uma feijoada ou um banho rio. A gente vive realmente em ambiente de confraternização e celebração”.

Sobre o misticismo e espiritualidade que cercam o lugar, ele observa. “Sou uma pessoa que acredita na conexão com a natureza e aqui isso é muito real. Estar próximo da arara azul, dos jacarés, das capivaras, das ariranhas, do tucano, da onça é algo que te faz pensar como parte deles. Um dia, no rio, fechei os olhos por alguns instantes e me senti abraçado pela natureza. Foi mágico!”, recorda Silvero.

Em momento de folga das gravações: "Um dia, no rio, fechei os olhos por alguns instantes e me senti abraçado pela natureza. Foi mágico!" (Acervo pessoal)

Em momento de folga das gravações: “Um dia, no rio, fechei os olhos por alguns instantes e me senti abraçado pela natureza. Foi mágico!” (Acervo pessoal)

Desde que chegou no Pantanal, o que mais tem te surpreendido, fora a exuberância local? “Acho que o amor e respeito que o povo pantaneiro tem pelo seu lugar. Sempre que conversamos com alguém que vive no Pantanal é muito perceptível o brilho no olhar de encantamento por fazerem parte dessa relação com a natureza”, avalia.

“Acredito que o resultado que chega ao telespectador é fruto do quão essa equipe está vivendo essa experiência com amor. A gente vibra com as conquistas, com a cena bem-sucedida, fazemos estudo coletivo, debatemos, e melhor ainda, sempre nos reunimos para assistir o capitulo do dia”.

O ator e o elenco da novela que já virou uma trupe: "Acredito que o resultado que chega ao telespectador é fruto do quão essa equipe está vivendo essa experiência com amor" (Reprodução/ Instagram)

O ator e o elenco da novela que já virou uma trupe: “Acredito que o resultado que chega ao telespectador é fruto do quão essa equipe está vivendo essa experiência com amor” (Reprodução/ Instagram)

Silvero Pereira abriu seu arquivo de imagens no Pantanal. Confira abaixo:

Este slideshow necessita de JavaScript.