Cinema & TV

Rosamaria Murtinho se despede da rainha de Deus Salve o Rei e fala sobre seu estado de saúde: “Já recebi alta”, tranquilizou

A atriz enfrentou problemas sérios de saúde nos últimos meses de 2017. Ela teve a gripe H1N1, pneumonia e uma virose. Mesmo com todas estas questões, ela continuou indo as gravações e desempenhando o seu trabalho. Agora recuperada, a monarca de Montemor ainda deve aparecer na trama em flashbacks

Publicado em 31/01/2018 | Por Ana Clara Xavier

A rainha Crisélia de Montemor era respeitada pelo povo e muito justa, mas faleceu após ter o estado de saúde agravado com a falsa notícia da morte de seu neto mais velho, interpretado por Rômulo Estrela. Em seus últimos dias de vida, sofreu alucinações e teve lapsos de memória. O enterro em Deus Salve o Rei contou com cenas emocionantes com a reunião de todo o povo para prestar suas últimas homenagens à monarca. No entanto, a sua morte não significou uma despedida da atriz Rosamaria Murtinho das telinhas, na faixa das 7.  A artista continuará aparecendo em flashbacks especiais da trama. Apesar disto, Rosinha, como é chamada nos bastidores da novela, já se despede de seu papel na trama. “Foi muito bom fazer este personagem, era uma rainha gentil de um povo alegre. Além disso, foi a primeira vez que filmei uma novela com uma câmera só. Isto já tinha acontecido no cinema, mas nunca na televisão. A Globo está apostando muito neste projeto, não é à toa que vimos o primeiro episódio em uma tela de cinema”, comemorou.

Rosamaria Murtinho e Mauro Mendonça na festa de lançamento da novela Deus Salve o Rei (Foto: Murillo Tinoco)

Neste trabalho, ela teve a oportunidade de trabalhar com um elenco que, em sua maioria, faz parte da nova geração do TV brasileira, como Bruna Marquezine, Marina Ruy Barbosa e Rômulo Estrela. Segundo a atriz, foi muito bacana poder ter um contato direto com esta turma. “Nunca tinha trabalhado com o Rômulo Estrela, por exemplo, não o conhecia direito, mas quando nos olhamos foi amor à primeira vista. Senti logo que ele era filho, neto ou parente do meu sangue. Tem um talento enorme, é uma pessoa maravilhosa”, confessou.

Em novembro, um incêndio que aconteceu em um dos galpões da novela Deus Salve o Rei causou comoção do público. Dias depois, ela já estava trabalhando de novo. Em dezembro, ela passou por problemas de saúde, como uma pneumonia. “Recebi alta do médico e estou boa de saúde, apesar de ainda estar esperando por outros resultados de exame. Este final de ano foi difícil para mim, logo depois da gripe H1N1, fiquei com pneumonia e uma virose”, comentou. Quem trabalhou com ela em Deus Salve o Rei não poupou elogios a grande garra, determinação e amor pela carreira, que ela demonstrou nos bastidores. “Eu vim do teatro e lá o ator só não trabalha quando está desmaiado, porque assim não consegue falar o texto. Se eu estiver doente, vou continuar fazendo. É uma profissão que, por mais velho que a pessoa esteja, ela vai trabalhar, se estiver boa da cabeça”, contou. Seguindo o modelo, o seu marido, Mauro Mendonça, também estava gravando uma minissérie, cujas cenas foram capturadas em São Paulo.

A atriz contabiliza mais de 60 anos de carreira (Foto: Estevam Avellar/Globo/Divulgação)

Rosamaria Murtinho possui cerca de 60 anos de carreira e se mostra feliz por continuar podendo desempenhar a sua profissão a esta altura. “Acho que agora estão tendo mais papéis para gente mais velha, afinal de contas, sempre haverá um avó em cena ou uma rainha experiente. Isto é o interessante da dramaturgia brasileira, ela incorpora a vida dos cidadãos. Não existe uma tradução de outros países, as novelas contam a realidade nacional. Sendo assim, temos diferentes tipos de etnias e idades em cena”, comemorou.

Apesar do número de papéis para idosos terem aumentado, na opinião de Rosamaria, a atriz continua achando que existe um preconceito em torno da terceira idade. “Estamos começando a mostrar idosos na televisão e falando sobre os problemas que existem em torno da idade, mas jamais me convidariam para fazer o Saia Justa, por exemplo, que é um programa que costuma trazer mulheres para falar sobre as suas vidas e debater sobre muitos temas. No entanto, tenho mais histórias para contar do que uma jovem de 30 anos. Às vezes, tenho vontade de me convidar para estes programas mais modernos para ver o que as pessoas vão falar. Existe um preconceito contra gente mais velha, mas nós é quem sabemos das coisas”, confessou. A atriz, por exemplo, discorda do título ‘melhor idade’, para a fase da vida que está vivendo. “Não existe este conceito, quem diz isto é jovem ou bobo. Sempre acho que é gozação, quando me falam isto. A minha única vantagem é que não morri cedo”, afirmou.

A atriz ainda deve voltar as telinhas em flashbacks (Foto: DIvulgação)

Além de falar sobre a própria carreira, durante a entrevista com o site HT, atriz também felicitou o caçula, Mauro Mendonça Filho, que vem dando um show como diretor artístico da novela O Outro Lado do Paraíso. “Fico feliz de ter deixado a minha marca na sociedade, trazendo para o mercado um profissional competente e que gosta de trabalhar”, informou.

Pesquisas relacionadas