Não tem como esquecer uma tragédia. Principalmente quando ela envolve trabalhadores de um país vizinho ao nosso, como foi o caso dos 33 mineiros chilenos que ficaram soterrados por 69 dias em 2010, dentro de uma mina de carvão e ouro chamada San Jose, na região do Atacama.
A gente acompanhou tudo ao vivo, em tempo real, desde os primeiros anúncios até a formação de uma força tarefa – que contou até com tecnologia vinda da Nasa – para retirá-los com vida de lá. Essa história, agora, virou filme, chamado “The 33” sob a direção de Patricia Riggen e roteiro escrito por Mikko Alanne, Craig Borten e Michael Thomas a partir dos relatos do livro de Hector Tobar.
No elenco, chama a atenção a participação de Rodrigo Santoro, no papel do Ministro das Minas do Chile, Laurence Golborne, Antonio Banderas, como Mario Sepúlveda, uma espécie de líder dos 33 mineiros durante todo o processo, e Juliette Binoche, que deu vida a Maria Segovia, a irmã de um dos trabalhadores soterrados, que ficou conhecida como a “prefeita” do acampamento Esperança montado nos arredores da mina pelos familiares dos 33 operários para acompanhar os trabalhos de resgate.
Para ver o primeiro trailer liberado do longa “The 33” – que ainda não tem data de lançamento – é só dar o play!
Artigos relacionados