Rodrigo Sant’Anna lança filme, comenta críticas e diz: “A comédia é gênero em evolução, assim como tudo na sociedade”


Estrelando ‘Tô de Graça – O Filme’, o artista encarna mais uma vez Graça, mãe periférica, de muitos filhos, que agora embarca com a família em aventura pelo litoral. Ele fala sobre críticas de que a composição exagerada da personagem reforce estereótipos negativos sobre a população que mora em comunidades, e destaca as inspirações que busca na própria vida para emprestar aos personagens. Casado há um ano, Rodrigo compartilha que deseja ter quatro filhos e reflete sobre o humor em nossos tempos: “É natural que a gente vá evoluindo e se reciclando. É nosso papel estarmos atentos a tudo à nossa volta, e percebermos como podemos nos melhorar o tempo inteiro”

*Por Brunna Condini

Lançando a comédia ‘Tô de Graça – O Filme‘, que chegou aos cinemas no final de junho, Rodrigo Sant’Anna fala ao site sobre o longa dirigido por César Rodrigues, e produzido após seis temporadas bem-sucedidas da série homônima no Multishow, salientando que, na telona, conseguiu dar à personagem mais camadas. “No filme a gente traz emoção, já na TV, o programa visa a gargalhada. No cinema conseguimos trazer uma linha dramática bem construída. Eu estou bem feliz com o resultado”.

Tendo como protagonista uma criação sua, Graça, mãe periférica de muitos filhos, Rodrigo nega que a composição exagerada da personagem reforce estereótipos negativos sobre a população que mora em comunidades. “Ela é uma homenagem às mulheres da minha família , à minha mãe, Ana, à minha avó, Adélia. E através dessa personagem e suas histórias tento retratar com a maior realidade o que vivi em comunidade (o ator é cria do Morro dos Macacos, localizado em Vila Isabel, Zona Norte do Rio). De pular esgoto a céu aberto, de ouvir tiro o tempo inteiro, mas para além disso, de conseguir virar uma chave de ser alegre, independente dessas precariedades que são apresentadas no cotidiano de um morro”. Acha o necessário politicamente correto, tornou mais desafiador fazer comédia no Brasil?

Rodrigo Sant'Anna em 'Tô de Graça - O Filme' (Divulgação)

Rodrigo Sant’Anna em ‘Tô de Graça – O Filme’ (Divulgação)

Eu acredito que a comédia é um gênero em evolução, assim como tudo na sociedade, então é natural que a gente vá evoluindo e se reciclando. É nosso papel estarmos atentos a tudo à nossa volta, e percebermos como podemos nos melhorar o tempo inteiro – Rodrigo Sant’Anna

 

https://youtu.be/fI3KZRQ7UCI?si=ZIhDsTjqV7Pu8wt1

Aos 43 anos e prestes a completar 20 de carreira, o ator busca desde o princípio inspirações nas próprias origens para suas criações artísticas, tanto que se popularizou com o espetáculo “Os Suburbanos”, criado em 2005, e com as personagens do extinto Zorra Total, Valéria e Adelaide, e seus bordões que caíram no gosto do público. De lá para cá, também retrata sob sua ótica e vivência o universo periférico, com mulheres batalhadoras, potentes, resilientes, e que não deixam de ver graça e ter fé na vida. “Quero cada vez mais dar voz para essas mulheres que não têm muito lugar na dramaturgia. Tenho a felicidade de ter sido criado por grandes mulheres, vem daí essa paixão por interpretar muitas personagens femininas”.

"Acredito que a comédia é um gênero em evolução, assim como tudo na sociedade, então é natural que a gente vá evoluindo e se reciclando" (Divulgação/Globo)

“Acredito que a comédia é um gênero em evolução, assim como tudo na sociedade, então é natural que a gente vá evoluindo e se reciclando” (Divulgação/Globo)

Novo amor e planos

Rodrigo contou recentemente em entrevista ao ‘Mais Você’, que está casado com Nelson, há um ano, e que tem planos de ter filhos com ele. “Eu queria ter quatro filhos, a quantidade de cachorros que tenho”, declarou o humorista, que assumiu o relacionamento em fevereiro deste ano. Antes disso, ele havia sido casado com o roteirista Junior Figueiredo.

E quisemos saber: esse é um plano real entre vocês, e para quando?

Penso em ter filhos, não sei como, não sei para quando também, e não tenho nada tão fechado sobre o assunto ainda. Posso dizer, que estou feliz e casado – Rodrigo Sant’Anna

Nelson e Rodrigo Sant'anna estão casados há um ano (Reprodução)

Nelson e Rodrigo Sant’Anna estão casados há um ano (Reprodução)

Ao pensar em liberdade para amar e Orgulho LGBTQIAP+, Rodrigo celebra os avanços em direitos e visibilidade, mas ao lembrar que ainda somos um dos países que mais mata essa população, ele aponta: “A luta contra a homofobia começa dentro de casa, com o acolhimento das famílias que possuem pessoas que se identificam com a sigla. Esse acolhimento fortalece e cria uma autoestima sólida o suficiente para encararmos todas a adversidades que a sociedade nos impõe”.

Feliz como deseja ser

Nos últimos anos, ele vem se cuidando, tanto no que diz respeito à alimentação, quanto a exercícios, e além disso, realizou procedimentos estéticos, como a rinoplastia e a harmonização facial, que contribuíram para que gostasse cada vez mais do que vê no espelho. Desde então, a atenção da mídia virada para o assunto te aborrece?

Ah, eu já fiz muita coisa, não sei nem se consigo falar tudo aqui, então, na verdade, a atenção da mídia sobre isso não me incomoda, o que me incomoda, é quando isso vem na frente do meu trabalho – Rodrigo Sant’Anna

A graça vai à praia

Em ‘Tô de Graça – O Filme‘, a protagonista Graça recebe uma indenização inesperada e decide gastar com seus filhos em um feriadão em um resort de luxo, localizado em Búzios, no litoral do Rio de Janeiro. Os planos não saem como o esperado, muitas confusões em família acontecem e eles acabam tendo que se acomodar em um camping. No elenco ainda, Evelyn Castro, Isabelle Marques, Roberta Rodrigues e Pedro Carvalho, entre outros.

Rodrigo Sant'Anna e o elenco de 'Tô de Graça - O Filme' (Divulgação)

Rodrigo Sant’Anna e o elenco de ‘Tô de Graça – O Filme’ (Divulgação)