Rodrigo Lombardi: ”’Passaporte para Liberdade’ é sobre uma mulher forte, que se doou em prol da humanidade’


O ator, que interpreta João Guimarães Rosa na minissérie, protagoniza ao lado de Sophie Charlotte o casal que salvou a vida de milhares de judeus, em 1930, durante a Alemanha nazista. A série da Globo em conjunto com a Sony tem criação de Mario Teixeira, direção artística de Jayme Monjardim e direção de Seani Soares

Sophie Charlotte, Aracy de Carvalho e Rodrigo Lombardi, João Guimarães Rosa, em ‘Passaporte para Liberdade’

Guimarães Rosa (1908-1967) escreveu que ‘Qualquer amor já é um pouquinho de saúde, um descanso na loucura’… E quando esse amor transborda, ele abençoa o universo. Esse é o ‘encontro’ de uma vida entre Aracy de Carvalho (1908-2011)  e o diplomata, novelista, contista e médico brasileiro, considerado um dos maiores escritores brasileiros. Em ‘Passaporte para Liberdade’, série da Globo, o casal é interpretado por Sophie Charlotte e Rodrigo Lombardi e mostra a força e romantismo para a história escrita por Mario Teixeira, com direção artística de Jayme Monjardim, direção de Seani Soares.

Leia Mais – Sophie Charlotte: diretor Jayme Monjardim fala sobre escolha da atriz para viver Aracy, em ‘Passaporte para Liberdade’

Em suas obras, o mestre das letras utiliza neologismos, metáforas e imagens criando uma prosa mais poética. “Na verdade, pouco se sabe sobre João Guimarães Rosa. Temos apenas alguns vídeos com fragmentos de entrevistas. Achei que ficaria caricato me basear no que vi para construir um personagem, era muito pouco. Me baseei, então, em suas atitudes e criei um João que amparasse Aracy. Essa sim era sua função na trama. ‘Passaporte para Liberdade’ é sobre uma mulher forte, que se doou, privando-se dos prazeres pessoais em prol da humanidade”, conta Lombardi.

Parece improvável que em meio ao cenário de caos da Alemanha nazista alguém fosse capaz de encontrar o amor da sua vida. Mas o coração não escolhe hora nem lugar. E, nas ruas da Hamburgo do final de 1930, com a perseguição aos judeus, o romance entre Aracy e João começa a tomar forma – e o senso de justiça é o maior elo que o casal poderia ter. Ao tomar conhecimento do esquema de Aracy em ajudar judeus a fugirem do horror do nazismo e seguirem para o Brasil, o cônsul-adjunto recém-chegado em Hamburgo fica na dúvida se aquilo é realmente o justo a ser feito, mas bastam poucos dias caminhando pela cidade para entender que, para muitos, os vistos para o Brasil são a única chance de sobrevivência. João começa, então, a apoiar o plano da brasileira por quem está apaixonado. E, a cada visto assinado, a cada vida salva, o amor só cresce.

Rodrigo Lombardi é o diplomata brasileiro, Guimarães Rosa, um dos maiores escritores brasileiros, em ‘Passaporte para Liberdade’ (Foto: Globo/Camilla Maia)

A produção passou por um período de hiato com a pandemia e precisou de adaptações. O ator revela que o maior desafio foi ‘incorporar’ o João por tanto tempo. “Com a pandemia, João foi o personagem que ficou em mim por mais tempo. Foram oito episódios e mais de um ano estudando diariamente. O grande desafio disso tudo foi conseguir voltar ao set na mesma temperatura e realizar o trabalho no mesmo ritmo em que paramos. Conseguimos. E ainda mais estudados, o que foi ótimo para todos. Guardei os óculos de João. Sempre pego algo de meus personagens, mas também tento emprestar algo meu, levar um pouco de mim para ele”.

A história desse verdadeiro ‘anjo’ que foi Aracy é uma produção da Globo com a Sony e foi gravada totalmente em inglês e dublada especialmente para a TV brasileira. “A parceria com a Sony veio num ótimo momento, em que as produções estão espalhadas pelo mundo, sem qualquer tipo de barreira. Hoje podemos assistir a uma produção espanhola falada em inglês, um filme italiano falado em alemão ou uma produção brasileira sobre uma história que se passa na Alemanha, falada em inglês. Abriu-se uma porta, e acredito que faremos novas produções em breve. Foi meu primeiro trabalho em inglês. Já havia feito algumas locuções, mas nunca algo tão grande. Foi estranho no começo, fiquei inseguro, mas tivemos uma coach incrível, Barbara Harrington”, revela o ator.