Reestreia de ‘Mulheres de Areia’: a ficção ama tramas entre gêmeos e podemos provar tanto na TV como no streaming


A novela será reexibida na Globo em junho, na programação “Edição Especial”, de segunda a sexta-feira, logo após o Jornal Hoje, trazendo a inesquecível rivalidade entre as gêmeas Ruth e Raquel, ambas vividas por Glória Pires, que também está no horário nobre, em ‘Terra e Paixão’. Aqui, nós aproveitamos para recordar produções da TV e indicar séries no streaming que também se interessam pela curiosa semelhança, que pode até virar enredo de mistério…vem saber!

*Por Brunna Condini

Não é de hoje que os folhetins apostam na trama de irmãos gêmeos, sempre com alguma rivalidade no ar. E um dos grandes sucessos de Ivani Ribeiro (1922-1995) e da dramaturgia brasileira da década de 1990, está de volta neste mood: ‘Mulheres de Areia‘ às tardes da Globo a partir de junho, no ‘Edição Especial’, no lugar de ‘Chocolate com Pimenta‘, indo ao ar de segunda a sexta-feira, logo após o ‘Jornal Hoje’. A inesquecível trama das gêmeas Ruth e Raquel, vividas por Gloria Pires, que disputam o mesmo homem, o bem-sucedido empresário Marcos Assunção (Guilherme Fontes), é praticamente uma garantia de boa audiência: em sua exibição original no horário das seis, de 1º de fevereiro a 25 de setembro de 1993, a novela obteve média geral de 50 pontos, qualificada como megassucesso, que, na época, tinha meta de 35 pontos. Além disso, entre os folhetins disponíveis no catálogo do Globoplay, se consagrou como a eleita do público. De acordo com o ranking da plataforma, teve a melhor estreia, com 4.965 milhões de horas assistidas em seus primeiros 30 dias neste streaming. É do tipo vale a pena ver de novo total. E esse tipo de enredo, semelhantes e rivais? Um clássico da dramaturgia, por aqui já listamos outros casos, vem conferir!

A Globo vai reprisar 'Mulheres de areia' com Glória Pires no papel de Ruth e Raquel (Reprodução/ Globo)

A Globo vai reprisar ‘Mulheres de areia’ com Glória Pires no papel de Ruth e Raquel (Reprodução/ Globo)

Ruth, a “gêmea boa” e Raquel, a “gêmea má” – em uma performance memorável da atriz que também está no ar no horário das 21h em ‘Terra e paixão’ com mais uma vilã – disputam a torcida do público, em meio a muitos conflitos e reviravoltas emocionantes. Com direção geral de Wolf Maya, ‘Mulheres de Areia’ foi baseada em sua versão original, exibida em 1973, e na obra ‘O Espantalho’. A trama foi lançada na TV Globo em 1993, na faixa das seis horas, e já foi reexibida na emissora em 1996, 2011, e também em 2015 no Canal Viva. Para escrever a novela , Ivani Ribeiro se inspirou em uma radionovela de sua autoria chamada ‘As Noivas Morrem no Mar’ (1965), por sua vez também inspirada no filme ‘Uma Vida Roubada’ (1946), com Bette Davis (1908-1989) no papel das gêmeas.

Outras gêmeas e gêmeos na ficção

Na TV: 

Alessandra Negrini (‘Paraíso Tropical’ – 2007)

Como as gêmeas Paula e Taís, Alessandra Negrini fez dobradinha em ‘Paraíso Tropical’ (2007), no horário das 21h. Neste trabalho, a atriz mostrou versatilidade: uma irmã, era bondosa e honesta; a outra, sem escrúpulos e ambiciosa. Em certo momento, como já feito anteriormente na ficção, uma tomou o lugar da outra – Taís afoga Paula para ficar com o mocinho Daniel (Fabio Assunção).

Alessandra Negrini viveu Paula e Taís em 'Paraíso Tropical' (Divulgação/ Globo)

Alessandra Negrini viveu Paula e Taís em ‘Paraíso Tropical’ (Divulgação/ Globo)

Cauã Reymond (‘Dois Irmãos’ – 2016)

O ator teve sua performance elogiadíssima ao interpretar Omar e Yaqub na minissérie da Globo, ‘Dois Irmãos’. Os irmãos gêmeos se odiavam: Omar era o descontrolado e inconsequente. Já Yaqub, o introvertido, calculista, que detestava a atenção que a mãe tinha com o irmão.

Mais Cauã em dose dupla (‘Um Lugar ao Sol’ – 2022)

Na novela das 21h, ele interpretou os gêmeos Christofer e Christian, que perdem a mãe no parto, em Goiânia, e são separados quando estão prestes a completar 1 ano. Christofer é rebatizado como Renato pelos pais adotivos e vai viver no Rio de Janeiro. Já o outro bebê é encaminhado pelo pai, a um abrigo. Com personalidades muito diferentes, os dois irmãos crescem em realidades bastante opostas. O destino dos gêmeos muda quando seus caminhos se cruzam, já adultos, e uma tragédia tira a vida de Renato, mudando tudo mais uma vez. Em um ato desesperado e ambicioso, Christian assume o lugar do irmão.

Cauã Reymond também fez gêmeos em "um Lugar ao Sol" (Reprodução/ Globo)

Cauã Reymond também fez gêmeos em “um Lugar ao Sol” (Reprodução/ Globo)

Mateus Solano (‘Viver a Vida’ – 2009)

Em ‘Viver a Vida’, de Manoel Carlos, o ator Mateus Solano interpretou Miguel e Jorge. Os irmãos tinham muitos conflitos e compartilhavam o amor por Luciana (Alinne Moraes), que fica paraplégica. No início da trama, a protagonista namora Jorge, um cara responsável, que não gosta dela ser modelo. Mas no decorrer da novela, a personagem fica com Miguel, com quem acaba tendo filhos gêmeos também.

Em 'Viver a Vida' Mateus Solano vive os gêmeos Miguel e Jorge (Reprodução/ Globo)

Em ‘Viver a Vida’ Mateus Solano vive os gêmeos Miguel e Jorge (Reprodução/ Globo)

Gabriela spanic – (‘A Usurpadora’ – 1998)

Trama made in México clássica, a dupla Paulina e Paola Bracho, de ‘A Usurpadora’ é inesquecível. Exibida em muitas reprises no SBT, o folhetim mostrou as irmãs gêmeas separadas pelo dinheiro. As frases de efeito de Paola viraram memes nas redes.

Gabriela Spanic, como as gêmeas Paulina Martins (à esq) e Paola Bracho (dir), para a novela A Usurpadora; (Foto: Reprodução)

Gabriela Spanic, como as gêmeas Paulina Martins (à esq) e Paola Bracho (dir), para a novela A Usurpadora; (Foto: Reprodução)

Murilo Benício (‘O Clone’ – 2001)

Aqui o desafio foi triplicado, já que o ator interpretou três personagens na novela de Glória Perez, idênticos e com personalidades muito diferentes. Murilo viveu Lucas e Diogo, que eram gêmeos, e Léo, que era o clone. Lucas e Léo, depois que tudo foi descoberto e os dois, enfim, se encontraram, brigavam pelo amor de Jade (Giovanna Antonelli).

Em "O Clone' Murilo Benício vive três personagens idênticos: dois irmãos gêmeos e um clone (Reprodução/ Globo)

Em “O Clone’ Murilo Benício vive três personagens idênticos: dois irmãos gêmeos e um clone (Reprodução/ Globo)

No streaming:

A série ‘Dead Ringers chega ao catálogo da Amazon Prime Video no mês passado. O projeto é uma releitura moderna do filme ‘Gêmeos: Mórbida Semelhança‘ (1988) dirigido por David Cronenberg, e foi criado, escrito e produzido pela dramaturga vencedora do Emmy Alice Birch (‘Normal People‘). Estrelada e produzida por Rachel Weisz, a trama acompanha irmãs gêmeas que são ginecologistas e vivem uma relação de dependência emocional.

A série da Amazon Prime Video 'Gêmeas Mórbida Semelhança' (Dead Ringers) - (Foto: Divulgação/ Amazon Prime Video)

A série da Amazon Prime Video ‘Gêmeas Mórbida Semelhança’ (Dead Ringers) – (Foto: Divulgação/ Amazon Prime Video)

A produção norueguesa do Globoplay, ‘Gêmeos’, é uma série de mistério em que o protagonista Kristofer Hivju (o Tormund de ‘Game of Thrones’) faz os irmãos gêmeos Erik e Adam, que não brigados. Adam vive com a mulher, Ingrid (Rebekka Nystabakk) e dois filhos, gerenciando o hotel da família dela, um lugar cheio de classe. Já Erik mora em um trailer alugado, em uma praia, junto com uma comunidade de surfistas. Um dia, em busca de ajuda para quitar uma dívida, Erik procura o irmão pela primeira vez em 15 anos e eles brigam. Ingrid se intromete para tentar acalmar a situação e Adam sofre um acidente fatal. Este é o ponto de partida da trama de suspense que envolve a troca de identidades e muitos segredos revelados.