É de conhecimento que o público do streaming é diferente do que assiste TV aberta. Porém, chama a atenção o ranking do Globoplay não constar de quase nenhum programa atual da Globo. No dia da consulta e do registro do ranking, dos 10 produtos/programas mais vistos no Globoplay, apenas dois estão sendo exibidos na TV aberta e entre esses dois uma é novela inédita, ainda que seja um remake – “Renascer” – e, a outra, uma reprise – “Alma Gêmea“. Chama a atenção o fato de que as duas novelas totalmente inéditas da emissora, “No Rancho Fundo” e “Família é Tudo“, sequer constam no ranking, assim como nenhum outro programa da casa. Uma configuração importante por denotar não só o forte caráter saudosista do público consumidor do player, mas talvez o desinteresse dessa parcela de espectadores pelos produtos atuais da casa.
Quem sabe a “onda saudosista” seja um dos motivos que justifique o recente investimento da Globo em remakes. Além de “Renascer”, nos últimos anos vimos as releituras de “Pantanal” e “Elas por Elas” sendo levadas ao ar, além de já ter como confirmada a nova versão de “Vale Tudo“, prevista para estrear logo depois de “Mania de Você“, atual sucessora da novela das 21h.
De forma incomum, as novelas contemporâneas da Globo parecem passar por um desinteresse do público. “Renascer” vinha de um grande marasmo de repercussão – a despeito de seu texto afiado, bonito e direção esmerada, mas um ritmo lento. O remake da obra de Benedito Ruy Barbosa feito por Bruno Luperi só voltou a repercutir por ocasião da reestreia de Malu Mader, afastada desde 2016 de uma novela completa.
“Família é Tudo“, de igual maneira, só ganha notoriedade nas críticas por seu texto pobre ou ainda pela gestão desastrosa da personagem de Arlete Salles, vendida como protagonista da trama e que poderia perfeitamente ser creditada como “participação especial”. De todas, possivelmente “No Rancho Fundo“, seja a que mais esteja confortável em audiência como em repercussão, ainda que tanto ela como a trama das 19h não tenham seduzido o público do Globoplay.
Esta semana, o primeiro lugar entre os programas mais consumidos do Globoplay era a novela das nove, “Renascer”. Seguido pelo “Vale a Pena Ver de Novo – Alma Gêmea“. Em terceiro lugar, o original Globoplay “O Jogo que Marcou a História“, que tem a série estrangeira “The Good Doctor” como subsequente. O quinto e sexto lugares são compostos por “A Força do Querer” e “Salve Jorge“, novelas de Glória Perez que compõem o catálogo há anos. O sétimo e o oitavo lugres cabem à “Avenida Brasil” e “Caminho das Índias” e os dois últimos lugares do Top 10 às séries “Law & Order: SVU” e “A Grande Família“.
STREAMING TEM HORÁRIOS EM QUE SUPERA AUDIÊNCIA DA TV ABERTA
Ainda que a audiência da Globo não seja baixa e na média geral ela fique muito acima das suas concorrentes, também há de se destacar alguns dias, como domingo (07), e a última terça-feira (09). Na hora do “Jornal Hoje“, a soma da audiência dos streamings, forma como a qual são medidos pela audiência, ultrapassava todas as emissoras de TV aberta. Os streamings apontavam 13.9 pontos, ao passo que a Globo, “segundo lugar”, anotava 13.3 pontos. No último domingo (7), a audiência do streaming somado também ultrapassou as emissoras de TV aberta, batendo 9.9 pontos versus, 7.6, da Globo, que exibia o “Esporte Espetacular”, ao meio-dia. A mudança do perfil e do consumo do telespectador, espalhado em várias plataformas, faz com que qualquer análise seja mais densa, mas uma coisa é certa: o futuro, para o bem ou para o mal, já começou.
Artigos relacionados