“O que essa nova temporada se propõe a fazer é resgatar um espírito de ‘Malhação’ que existia no início”, sintetizou o autor Emanuel Jacobina sobre a nova “Malhação: Pro dia nascer feliz”. As gravações da temporada começaram no Ceará, onde vive a protagonista Joana, vivida por Aline Dias, uma moça otimista, batalhadora e alto astral que não se deixa abater diante dos obstáculos da vida. O primeiro encontro dela com Gabriel, personagem de Felipe Roque, é exatamente por lá, nas praias paradisíacas do Nordeste do Brasil, mas é no Rio de Janeiro que os dois acabarão convivendo e protagonizando conflitos. A história se passa no bairro fictício de Santa Teresinha, subúrbio do Rio de Janeiro, que hospeda a Forma, uma nova academia de ginástica, e o Dom Fernão – colégio público que já era cenário na última temporada.
“Fisicamente é basicamente a mesma, mas tem alterações como a academia, esse universo que está voltando depois de anos. A Forma vai ter de tudo. A academia é um universo muito evidente hoje, qualquer classe social tem acesso. E é um ambiente onde coisas acontecem, namoros, trabalhos, encontros. Um universo interessante para contar a história”, explicou Leonardo Nogueira, que, assim como na temporada anterior, assina a direção artística da trama.
Se o Leal Brazil sai da história, o colégio Dom Fernão continua sendo palco das aventuras dos jovens. “Foi uma opção nossa sem motivo específico”, disse Leonardo, endossado pelo autor: “Vou usar elementos da escola pública para falar de assuntos importantes em relação à educação sem perder o foco do divertimento. Vamos abordar as tentativas de reivindicação por melhorias dentro das escolas e isso gera conteúdo criativo. Tem também o MOFO, o Movimento do Fundo de Obra, em que eles fazem vídeos, dançam, criam paródias”, adiantou ele, que foi além: “Estou feliz em estar começando de novo e a gente está fazendo uma manobra difícil para quem escreve, produz. É um desafio para profissionais que convivemos, uma troca de bastão entre a temporada ‘Seu lugar no mundo’ para a ‘Pro dia nascer feliz’. Tivemos que fazer duas ao mesmo tempo, escrever a sinopse e os capítulos iniciais dessa temporada enquanto a outra ainda está no ar”, contou.
E o que muda de uma para a outra? “É um resgate do projeto ‘Malhação’ – que é o espirito da busca da felicidade como um valor universal, um valor humano, talvez o mais importante deles. É uma temporada que tem uma novela que vai acontecer ao longo dos capítulos – essa novela de respeito, a busca de novas oportunidades, de uma moça que vem do Ceará para o Rio de Janeiro e a busca da identidade paterna por parte dela que faz com que ela entre em contato com pessoas do seu passado, de sua mãe, e modificando a vida de todos os personagens a partir da interação dela com os demais”, adiantou.
Pensa que é só? “Teremos uma crônica sobre a juventude brasileira atual personificada nos nossos personagens jovens, alguns ainda em idade escolar – estudando em escolas públicas com as precariedades brasileiras, outros profissionais do esporte e alguns buscando sua identidade, tentativas artístiscas. Enfim… é uma temporada que é mais animada e, de certa forma, do meu ponto de vista, retrata mais o momento brasileiro – não o que vivemos agora, pelas notícias, mas o que vamos viver – que consigamos superar conflitos sociais e de classe derivados da desigualdade do país, da falta de identidade e de capacidade de vermos uns aos outros como iguais”, declarou o autor.
Pois bem, e, se alguns nomes continuam no elenco, novos personagens entram para ainda mais conflitos. Além dos protagonistas Aline Dias e Felipe Roque, a atriz Barbara França chega para viver a antagonista Barbara, uma menina ambiciosa e competitiva, filha mais velha de Ricardo – vivido por Marcos Pasquim – e braço direito do pai na administração da Forma. Jackson Antunes, Oscar Magrini, Deborah Secco e Thiago Fragoso chegam para abrilhantar ainda mais o elenco adulto. “Tenho certeza que toda a equipe é composta de pessoas absolutamente emanadas nesse projeto, estamos recebendo reforços maravilhosos”, elogiou Jacobina.
Leonardo Nogueira, que, no ano passado, implantou uma nova linguagem para a novelinha teen, contou que as câmeras continuam intimistas. “É um perfil de direção, no ano passado demos uma mexida pela comemoração dos 20 anos. ‘Malhação’ dá para ousar mais, testamos essa linguagem e foi bem legal. O público está muito antenado em várias plataformas, todo mundo assiste tudo. Então o que colocamos ali vai ser comprado fácil. Mas há a história por trás, não pode permitir só que a linguagem sobressaia à trama, é um casamento afinado. Esse ano pegamos nosso perfil de direção e o conceito e colocamos dentro dessa história que é mais folhetim, é mais novela do que a outra temporada”, explicou Leonardo que, nesse semestre, tem um desafio duplo: dirigir, também, a trama das 18h, “Sol Nascente”.
“Isso foi estabelecido dentro da nossa organização, conversando com a diretoria. Não era o planejamento eu continuar à frente dessa temporada de ‘Malhação’, mas ‘Seu lugar no mundo’ foi muito bem aceito, já conheço o Jacobina há muito tempo e, diante de um requerimento interno da grade, calhou de bater os dois projetos, mas há muito planejamento, duas equipes maravilhosas e, com um cronograma decente, dá para fazer tudo”, garantiu.
E qual a principal diferença entre dirigir veteranos e “calouros”? “Olha, é sempre um desafio dirigir, botar um produto no ar é um comprometimento grande. ‘Malhação’ é diferente de novela, conta a história de outra maneira, há gama diferente de assuntos. No horário tem jovem, mãe, filho, avó, e nós levamos o assunto ali. ‘Malhação’ tem muito mais cuidado desde escalação de elenco – porque você pega a pessoa ali que nunca fez nada e chega uma hora que tem que confiar nela, uma coisa é pegar Giovanna Antonelli, Bruno Gagliasso, outra são os jovens em busca do sonho”, analisou. E qual é mais difícil? “São desafios diferentes. Aqui também tem os experientes. É um elenco diferente onde novos e veteranos contracenam e se amam”, sintetizou. Mal podemos esperar para o nosso dia nascer feliz ao lado desse povo.
Artigos relacionados