*Por Vítor Antunes
O ano que passou ficou marcado por alguns projetos de sucesso, especialmente em momento em que a TV ainda se reestrutura no pós-pandemia. Talvez o mais retumbante produto de TV a fazer sucesso foi um novo-velho: O remake de “Pantanal”, exibido pela TV Manchete, em 1990. Novamente, a trama de Benedito Ruy Barbosa, desta vez adaptada por seu neto, Bruno Luperi, verteu-se num sucesso, a contrário de sua sucessora, “Travessia”, que já é, na média, a segunda pior de sua faixa. “Cara e Coragem” também segue decepcionando em repercussão e Ibope e entregará para “Vai na Fé” uma média de 20,9, num horário cuja meta é 25. Mesmo com uma chuva de críticas e com uma audiência questionável, chegando a perder para o “Domingo Legal”, seu concorrente no horário, o “Pipoca” é um sucesso comercial e promete um retorno ao ar em 2023. Aliás, tratando-se do SBT, a emissora começou a transmitir o folhetim colombiano “Paixões de Gavilanes” e a humilhante audiência, 2 pontos, resultou na saída do projeto da grade. Band e Rede TV também tiveram seus insucessos, com “Nóis na Firma” e “Manhã Você”. Em ambos os casos, nomes importantes do elenco deixaram os projetos, o que vaticinou-lhes o fim. Confira.
Travessia, Globo
Até o presente momento, Travessia pontua como uma das novelas das 21h de menor audiência da faixa, assinalando uma média de 23,6 pontos na Grande São Paulo. O número só não é menor que o de “Um Lugar ao Sol”, a primeira novela inédita após a paralização motivada pela pandemia. Esta última pontuou em 22,3. Exibida em 2015, Babilônia, assumidamente uma das menores audiências do horário, marcou cerca de 25 pontos, o que denota a preocupação da TV com a questão novela. Importante destacar que estes são números absolutos e o alcance médio de público entre 2015 e 2022 é diferente. A novela de Glória Perez tem sido menos vista que o “Jornal Nacional“, o que é algo insólito, já que, costumeiramente, a novela das nove é o programa com maior audiência da Globo. E ainda que, historicamente, os capítulos exibidos na noite de Natal tenham baixa audiência, a novela assinalou apenas 15 pontos, segundo o Ibope. A trama das 21h também não costuma ter boa repercussão na Internet, onde é duramente criticada e sob várias frentes: desde o roteiro à escalação. A novela que – supostamente – trata sobre os problemas da tecnologia na vida contemporânea, não encontrou-se junto ao público.
Cara e Coragem, Globo
Conforme já tratado aqui no Site HT, “Cara e Coragem” marcava em seu início, 22,8 pontos de audiência e esse índice foi decaindo e hoje é de 20,9. A Globo tentou de toda forma trazer luz para a trama de Claudia Souto, mas nada funcionou. Os grandes nomes do folhetim divulgaram a trama em suas redes sociais, bem como a emissora intensificou as chamadas e vinhetas da novela que trata sobre uma agência de dublês. Mas nada deu certo. Com a baixíssima repercussão da novela, a Globo manteve seu cronograma de transmissão, ainda que tenha antecipado o fim das gravações da novela. Tal como “Travessia”, o folhetim das 19h sofreu fuga de público na véspera do Natal e marcou 15,6 pontos.
Paixões de Gavilanes, SBT
Novela colombiana exibida pelo SBT em maio, “Paixões de Gavilanes”, assinalou uma audiência muito ruim na emissora paulistana, e flertou com o traço – a audiência a zero – num horário cuja meta era de 4 pontos. Perdendo seguidamente para a Bandeirantes, e em seu penúltimo capítulo sinalizando apenas 1,2 ponto na Grande São Paulo, a trama foi abruptamente interrompida em seu sétimo capítulo. Estrelada por Mario Cimarro e Danna Garcia, “Paixões” foi limada da programação da emissora sem um aviso prévio e não voltou ao ar em nenhum horário. Os telespectadores não sabiam sequer o que eram os “Gavilanes” do nome da trama – que não foi traduzida do espanhol, e significa “gaviões”.
Nóis na Firma, Band
O projeto da Band, um humorístico passado num escritório, era audacioso e marcou a tentativa da emissora do Morumbi em aumentar sua relevância e representatividade no Ibope. Trazia em seu elenco nomes consagrados do humor nacional, como Moacyr Franco, Marcelo Médici e Gorete Milagres. O programa, porém não alcançou os objetivos desejados pela TV e saiu do ar depois da transmissão de seu último episódio, o 12º, com praticamente nenhuma chance de voltar ao ar em segunda temporada. Ainda que tenha estreado bem, com 2,3 pontos de média, num sábado, uma alta de 21% de público quando comparado com os outros quatro sábados anteriores, a audiência foi caindo sequencialmente e tornou-se estável na casa do 1 ponto. Como se isso não bastasse, um dos protagonistas, Marcelo Médici, deixou a produção no décimo dos 12 episódios. Cogita-se que o ator está de malas prontas para voltar à Globo, segundo informações do jornalista Fefito, do UOL.
Pipoca da Ivete, Globo
Sucesso no “Masked Singer”, Ivete Sangalo ganhou mais um programa na Globo, o “Pipoca”, que se apoia em seu carisma e em gincanas descontraídas. Contudo, mesmo sendo alvo de muitas críticas na Internet e e registrando baixos índices de audiência, chegando a marcar, inclusive, 9 pontos e a perder para o “Domingo Legal” – após estrear com 11,9 pontos – o programa faturou com merchandising e será renovado para o ano que vem, como conformou o diretor Amauri Soares ao portal UOL: “Vamos fazer uma nova temporada no ano que vem. A audiência, a repercussão e os resultados comerciais estão indo muito bem”, disse. Em agosto, o “Pipoca da Ivete” marcou 8,3 pontos na Grande São Paulo e teve menos público que outros programas da casa, como o “Globo Rural” e o “Auto Esporte” – 9,5 pontos e 9,2, respectivamente.
Bom Dia Você, Rede TV
A Rede TV tentou subir sua audiência matutina com o “Bom Dia Você”, uma revista eletrônica apresentada por Aline Prado e Eri Johnson. Ele via o projeto com boas expectativas “Tenho 42 anos de profissão dedicados ao teatro e a televisão, o que me trouxe tranquilidade, experiência e responsabilidade para entrar em um dos maiores desafios da TV, que é conduzir um programa de variedades ao vivo”. A tentativa não vingou e o programa variou a audiência dentro da margem do traço – do zero – alcançado apenas picos de no máximo 0,2 pontos. O ator, inclusive, deixou de conduzir o programa antes ainda da exibição de seu último episódio, em setembro, demitindo-se da casa. Substituindo o “Bom Dia Você“, entrou o “Manhã com Ronnie”, apresentado por Ronnie Von, que subiu, ainda que discretamente os índices do horário.
Artigos relacionados