Pedro Almodóvar tira roteiro da gaveta e anuncia “Silêncio”, seu novo longa que busca o retorno “ao cinema de grandes protagonistas femininas”


O filme, que começará a ser rodado em maio, vai prezar por novos cenários e focou seu cast em rostos conhecidos da televisão espanhola

* Com Lucas Rezende

O último Oscar serviu para atrizes como Patricia Arquette, Meryl Streep e Jennifer Lopez  clamarem por igualdade de gêneros na sétima arte, de equiparação de salários e oportunidades como protagonistas. Pois a reivindicação parece ter sensibilizado um dos maiores cineastas do mundo, Pedro Almodóvar. O espanhol – primeiro de seu país a ser indicado à premiação hollywoodiana – anunciou que “Silêncio”, seu próximo filme, será “um retorno ao cinema de mulheres, de grandes protagonistas femininas”.

Para a tarefa, Pedro convocou as suas conterrâneas Emma Suarez e Adriana Ugarte. A dupla será responsável por viver, em fases distintas da vida, a protagonista Julieta. A opção de convocar as duas atrizes segue as regras básicas do cineasta que é contra as táticas de rejuvenescimento ou envelhecimento de atores feitas com o uso de maquiagem excessiva.

Pedro Almodóvar com Emma Suárez na prova de roupa do novo filme (Foto: Reprodução/El Deseo)

Pedro Almodóvar com Emma Suárez na prova de roupa do novo filme (Foto: Reprodução/El Deseo)

Ambientado nos anos oitenta até o presente, “Silêncio” é descrito como um drama “sombrio”, “menos barroco, com menos opções de humor”. Nele, a história de Julieta é marcada por dor e abandono. O espectador vai acompanhar todo um sofrimento pelo abandono, até então sem motivo aparente, da filha. “Chama-se ‘Silêncio’ porque este é o principal elemento que desencadeia uma série de desgraças na vida da protagonista”, disse o cineasta.

Marcado para estrear na Espanha em 18 de março de 2016, o longa-metragem tem, além de Emma Suarez e Adriana Ugarte, um grande time feminino: Inma Cuesta, Rossy de Palma, Nathalia Pozo, Pilar Castro, Blanca Peres, Michelle Jenner, Susi Sánchez e Mariam Bachir. Ainda integram o cast Dario Grandinetti, Daniel Grão e Joaquin Notário.  Além de caras novas na sétima arte, misturada a outras consagradas, “Silêncio” vai investir em novos cenários.

Tudo pronto para o início das filmagens de "Silêncio" (Foto: Reprodução)

Tudo pronto para o início das filmagens de “Silêncio” (Foto: Reprodução)

Conhecido por ambientar suas obras pelas ruas de Madri, na Espanha, Pedro Almodóvar, dessa vez, ampliou seus perímetros para outros horizontes como Galicia, Sierra de Huelva e do Pirinéus Aragoneses.  “Esta é uma história que estava na gaveta desde 2011. Talvez não seja o melhor momento para fazer um filme que exige muitos movimentos. Talvez fosse hora de um filme de estúdio, então é o que é chamado mais difícil”, confessou ele, que começará a filmar no dia 6 de maio e ficará concentrado nos sets por mais ou menos 12 semanas.