Paulo Lessa emenda novelas, celebra seu segundo protagonista e conta o que não o deixou desistir da profissão


O ator se prepara para brilhar no ‘quarteto amoroso’ formado por ele, Barbara Reis, Cauã Reymond e Johnny Massaro em ‘Terra e Paixão’, novela que já vem carregada de grandes expectativas. Nesta entrevista, Paulo fala do momento próspero, da amizade de set com Tony Ramos e Cauã Reymond, e diz que apesar dos mais de 15 anos de carreira, sente-se começando. “Tenho em comum com o meu atual personagem, o Jonatas, a perseverança. Se eu não tivesse isso em mim, poderia até já ter deixado de ser ator diante das dificuldades. Estou nesta profissão há mais de 15 anos e sei bem o que é o período de entressafra. Mesmo sendo ator, já precisei trabalhar em cartório, escritório, pedia ajuda aos amigos para indicarem trabalho, então quando você consegue uma projeção, isso só pode ser comemorado e aproveitado”

*Por Brunna Condini

Paulo Lessa vai aparecer bem diferente na próxima novela das 21h, ‘Terra e Paixão’. O ator que esteve entre os protagonistas de “Cara e Coragem‘, última novela das sete também da Globo, tirou os dreads e está com um visual bem menos urbano para viver Jonatas, um agricultor e ativista. “O dread deixa a gente muito marcado, então tive a ideia de tirar e deixar o grisalho aparecer, acho que tem mais a ver com esse personagem”. Ele também recorda que quando fazia o folhetim anterior tudo que desejava era continuar tendo fluxo de trabalho. “É o tal ‘cuidado com o que você deseja’ (risos). Ainda bem! É exatamente o que sonhamos, emendar um trabalho no outro. O Luiz Henrique Rios me ligou quando eu estava gravando as cenas finais da trama das 19h e me fez o convite. Topei sem pensar”.

Leia mais: Em ‘Terra e Paixão’, Cauã Reymond fala sobre disputa com irmão na ficção: “A treta vai ser proporcional ao amor”

Leia mais: Susana Vieira repudia preconceito com idade, detalha o que a move trabalhando e revela quando será lançada biografia

Leia mais: Barbara Reis celebra protagonista em ‘Terra e Paixão’ e conta o que tem feito até aqui para encarar o desafio

Estou nesta profissão há mais de 15 anos e sei bem o que é o período de entressafra. Mesmo sendo ator, já precisei trabalhar em cartório, escritório, pedia ajuda aos amigos para indicarem trabalho, então quando você consegue uma projeção, isso só pode ser comemorado e aproveitado – Paulo Lessa

E frisa ainda: “Sabe de uma coisa? Tenho em comum com o meu atual personagem, o Jonatas, a perseverança. Se eu não tivesse isso em mim, poderia até já ter deixado de ser ator diante das dificuldades. Minha determinação me manteve vivo e com ‘sangue nos olhos’ para continuar. Tenho já alguma estrada, mas me sinto com a energia de quem está começando. Se depois dessa novela chamarem para a terceira emendando, vou”.

Paulo Lessa vive segundo protagonista em 'Terra e Paixão' (Foto: Mia Shimonn)

Paulo Lessa vive segundo protagonista em ‘Terra e Paixão’ (Foto: Mia Shimonn)

E pontua, falando ainda sobre a força e a resiliência necessárias para a profissão, e também encontradas nelas. “Tive dois momentos em que minha perseverança foi bem colocada à prova. O primeiro foi quando decidi ser ator e cursava o sexto período de Fisioterapia. Passei em um teste para a Oficina de Atores da Globo e tive que escolher. Acabei trancando a faculdade e banquei isso em casa já que era o que eu queria de verdade. Depois, atravessei um momento emocional difícil quando minha mãe faleceu, em 2012. Precisei me refugiar no trabalho, me ajudou a extravasar a dor desse momento. Ela faz muita falta, foi um baque forte, mas segurei a onda e segui. Fico imaginando que ela está me vendo e feliz. Era minha maior fã”, diz, mencionando a mãe Idalice Moreira Bastos, a Dai, que foi uma cabeleireira, trancista, intelectual e mobilizadora social brasileira. Uma das pioneiras na valorização da estética negra no Brasil, que morreu em decorrência de um câncer aos 62 anos.

"É exatamente o que sonhamos como atores, emendar uma novela na outra" (Foto: Mia Shimonn)

“É exatamente o que sonhamos como atores, emendar uma novela na outra” (Foto: Mia Shimonn)

Folhetim épico e plural

Na trama de Walcyr Carrasco, o ator vai disputar o amor de Barbara Reis com Cauã Reymond e Johnny Massaro. “Acharam um triângulo amoroso monótono e fizeram logo um quarteto (risos). Acho maravilhoso, somos atores com temperaturas muito diferentes. E esse elenco têm mulheres muito poderosas, a personagem da Barbara é uma delas. Fora que existem personagens masculinos que fogem dos estereótipos, mostram suas fragilidades. E esses três caras diante dessa mulher fazem isso sem medo”, conta. “Essa novela vem mesmo com a proposta de quebrar estereótipos, trazer mais diversidade para a TV, com um elenco preto, um elenco indígena, numeroso e plural”.

Paulo Lessa e Barbara Reis caracterizados como Aline e Jonatas na próxima novela das 21h (Foto: Globo/João Miguel Júnior)

Paulo Lessa e Barbara Reis caracterizados como Aline e Jonatas na próxima novela das 21h (Foto: Globo/João Miguel Júnior)

O ator também divide alguns momentos já emocionantes da ‘saga’ que começa na novela que chega cheia de expectativas de um novelão épico, a partir de 8 de maio. “Esses dias o Tony Ramos chegou para conversar comigo em um intervalo das gravações e disse que adorou meu trabalho na novela anterior, citou cenas, falou que estava feliz de me receber ali. Isso é maravilhoso, é você ver que os seus ídolos também estão te vendo”.

É incrível ter a oportunidade de ser colega de set do Tony Ramos, esse ator extraordinário. E que pessoa! Às vezes, eu paro e me dou conta que estava trocando ideia com ele, sabe? É inspirador – Paulo Lessa

Cauã Reymond, Barbara Reis, Paulo Lessa e Johnny Massaro: quarteto amoroso em 'Terra e Paixão' (Foto: Globo/João Miguel Júnior)

Cauã Reymond, Barbara Reis, Paulo Lessa e Johnny Massaro: quarteto amoroso em ‘Terra e Paixão’ (Foto: Globo/João Miguel Júnior)

Família

Casado há 15 anos com a dentista cabo-verdiana Cindy Cruz, com tem a pequena Jade, que faz 2 anos em 13 de maio, Paulo fala sobre a família, sua base. “Essa loucura boa que estou vivendo agora, é também abrindo caminho para a minha filha. É por elas. A Cindy é uma grande companheira, entende isso e me dá muita força”. E revela uma curiosidade: “Eu e Cauã conversamos muito sobre nossas filhas, essa coisa da paternidade. A filha dele Sofia, é mais velha (10 anos), mas essa troca é muito boa. Nos entrosamos de cara. Falamos sempre da saudade que sentimos delas. Cauã tem sido um grande parceiro”.

Paulo, é casado há 15 anos com a cabo-verdiana Cindy Cruz, com tem a pequena Jade (Foto: Reprodução/ Instagram)

Paulo, é casado há 15 anos com a cabo-verdiana Cindy Cruz, com tem a pequena Jade (Foto: Reprodução/ Instagram)