O conturbado cenário do Brasil durante os anos 70 e os desdobramentos das tensões políticas e sociais da época são tema da próxima novela das onze, Os Dias Eram Assim. Estrelada por Sophie Charlotte, Daniel de Oliveira e Renato Góes, a trama aborda a repressão sofrida nas ruas, durante a época da ditadura militar, em meio a uma história de amor e luta.
A história gira em torno de Alice (Sophie Charlotte), uma estudante que se opõe às ideologias impostas por seus pais, vividos por Antônio Calloni e Natália do Vale. Um dos maiores conflitos é em relação ao casamento de Alice com seu namorado, Vitor, personagem de Daniel de Oliveira, que namora a jovem desde a infância e é braço-direito na empresa do pai. No entanto, a estudante conhece o médico Renato, interpretado por Renato Góes, e os dois iniciam uma história de amor.
Ambientada no Rio de Janeiro, a produção resgatará bairros tradicionais da cidade como Centro e Catete, que foram cenários das lutas na época. Outra locação escolhida foi o arquipélago de Chiloé, no Chile – onde em uma trapaça arquitetada pelo vilão Vitor (Daniel de Oliveira), Renato (Renato Góes) é exilado no país. Um dos principais critérios de escolha do local foi a preservação da arquitetura que se mantém quase intacta desde os anos nos quais a trama é vivida. Em entrevista ao GShow, o diretor de arte Carlos Araújo conta que sempre quis gravar no arquipélago. “Quando vi na sinopse das autoras que o personagem se mudava para o Chile, logo pensei em gravar lá. Nunca tinha ido, mas sabia da beleza”.
As autoras da série, Angela Chaves e Alessandra Poggi, adiantam que o romance protagonizado por Alice e Renato promete viver muitas tensões e conturbações. “A História é o pano de fundo dessa trama de amor. Tratamos de encontros e desencontros desse casal que é separado de forma abrupta e, depois, vai se reencontrar quando os dois já não são mais os mesmos. Alice e Renato vivem uma história de amor muito forte no primeiro momento, mas, quando são separados, cada um resolve seguir sua vida. A maior parte da história ocorre após o reencontro, no período pré-abertura política, em 1984”, contam ao Observatório da Televisão.
Fazem parte do enredo também os irmãos mais novos de Renato, Maria (Carla Salle) e Gustavo (Gabriel Leone) que, juntos, se unem em prol de seus ideais e se manifestam à suas maneiras, utilizando elementos como a arte para se engajarem politicamente. O elenco conta ainda com Susana Vieira interpretando a oportunista Cora, e Maria Casadevall, que colocou extensões no cabelo para a caracterização da médica Rimena.
Felipe Simas, Marcos Palmeira, Letícia Spiller e Marco Ricca também compõe o time de estrelas da produção. Os Dias Eram Assim tem previsão de estreia para abril na Globo.
Artigos relacionados