Depois de ter feito um dos filmes mais elogiados do último ano e vencido o Oscar de Melhor Longa-Metragem por “Birdman”, era de se esperar que qualquer profissional desse ‘aleluia’ por participar mesmo que remotamente da nova produção do diretor Alejandro Iñárritu, não? Bem, de acordo com um artigo de bastidores publicado no “The Hollywood Redporter”, não foi exatamente isso que aconteceu com “The Revenant” (de título provisório “O Regresso”), novo filme do mexicano estrelado por Leonardo DiCaprio.
O longa, que é baseado em uma história real, se passa no século XIX e segue Hugh Glass, um explorador vivido por DiCaprio, que enfrenta ursos polares, tempestades de neve e tribos selvagens ao longo do filme, após ter sido abandonado para morrer por um de seus companheiros. Um épico, de proporções gigantescas em quesito de orçamento – eram previstos U$95 milhões, mas até agora já foram gastos mais de U$135 -e locações – ao contrário do previsto, o tempo no Canadá não cooperou e foi preciso mudar toda a equipe para a Argentina.
De acordo com o artigo, que conseguiu entrevistar tanto o diretor quanto produtores e outros membros da equipe técnica, o filme, além das mudanças de locação e orçamento, já teve funcionários demitidos em meio às filmagens, outros que se demitiram porque não aguentaram o ritmo exaustivo “daquele inferno”, um ator que foi arrastado pela neve com a genitália exposta (de verdade), filmagens que deveriam ter terminado em março e foram até agosto, e o produtor Jim Skotchdopole (o mesmo de “Birdman”) banido do set.
“Esse foi um filme difícil. Nós sempre soubemos que seria um filme difícil. E o filme está ótimo”, disse o presidente e diretor geral da produtora New Regency, Brad Weston, que ainda culpou as dificuldades climáticas como grande parte do problema. Outros membros da equipe ainda dizem que um agravante foi a eterna indecisão de Iñárritu, o qual quis fazer o filme no mesmo esquema de plano-sequência que consagrou “Birdman”. “Isso é parte do processo… É tudo sobre uma precisão incrível… Não é fácil. Vocês precisa esculpir, esculpir, esculpir até que o resultado fique bom”, disse.
Sobre o ator arrastado nu pela neve, o diretor confirma que se certificou de que ele estava bem diversas vezes antes de repetir a tomada. “Eu fui super considerante porque ele era um cara bem legal de 22 anos”, comentou sobre a cena, que originalmente teria 60 atores figurantes, mas acabou aumentando para 200. Alejandro Iñárritu ainda negou que o produtor tenha sido expulso do set, dizendo que ele havia sido apenas “deslocado para um escritório no Canadá”, de onde tocaria o resto do trabalho. Por fim, ele comenta: “Quando você vir o filme, verá a escala dele e dirá ‘uau'”. E, quer saber? Se for para Leonardo DiCaprio finalmente ganhar um Oscar, o filme será eternizado no cinema mundial e ninguém se lembrará realmente desses detalhes. Por enquanto, o jeito é esperar até dezembro, quando o longa supostamente chegará aos cinemas.
Trailer oficial de “O Regresso”
Artigos relacionados