No ar, em “Fuzuê”, Talita Younan se inspira em Ana Castela e fala de polêmicas na web e lançamento de 3 filmes em 2024


A atriz vive a poderosa Selena Chicote em ‘Fuzuê’, trama das sete da TV Globo. Talita, que literalmente teve que ‘pegar a trama andando’, já que só entrou no folhetim em novembro, trabalhou duro na composição da cantora sertaneja, e revela que se se inspira e escuta as músicas de Ana Castela antes de entrar no set para dar vida à personagem. Feliz com o momento, recorda o quanto sonhou e batalhou por ele, e comenta como a vida no universo virtual vem interferindo na profissão e vice-versa. “A internet oferece muitas opções de inteiração e autonomia para mostrar seu trabalho. Só acho que não deveria pesar na balança na escolha para um papel, o número de seguidores que um ator ou atriz tenham. Isso não deveria ser um critério. Mas tem muita gente talentosa na internet e acho que tem espaço para todo mundo. É se esforçar, fazer o movimento, estudar, correr atrás. Por outro lado, eu como atriz, também me esforço para produzir conteúdos virtuais. É uma nova realidade”. Ela está também em ‘O Jogo que Mudou a História‘, do Globoplay; e na terceira temporada de ‘Matches’, pela Warner Channel, além do filme ‘O maníaco do parque’. Todos com lançamento em 2024

Talita Younan se inspira em Ana Castelo e fala de polêmicas na web

*Por Brunna Condini

Talita Younan chegou em ‘Fuzuê’ só em novembro, mas nem parece. Vivendo a esfuziante cantora sertaneja Selena Chicote, que entrou na trama para se envolver com Jefinho Sem-Vergonha (Micael Borges) – que na época estava com a protagonista Luna (Giovana Cordeiro) – fazendo uma divertida versão de um 20 do sertanejo: entre brigas e beijos. “É difícil pegar o ritmo de um projeto começado, então fico muito feliz com a repercussão positiva da personagem”, diz Talita, que tem sido elogiada pela performance poderosa. “Me inspiro muito na Ana Castela e escuto as músicas dela antes de entrar no set. É uma cantora jovem, que tem muito a vibe da Selena, e também namora um cantor famoso (Gustavo Mioto). Quando escuto a Ana, a Selena vai chegando, as duas têm essa potência que vai na frente”. Ela está também em ‘O Jogo que Mudou a História‘, do Globoplay; e na terceira temporada de ‘Matches‘, pela Warner Channel, além do filme ‘O maníaco do parque‘. Todos com lançamento em 2024.

A atriz de 31 anos também tem. “Sempre batalhei muito pelo o que eu queria. Saí de uma cidade do interior (Presidente Prudente – SP) e trabalhar no audiovisual parecia um sonho distante. Busquei tudo na minha carreira, fui atrás do que queria conhecer, fazer, desde testes, até oferecer meu trabalho para viver uma personagem. Tenho muita coragem e um tanto de cara de pau (risos). É preciso ter confiança e ação nesse ofício”, elabora Talita, que desejou ser atriz desde a infância e estreou na TV em ‘Chiquititas’ (2013); tendo destaque em ‘Malhação: Viva a Diferença’ (2017), com a personagem K1.

Abri meus caminhos, os trabalhos nunca chegaram facilmente a mim. É uma profissão instável, mas nunca tive dúvida e nem pensei em desistir. E valeu a pena. Sou muito feliz fazendo o que faço. Quando não estou trabalhando fica um vazio. Esse amor pela arte nasceu comigo, tanto que aos 9 anos pedi a minha mãe para fazer teatro e nunca tinha entrado em um. É dom, vocação – Talita Younan

Talita Younan comemora o sucesso da sua personagem em ‘Fuzuê’, recorda trajetória e fala da versão influenciadora (Divulgação/Globo)

“Vivi momentos em que tive que fazer escolhas difíceis e nunca dividi isso antes. Quando acabei de fazer ‘Os Dez Mandamentos‘ (2015), na Record, já estava certo de eu emendar um papel em outra produção na emissora, mas me chamaram para um teste para ‘Malhação‘, na Globo, que eu só poderia fazer se estivesse livre. Então, abri mão de um trabalho certo e fui na aposta que seria o teste. Fiquei muito tensa, mas fui na minha intuição, no meu feeling. E rolou. Isso aconteceu algumas vezes em outras situações e trabalhos depois. As incertezas na trajetória da profissão algumas vezes deixam o coração um pouco aflito. Por isso me jogo, estudo, me dedico, o objetivo é sempre fazer o melhor para que cada vez mais as pessoas conheçam o meu trabalho, me escolham, batalhem por mim para as personagens. Porque nosso meio é muito isso, são pessoas apostando em outras pessoas”.

"Sempre batalhei muito pelo o que eu queria. Sai de uma cidade do interior e trabalhar no audiovisual parecia um sonho distante" (Divulgação/ Globo)

“Sempre batalhei muito pelo o que eu queria. Sai de uma cidade do interior e trabalhar no audiovisual parecia um sonho distante” (Divulgação/ Globo)

Nova realidade

Sendo uma atriz que também influência nas redes (no Instagram tem mais de um milhão de seguidores), Talita fala desta versão e do que pretende nela. “A internet hoje pode ser um espaço de expressão, de visibilidade, mas também de troca, aproximação. É uma delícia postar você linda, produzida, de personagem, nos bastidores, mas faço questão também de compartilhar o real da vida, que não tem esse glamour. Gosto de dividir, principalmente, meus momentos da maternidade com a Bebel (Isabel, sua filha com o diretor João Gomez, que completa 3 anos em janeiro). É bom poder trocar sobre isso e outros temas, de forma despretenciosa, gosto dessa proximidade com os fãs e seguidores. Faço o que faço para o público, então é muito bom estar perto. Acho importante mostrar que sou essa mulher com várias facetas, atriz, esposa, mãe, com defeitos, qualidades, mas sem personagem ali. Sempre tendo como caminho a minha energia, que é mais brincalhona, moleca, criativa mesmo”.

A internet oferece muitas opções de inteiração e autonomia para mostrar seu trabalho. Só acho que não deveria pesar na balança na escolha para um papel, o número de seguidores que um ator ou atriz tenham. Isso não deveria ser um critério. Mas tem muita gente talentosa na internet e acho que tem espaço para todo mundo. É se esforçar, fazer o movimento, estudar, correr atrás. Por outro lado, eu como atriz, também me esforço para produzir conteúdos virtuais. É uma nova realidade – Talita Younan

"Me inspiro muito na Ana Castela e escuto as músicas dela antes de entrar no set como Selena" (Divulgação/ Globo)

“Me inspiro muito na Ana Castela e escuto as músicas dela antes de entrar no set como Selena” (Divulgação/ Globo)

Colhendo os frutos

Antes da novela da Globo a atriz veio transitando pelo streaming e o cinema para a realização de seus últimos trabalhos: ela está em ‘O Jogo que Mudou a História‘, do  Globoplay; e na terceira temporada de ‘Matches‘, pela Warner Channel, além do filme ‘O maníaco do parque‘. Todos com lançamento em 2024. Desde o início da sua trajetória na TV, Talita trabalhou com contratos por obra, então vê como natural o movimento do mercado, que vem descontinuando os vínculos longos. “Hoje já existem mais possibilidades para os atores e atrizes com as plataformas de streaming, então essa liberdade de ir e vir se torna interessante também. Me acostumei a essa dinâmica e ao que ela pode oferecer, já que na minha trajetória nunca conheci outro formato. O que continua constante é a busca por bons trabalhos e a estabilidade que vem disso, tanto profissional, quanto financeira”, observa.

Vibrando com as conquistas de 2023, Talita celebra alguns dias de folga da rotina intensa de gravações: “Consegui quatro dias e fui para o litoral de São Paulo para ficar com nossas famílias na virada para 2024. Estou feliz porque já sentia muita saudade de todos. Recarrego as energias, porque ainda tem ‘Fuzuê‘ pela frente, séries e filmes para estrear, e está surgindo também um trabalho que ainda não posso contar, mas em breve poderei”.

Me inspiro na Ana Castela e escuto as músicas dela antes de entrar no set. É uma cantora jovem, que tem muito a vibe da Selena, e também namora um cantor. Quando escuto a Ana, a Selena vai chegando, as duas têm essa potência que vai na frente – Talita Younan

Talita vibra com sua personagem em 'Fuzuê', com o 2023 produtivo e anuncia um 2024 com estreias e novos projetos (Divulgação/ Globo)

Talita vibra com sua personagem em ‘Fuzuê’, com o 2023 produtivo e anuncia um 2024 com estreias e novos projetos (Divulgação/ Globo)