*Por João Ker
Apresentar qualquer cerimônia ou premiação não é tarefa fácil nem para o mais desenvolto dos atores e comediantes. O Oscar então, considerado o evento mais importante do cinema mundial, já exige outro nível de comprometimento. Até hoje, poucos foram os hosts que conseguiram agradar o público, mas nunca de maneira unânime, até porque isso seria impossível. Contrastando com as piadas leves e a camaradagem de Ellen DeGeneres (responsável pelo evento em 2014), Neil Patrick Harris resolveu mostrar suas 1001 utilidades como showman (que você já havia lido aqui) e acabou recebendo duras críticas de internautas e imprensa que acharam, no mínimo, a apresentação “sem graça”. Como ele se sentiu sobre isso? Não poderia ter se importado menos.
Em recente entrevista concedida ao The Huffington Post, Neil comentou sobre a experiência e falou das fortes críticas que sofreu com o trabalho – algo previsível, dado o porte da premiação. “Eu não acompanhei [as críticas] obsessivamente, mas foi interessante ver o que as pessoas acharam que funcionou e o que elas não gostaram. É muito difícil para alguém que está simplesmente assistindo ao espetáculo ter ideia de quanto tempo, concessão, acordos e explicação você tem que fazer em relação a cada detalhe. Cada piada. Cada palavra na piada. Escolha da piada. Cancelamento da piada. Arrojo para apenas uma frase”, explicou. O ator que ficou famoso após estrelar a série “How I Met Your Mother” ainda disse: “Meu emprego foi tentar manter as coisas o mais leve e específicas ao cenário cinematográfico do ano. Se as pessoas criticaram, essa é uma plataforma gigantesca e imensa, então eu imaginei que isso aconteceria”.
Neil Patrick Harris durante o Oscar 2015
Apesar de manter a pose tranquila e dizer que está aceitando as críticas, parece que a responsabilidade realmente foi grande para o ator, que não pretende voltar ao palco do Oscar tão cedo: “Eu não sei se minha família ou minha alma aguentariam. É uma fera. Foi divertido tirar isso da minha lista, mas pela quantidade de tempo gasto e a resposta compreensivelmente opinativa, eu não sei se é um balanço tão agradável para se fazer todos os anos ou até mais uma vez”, disse, rindo. Provavelmente, não foi uma piada.
Mas, e agora, quem poderá nos entreter? Uma aposta segura é dizer que Jimmy Fallon parece o candidato mais apropriado e capaz de ocupar o posto. Seu “The Tonight Show With Jimmy Fallon”, na NBC, tem sido um sucesso absoluto de audiência e ele é constantemente elogiado por redefinir o formato dos programas de auditório noturnos nos EUA – que acabam influenciando os brasileiros -, fugindo da mesmice de entrevistas “quadradas” e bonitinhas com a celebridade x sentada no sofá, para criar vídeos virais quase que diariamente com suas brincadeiras inusitadas.
E você, gostaria de ver quem apresentando o Oscar 2016?
Artigos relacionados