*Com Lucas Rezende
Quatro personagens na melhor idade mostrando a passagem do tempo, evidenciando como o comportamento do topo da pirâmide etária está contemporâneo. Uma viúva que se apaixona, uma senhora refém de assaltante, um pai se despedindo do filho e a superação da dor de um amigo. São essas as quatro histórias que, a cada sexta-feira, a partir do dia 10 de abril, a Rede Globo mostrará em “Os Experientes”, produção escolhida para encorpar as comemorações aos 50 anos de TV.
“Os velhos tendem a ser colocados de lado como se não tivessem mais nada a dizer. A série nos lembra que, por trás daquelas rugas, há sabedoria e vida”, explica Fernando Meirelles (de “Cidade de Deus”), da O2 Filmes, que dirigiu a produção em 2013, e finalizou no ano passado com ajuda de Quico Meirelles (de “A galinha que burlou o sistema”) e Gisele Barroco (de “Antônia”). O interessante do formato de “Os Experientes” é que as quatro tramas independentes vão acabar por se ligar umas com as outras através de algum personagem específico.
Tudo começará por “Assalto”, escrita pelo filósofo Antônio Prata (colaborador de “Avenida Brasil”). Nele, a atriz Beatriz Segall vai virar refém de bandidos que atacam um banco. Interpretando Yolanda, Beatriz vai dar vida a uma mulher que terá de conviver com traumas antigos. Na seqüência, “Atravessadores do Samba” vai mostrar o drama de um grupo de músicos tendo de lidar com a perda de um amigo. Para o episódio, foram convocados os cantores Wilson das Neves, Goulart de Andrade e Germano Mathias, músicos também na realidade.
Duas semanas depois, será a vez de “O Primeiro Dia” com Juca de Oliveira interpretando Napoleão Roberto. O episódio vai girar em torno daquela conhecida conversa de despedida quando se descobre que a morte se aproxima em passos largos. Já no último episódio, finalmente, uma trama mais leve, de esperança. “Folhas de Outono” vai mostrar uma viúva redescobrindo o amor no fim da vida.
O elenco dos quatro episódios contará com um time pesado: Lima Duarte, Selma Egrei, Joana Fomm, Othon Bastos, João Cortês, Karin Rodrigues, Anamaria Barreto, Silvia Lourenço e João Baldasserini, entre outros.
Artigos relacionados