Mariana Nunes vive médica bem-sucedida na TV: ‘Queria ter visto personagem como Joana na minha infância’


A atriz, em “Quanto Mais Vida, Melhor’, vive a cirurgiã cardíaca, Dra. Joana, que tem paixão platônica por seu chefe, Guilherme, vivido por Mateus Solano, e sonha montar na clínica ala para atendimento gratuito. “Ela ama sua profissão e tem valores muito corretos. Vive uma realidade muito comum a mulheres negras bem-sucedidas profissionalmente: quanto mais ascensão a gente tem, menor é o nosso convívio com nossos pares. Isso tem melhorado, muito lentamente. Eu, particularmente, ando muito cansada dessa realidade”, afirma

Mariana Nunes vive médica bem-sucedida na TV: 'Queria ter visto personagem como Joana na minha infância'

Mariana Nunes, na novela ‘Quanto Mais Vida, Melhor!’, interpreta a cardiologista Joana (Foto: Globo/ João Miguel Jr.)

Em ‘Quanto Mais Vida, Melhor!’, trama de Mauro Wilson, a atriz Mariana Nunes, interpreta a cirurgiã cardíaca Dra. Joana, tem uma função social de extrema importância com essa personagem. Afinal, ela quebra os paradigmas de trabalho dos atores negros na televisão trazendo representatividade, o que pode inspirar outras meninas negras a seguirem nessa profissão. “Essa é uma personagem que eu sempre quis ver na TV, aliás, gostaria de já ter visto essa personagem na minha infância e adolescência, porque médicas negras existem há muito tempo. Claro que depois das cotas nas universidades esse número aumentou, mas acredito que a televisão tem a responsabilidade de dar mais visibilidade a essa realidade que é cada vez mais comum”, ressalta a Mariana.

A Dra. Joana, Mariana Nunes, tem uma função de representatividade e transformação social na TV (Foto: Reprodução/Instagram)

Recentemente, o Dr. Drauzio Varella, em seu portal, em conjunto com startup AfroSaúde, iniciou um mapeamento para entender o motivo pelo qual ainda é tão difícil encontrar um médico negro. Mas o resultado mostrou que, entre 2000 e 2017, o número de pretos e pardos graduados em universidades aumentou quase quatro vezes. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), eles já são 50% dos alunos do ensino superior em geral, o que, considerando que representam 56% da população brasileira, é um número bastante significativo. Nos cursos de Medicina, a média é bem menor, mas também vem aumentando gradativamente.

A Dra. Joana carrega no peito uma paixão platônica por seu chefe, Guilherme, vivido por Mateus Solano e sonha montar por lá uma ala para atendimento gratuito e tem apoio de Rose, Bárbara Colen, no projeto. “A Joana é uma mulher incrível! Ama sua profissão e é uma excelente cirurgiã cardíaca. Também trabalha como voluntária num hospital público atendendo crianças. Ela é uma mulher muito ética. Tem valores muito corretos. Joana vive uma realidade muito comum a mulheres negras bem sucedidas profissionalmente: quanto mais ascensão a gente tem, menor é o nosso convívio com nossos pares. Isso tem melhorado, muito lentamente, muito lentamente. Eu, particularmente, ando muito cansada dessa realidade”, pontua.

A Dra. Joana, Mariana Nunes, carrega uma paixão platônica por seu chefe, Guilherme, Mateus Solano (Foto: Globo/ João Miguel Jr.)

Leia Mais – Mateus Solano é cirurgião na nova novela das 7: ‘Na pesquisa, vi a real de quem tem a vida das pessoas nas mãos’

Assim como Joana servirá de inspiração, Mariana revela ser muito fã de Taís Araújo. “Ela é minha musa. Admiro muito a forma como ela administra sua carreira, porque ser atriz é muito mais que derramar lágrimas em cena. Ser atriz é administrar sonhos, realidade, estudos, racismo, machismo, afetos, frustrações e alegrias também. Muitas vezes, a gente vive uma vida inteira em um mesmo dia. É muito cansativo física e emocionalmente. É muito importante manter o auto cuidado, fazer análise e ter pausas, mas a parte financeira é sempre uma questão. Mas seguimos fortes”, afirma.

Com o fim das gravações da novela, Mariana Nunes está filmando ‘Grande Sertão Veredas’ (Foto: Globo/ João Cotta)

Na novela, os quatro protagonistas Giovanna Antonelli, Mateus Solano, Vladimir Brichta e Valentina Herszage têm uma segunda chance pós-morte de retornar à Terra com a missão de refazer suas vidas em um ano. Mariana revela seus planos para o próximo ano. “No início do ano começo um trabalho longo e por isso não terei férias por agora, mas assim que acabar meu próximo projeto, meu desejo é fazer uma viagem longa”. E com o fim das gravações, a artista conta que está filmando o longa ‘Grande Sertão Veredas’, de Guel Arraes e Flávia Lacerda.