Marco Nanini retorna à TV, em ‘Sob Pressão’ depois de enfrentar a depressão profunda na pandemia


Um dos mais respeitados atores do nosso país, Marco Nanini está de volta à TV, após três anos. Ele faz uma participação na quinta temporada da série “Sob Pressão”, no Globoplay, interpretando Heleno, pai de Dr. Evandro, vivido por Julio Andrade, protagonista da história, que não o via desde pequeno e o reencontra sofrendo com Alzheimer. “Foi muito bom poder voltar a trabalhar depois de tudo o que passamos na pandemia”, vibra

Um dos maiores atores do Brasil, Marco Nanini, aos 74 anos, reaparece na telinha em seu primeiro trabalho no audiovisual desde o início da pandemia. Ele faz uma participação na quinta temporada da série Sob Pressão, que acaba de estrear no Globoplay. “Foi muito bom poder voltar a trabalhar depois de tudo o que passamos com a pandemia”, frisa ele, que durante o período de isolamento viu retornar à sua vida uma velha conhecida.

“Eu tenho uma depressão que vai e volta, e desta vez foi profunda. Via TV e ficava arrasado, as pessoas morrendo, as imagens dos lugares que eu frequentava, restaurantes, teatros, tudo fechado. A falta de convívio com o povo da cultura também foi um baque. Sem conviver, a gente não se ouve, não se conecta. Do ponto de vista individual é triste e para a cultura, um problema. Aliás, ela nunca foi tão maltratada como agora”, comentou à revista Veja Rio.

Marco Nanini retorna à TV, em Sob Pressão (Foto: TV Globo/Adrian Karím Fortun)

O ator, que chegou a testar positivo para a Covid-19, bem no início da pandemia, mas sem sintomas fortes, nunca tinha ficado tanto tempo sem trabalhar como aconteceu agora durante a crise sanitária. Um ano após o início dela, ele acabou se rendendo ao universo online e chegou a apresentar a peça As Cadeiras, do dramaturgo romeno Eugène Ionesco (1909-1994).

No atual trabalho, Marco surge na pele de Heleno, pai do dr. Evandro, interpretado por Julio Andrade, protagonista da história. “Eles se separaram quando o Evandro era pequeno e isso causou um trauma. Existe a versão de que ele abandonou a família. Nesse reencontro, meu personagem está com Alzheimer e, apesar de todo o trauma, ele tem que cuidar do pai. Então, vão morar juntos e o foco fica em cima da relação dos dois. O roteiro é incrível, com várias reviravoltas”, contou o ator, que estava sem atuar na TV desde a novela A Dona do Pedaço, em 2019.

Em Sob Pressão, o personagem de Nanini enfrenta o Alzheimer (Foto: Globo/Victor Pollak)

Feliz de participar de Sob Pressão, ele ressalta a importância da série jogar luz para um tema tão relevante no Brasil. “Todos os roteiros são muito bem construídos, os dramas humanos vêm à tona, mas sempre com este pano de fundo para falar da Saúde Pública. É importante falar disso no Brasil. Foi muito bom passar pelo processo. Eu acompanhei as outras temporadas e a sua repercussão. A série tem uma qualidade imensa, é muito bem-feita, tem textos ótimos e um elenco maravilhoso sempre. A direção do Andrucha Waddington é cuidadosa e precisa, ele é um grande diretor com quem eu sempre tive vontade de fazer um trabalho”, explicou, sobre a série que vai ter dois episódios liberados por semana. Na plataforma de streaming, ele pode ser visto ainda em Brega & Chique, novela de 1987.

Aos 57 anos de carreira, Nanini nunca teve ligação com o glamour da profissão. Ele se define como um operário da arte e devolve um pouco do que conquistou através de seu centro cultural Galpão Gamboa.

Nanini testou positivo para a covid-19 no início da pandemia, mas não teve sintomas fortes (Foto: TV Globo/João Miguel Júnior)

Nos últimos anos, temos visto cada vez mais personalidades assumirem sua orientação sexual e celebrando o mês de junho, que é o Mês do Orgulho LGBTQIA+. Nanini falou pela primeira vez do assunto, em 2011. E na pandemia comentou novamente. “Sou homossexual e me sinto absolutamente seguro e maduro para declarar isso. São muitos os casos de violência física contra gays. Quanto mais eu assumir a minha parte nesse assunto, melhor”, ressaltou também à Veja Rio.