*Por Brunna Condini
O lançamento da terceira temporada de ‘Arcanjo Renegado‘, que estreia nesta quinta-feira (14) no Globoplay, já deixa no ar o gostinho da quarta, que está sendo gravada no momento, e da quinta, confirmadíssima pelo idealizador José Júnior. “Fazer uma série com longevidade, que ainda tem tanto fôlego, é uma alegria. Essa terceira temporada é praticamente uma crônica dos problemas sociais do campo, mas especificamente do Norte do Brasil. E como sempre, a gente traz em paralelo as histórias das mazelas do Rio de Janeiro. Chegam novos personagens também, acho que o público vai se identificar muito”.
Sobre o sucesso das produções idealizadas pelo Afroreggae Audiovisual, produtora que está à frente, ele reflete: “É um momento feliz e de muito trabalho. Tenho três sets rodando simultaneamente: dois do ‘Arcanjo‘, da quarta e da quinta temporadas. A quinta ainda está em fase de produção, mas com o roteiro já escrito. E também tem o meu primeiro filme , ‘Na Linha de Fogo‘, uma parceria Globoplay e Disney. Além disso, dia 28 lançamos nossa primeira série doc., ‘Belo: Perto Demais da Luz‘. Meu objetivo é fazer a plataforma que trabalho (Globoplay) chegar cada vez a mais pessoas com suas histórias”, diz o criador, acompanhado de Erika Januza, atriz de ‘Arcanjo Renegado’ e sua noiva desde o ano passado.
Minha relação com o grupo Globo vem de longa data. Aos 12 anos, eu já era ‘globinho’, entregava o jornal O Globo por aí…então, hoje trazer no audiovisual o protagonismo das pessoas pretas, das favelas, abordar temas importantes sociais, me enche de orgulho – José Júnior
Erika vive a policial Sarah nos novos episódios da série. Rainha de bateria da Unidos do Viradouro, além de gravar a quarta temporada de ‘Arcanjo Renegado’, ela também se prepara para o carnaval e estará à frente do programa ‘Rainhas além da avenida’, que estreia no GNT em fevereiro, como parte das novidades do canal para o verão. “Estou a todo vapor. A atração vai falar dos bastidores dessas mulheres maravilhosas e reais. Têm coisas incríveis”, diz.
Na pele da irmã do protagonista Mikhael (Marcello Melo Jr.) nos próximos 10 episódios da nova temporada, a atriz fala dos desafios da personagem na sequência inédita. “Ela vai encarar problemas, frustrações na rotina como policial. Mas estará mais amadurecida, mais poderosa ainda, agora cuidando da própria vida e resolvendo várias questões superpertinentes para a trama”. Parceiros e incentivadores um do outro, tanto Erika quanto José Júnior, vivem um período bem frutífero profissionalmente. Pensando nisso, surge a pergunta: quando vão abrir espaço na agenda para a tão sonhada cerimônia e celebração do casamento?
Não casamos em 2025 ainda, demanda tempo preparar tudo com cuidado. Então, esse projeto deve ficar para 2026 – Erika Januza
Quando Erika foi escalada para viver Sarah em 2019, nem ela e nem José Júnior imaginavam que a amizade entre eles se tornaria amor. E apesar de toda parceria, ambos garantem que não misturam as coisas no set em respeito à dinâmica de trabalho. “Não fico dando spoiler pra ela porque seria injusto com os outros atores. Claro que como os outros, ela também dá sugestões do que acha bacana pra série, mas respeitamos o espaço um do outro”, diz o showrunner e fundador do Afroreggae Audiovisual.
Ainda sobre os novos desafios da sua personagem na série, a atriz detalha. “Ela vem cuidando mais de si. Está inspirada a trilhar um caminho próprio. E também vai abordar um tema, infelizmente, ainda muito alarmante no Brasil, o feminicídio. Na trama a Sarah vai investigar esse tipo de crime. É muito importante aproveitar o espaço que o audiovisual dá para que se reflita sobre assuntos que são de interesse da sociedade. Isso é importante para mim como mulher e como atriz”, conclui.
Falando a respeito do bom momento, José Júnior avalia a trajetória de sucesso das séries que tem comandado. “Acho que estou sendo feliz na minha forma de me comunicar com o público. Têm os ‘Arcanjos’; já foram três temporadas de ‘A Divisão’; tem a série ‘Betinho – No Fio da Navalha’, inclusive dia 22 estou indo para o Emmy, já que o Júlio Andrade está concorrendo na categoria Melhor Ator. E tem ainda ‘O Jogo que mudou a história’. Acho que são trabalhos que tocam o público, é social”.
Nesta temporada de ‘Arcanjo’ falaremos de feminicídio, de intolerância religiosa, do problema das milícias, dos crimes no campo. Essa vai ser a maior temporada de todas, vai trazer o universo do Afroverso mais presente, teremos personagens de ‘A Divisão’, de ‘O jogo que mudou a história e da série ‘Veronika’, que ainda não foi lançada – José Júnior
A terceira temporada
‘Arcanjo Renegado’ chega à plataforma com 10 episódios inéditos, em que Mikhael surge passando uma temporada no Pará, região amazônica do país. O policial acompanha de perto como é viver em um assentamento, liderado por Irmã Emily (Chris Couto), sob constantes ameaças de produtores rurais. O período sabático do policial dura pouco e ele não vai conseguir não se envolver com o que está acontecendo ao redor.
Artigos relacionados