Marcella Muniz retorna à Globo, plena, aos 55 anos: ‘Sou moleca, não perdi a libido. Meu lema é namore e beba vinho’


Na emissora carioca depois de 11 anos, a atriz faz uma participação na novela ‘Além da Ilusão’. “Uma das razões que me fez ganhar a personagem foi não usar botox ou ter feito harmonização facial, nada disso. Ando vendo gente botando bochecha, boca… está todo mundo parecendo robalo. A conta vai chegar lá na frente”, frisa

* Por Carlos Lima Costa

A mesma energia que tem na vida, Marcella Muniz, aos 55 anos, deposita no trabalho. Após onze anos, a atriz está de volta às novelas da Globo, onde atuou em tramas como Deus Nos AcudaUga Uga e o remake de O Astro, que havia sido a última produção na emissora. Atualmente vive a estilista Cândida, em Além da Ilusão, que dá uma oportunidade na área para Isadora (Larissa Manoela) e explica que os exercícios físicos lhe ajudaram a passar pela menopausa. “Meu namorado me chama de formiguinha, porque não paro um minuto. É a minha essência. Tenho por natureza esse jeito 220 volts de ser na vida. E não perdi a libido. Lembro que eu ia fazer ginástica, aos prantos, angustiada por causa da menopausa, mas eu malhava. Era a única coisa que melhorava a minha sensação. Então, lutei contra esses fantasmas todos e eu acho linda uma história assim. Tenho três filhos e dois netos. E sou aquela que sobe em árvores para brincar com meu neto, Gael. Tenho um princípio de vida: Namore muito, beba vinho e sorria demais”, diz.

Marcella não tem dúvida de que essa forma de conduzir a vida lhe ajuda na profissão. “Uma das razões que me fez ganhar a personagem foi não usar botox ou ter feito harmonização facial, nada disso. Sou uma pessoa que malha, porque como bem, cozinho, tomo cerveja, bebo vinho, namoro, tenho tesão sim, reciclo, corro atrás de projetos. Quando as pessoas me questionam como consigo ter essa pele, essa cara jovial, esse jeito, falo exatamente isso. É o lema da minha vida. Como boa escorpiana, comigo não tem tempo ruim. Nem TPM, nem menopausa, nem nada”, comenta Marcella.

“Eu faço laser duas vezes por ano, porque estimula o colágeno, faço limpeza de pele. Coloquei botox uma vez, mas não faço mais. Tenho muito medo de me olhar e não me reconhecer. Ando vendo gente botando bochecha, boca… está todo mundo parecendo robalo. A conta vai chegar lá na frente”, analisa, acrescentando: “Trabalho desde muito nova, então, quando entrei para começar a gravar fui muito bem recebida pela equipe antiga que me conhece desde pequena. Foi uma loucura! Não tinha me dado conta de que havia passado tanto tempo”, vibra ela, cuja estreia na TV, foi com os Os Imigrantes, na Band, em 1981.

Sem atuar na Globo desde o remake de O Astro, há 11 anos, Marcella Muniz faz participação na novela Além da Ilusão (Foto: Vinicius Mochizuki)

Sem atuar na Globo desde o remake de ‘O Astro’, há 11 anos, Marcella Muniz faz participação na novela Além da Ilusão (Foto: Vinicius Mochizuki)

Na Globo, a primeira novela, Pão Pão, Beijo Beijo, aconteceu somente dois anos depois. Na mesma década, esteve ainda em Sassaricando e O Salvador da Pátria. Ela já era mãe. Engravidou pouco tempo depois de ingressar na Globo. Desde, então, a família sempre foi prioridade. “Tenho uma história lá dentro, só que eu engravidei muito cedo, então, parei a minha carreira um tempo para ser mãe e nunca tive essa ganância pelo sucesso, para ser conhecida. Eu ia fazendo uns trabalhos de que gostava, que me chamavam. Hoje em dia, talvez tivesse um olhar diferente. Eu era muito jovem, adequava a minha vida em relação ao tempo que daria para ficar com minha filha, Priscila (Montes), que eu tive com 16 pra 17 anos. Então, foi uma vida entre maternidade e a televisão. Mesmo assim, Além da Ilusão é a minha 25ª novela”, acrescenta.Atualmente, a primogênita, que é advogada, está com 37 anos, e é mãe de Gael, 5, primeiro neto de Marcella, que depois teve ainda outros dois filhos do casamento com o ator Anderson Müller: a atriz Thais Müller, 29, e o músico Thiago Müller, 27, pai de Chloe, 7 meses.

"Eu engravidei muito cedo, então, parei a minha carreira um tempo para ser mãe e nunca tive essa ganância pelo sucesso, para ser conhecida", garante Marcella (Foto: Vinicius Mochizuki)

“Eu engravidei muito cedo, então, parei a minha carreira um tempo para ser mãe e nunca tive essa ganância pelo sucesso, para ser conhecida”, garante Marcella (Foto: Vinicius Mochizuki)

A sabedoria também esteve presente anos após o término de seu casamento com Anderson, quando ele assumiu relação com outro homem. E encontrou apoio na ex e nos filhos. “Depois que nos separamos, o Anderson namorou um monte de meninas. Nosso problema foi complicado, uma ciumeira quando a gente se separou, porque éramos muito grudados ainda. Sempre fiz os meus filhos o respeitarem e ele nunca deixou de ser um bom pai, um bom marido. É isso, viva o amor. Ele está feliz e eles tem que respeitar. A gente sempre foi muito cúmplice na criação dos meninos. Quando eu soube, fiz ele contar para as crianças. Ficava com muito medo de alguém falar antes para a minha filha Thais, que vivia no meio. Então, fiz ele contar e ser uma relação respeitosa. Assim é até hoje, Eles aceitaram, porque isso não diminui ninguém em nada”, enfatiza ela que se separou de Anderson pouco depois do término de O Cravo e a Rosa.

Thais, aliás, estreou no último dia 22, no Teatro Sesc Santo André, em São Paulo, com a peça Zoológico de Vidro, de Tennessee Williams (1911-1983), produzido por ela, que divide o palco com Sandra Corveloni. “A Thais é uma mini Marcella no modo de ser, só que ela não teve filho no meio do caminho. Ela vai ser eu mais velha. A Thais que me chacoalha, fala para eu me jogar, fazer teatro”, ressalta e conta que este ano deve ser lançado nos cinemas o filme O Meu é Seu, o Seu é Nosso, protagonizado por Thais, e onde ela faz uma participação. Mas as duas não contracenam. A única vez que atuaram juntas foi na peça Rebeldes – Sobre a Raiva, dirigida por Rodrigo Nogueira, há dez anos.

Com seu estilo de ser, Marcella, ao longo dos anos, foi atuando em todas as TVs abertas. Por exemplo, fez Tudo Ou Nada, na extinta Manchete, Cúmplices de Um Resgate, no SBT, e nos últimos tempos, vinha contratada da Record, onde o mais recente trabalho foi a trama de Gênesis, em 2021, onde ela e a filha Thais deram vida a mesma personagem em diferentes fases da vida.

"Enquanto as pessoas adoram ir a um shopping ver roupas, eu, como sou formada em Gastronomia, faço do supermercado, que eu amo de paixão, o meu shopping”,assegura a atriz (Foto: Vinicius Mochizuki)

“Enquanto as pessoas adoram ir a um shopping ver roupas, eu, como sou formada em Gastronomia, faço do supermercado, que eu amo de paixão, o meu shopping”,assegura a atriz (Foto: Vinicius Mochizuki)

Sua maior ligação com a moda, universo de sua atual personagem, vem mais por conta de Thais. “Sou totalmente desencanada com moda. Eu sou antenada com tendências que me dizem algo. E gosto de moda, porque minha filha é formada em Design e tem uma marca de roupa (Ladotê Ateliê). Gosto de estar bem arrumada no sentido básico. É um tênis, um vestido longo, uma saia. Pra mim, menos é mais. Enquanto as pessoas adoram ir a um shopping ver roupas, eu, como sou formada em Gastronomia, faço do supermercado, que eu amo de paixão, o meu shopping”, diverte-se.

Atualmente, Marcella tem podido rever cenas de Thais em O Cravo e a Rosa, que marcou a estreia dela na TV, em 2000, como Fatima, filha de Batista (Luís Melo). “Já é a quarta reprise. E sempre um monte de gente me envia fotos da Tatá. Fico orgulhosa. Naquela época, eu estava gravando Uga Uga no estúdio ao lado e o pai dela fazia Bambuluá, em outro. Então, nós três íamos juntos para a Globo. Era muito bacana. Não sou de sentar para ver, é muito raro eu ligar uma televisão, mas curto muito as cenas que me enviam”, conta Marcella, que planeja retornar ao teatro quando concluir as gravações de Além da Ilusão.

“A maternidade sempre foi importante pra mim e aí eu deixei de fazer muito teatro. Isso me faltou. Uma das minhas opções de não ter renovado contrato com a Record, casa pela qual tenho a maior paixão, foi porque eu tinha que dar esses novos passos. Está na hora de eu dar dois passos para trás para mais tarde dar cinco pra frente. É impressionante essa redescoberta do palco. Fazer teatro tira vícios, ferramentas que você está acostumada a usar e sabe que funciona em TV. Estou empenhada”, frisa. O texto de Dois Silêncios é de seu namorado, Bruno Costa, que também vai dirigir a peça. O projeto engloba uma trilogia. Além do espetáculo, planeja realizar um curta-metragem e lançar um livro.

"Como boa escorpiana, comigo não tem tempo ruim. Nem TPM, nem menopausa, nem nada”, afirma Marcella (Foto: Vinicius Mochizuki)

“Como boa escorpiana, comigo não tem tempo ruim. Nem TPM, nem menopausa, nem nada”, afirma Marcella (Foto: Vinicius Mochizuki)