Maeve Jinkings, atriz de ‘Os outros’ diz: “É preciso entender como contribuímos para essa ‘falência’ do coletivo”


Uma das protagonistas da série da Globoplay, que aborda a angústia da dificuldade nas relações sociais, a atriz – que se prepara para mais uma protagonista, a policial federal da produção ‘DNA do Crime’, na Netflix – fala sobre os danos da intransigência que permeia as relações contemporâneas: “Vivemos um momento coletivo de muita intolerância e de dificuldade de lidar com o que é diferente de nós. Existe também uma tendência de apontar para o outro. Acho importante pensarmos no tipo de intolerância que carregamos, geramos. Quem é esse ‘outro’ que me recuso a ver, desprezo, que violento de alguma maneira e me sinto no direito de fazer isso?”

*Por Brunna Condini

Muita tensão e identificação. É neste mood que ‘Os Outros’, série original Globoplay, ganhou espaço no coração da audiência. A produção assinada por Lucas Paraizo e dirigida por Luisa Lima capricha na provocação ao espectador com uma trama que nos faz refletir o quanto as consequências da impulsividade geral e do querer ter razão, apontando sempre para o ‘outro’, podem ter consequências drásticas. Tudo muito real. O drama aborda a escalada do conflito entre famílias que travam uma verdadeira ‘guerra’, depois que seus filhos adolescentes se envolvem em uma briga em um condomínio. É neste contexto que Maeve Jinkings mexe com a gente.

A atriz fala sobre os danos da intransigência que permeia as relações contemporâneas: “Vivemos um momento coletivo de muita intolerância e de dificuldade de lidar com o que é diferente de nós. Existe também uma tendência de apontar para o outro. Acho importante pensarmos no tipo de intolerância que carregamos, geramos. Quem é esse ‘outro’ que me recuso a ver, desprezo, que violento de alguma maneira e me sinto no direito de fazer isso? É importante refletir sobre isso depois dos momentos difíceis que vivemos, dos desafiadores anos que experimentamos coletivamente”.

Estaticamente, nos condomínios, por exemplo, os conflitos aumentaram. O que está acontecendo na nossa vida coletiva? Um excesso de desejo individual? Dificuldade de se enxergar? Não sei. Mas é importante entender de que forma eu contribuo para essa ‘falência’ do coletivo. Isso me interessa muito nesta série e na vida – Maeve Jinkings

Maeve Jinkings tem performance arrebatadora já no primeiro capítulo de 'Os Outros' (Divulgação/ Globoplay)

Maeve Jinkings tem performance arrebatadora em ‘Os Outros’ (Divulgação/ Globoplay)

Aos 46 anos, a atriz é conhecida por estrelar incensados filmes, como ‘Aquarius’ e ‘O Som ao Redor’, e do grande público por suas performances na novela ‘A Dona do Pedaço‘ (2019) e em ‘Todas as Mulheres do Mundo‘ (2020). Além de protagonizar a série na Globoplay, também se prepara para mais uma protagonista, a policial federal da produção ‘DNA do Crime‘, na Netflix, com previsão de estreia ainda neste segundo semestre. Sobre a intensa personagem de ‘Os Outros’, Maeve observa: “Tenho em comum com ela o fato de que também tive que me reconhecer como uma mulher forte. Hoje me vejo desta forma, mas já duvidei disso. E talvez cotidianamente me enxergar assim ainda seja um desafio, a tal ‘síndrome de impostora’, o meu medo de me colocar no mundo, já que esse mundo sempre estimulou a gente a ficar na vida privada. Mas descobri minha força e me joguei”.

Em “Os Outros”, Maeve interpreta Mila, mãe e esposa de uma dessas famílias que vão para o embate, e levanta reflexões como: o que acontece quando cruzamos os limites? Em uma atuação incialmente já cheia de complexidades e uma potência que passeia pelo que tem de mais humano em nós, a atriz fala do trabalho. “Digo que a Mila é uma mulher comum, presente em nossas vidas. A gente é muito mais ‘Mila’ do que imagina. Sempre entendo que estou em um caminho interessante para a personagem quando percebo o meu preconceito. Como a Mila vive uma condição de violência psicológica, doméstica, então eu a imaginava frágil, submissa, mais vitimizada do que é. Acho, que de alguma forma, isso é uma dificuldade que temos de enxergar esses traços na gente mesmo, principalmente nós, mulheres. E de perceber em que momento nos abandonamos, nos deixamos violentar de alguma forma. Estruturalmente somos levadas para um lugar de doação sempre, de ter dificuldade de nos colocarmos. Isso faz a gente se esquecer”, diz Maeve.

Maeve e o elenco central da série 'Os Outros' (Divulgação/ Globoplay)

Maeve e o elenco central da série ‘Os Outros’ (Divulgação/ Globoplay)

“A Mila não é frágil, mas as circunstâncias estruturais em que vive, da relação pessoal, história familiar permitiu que chegasse neste lugar de perder o controle da própria vida. Ela precisa resgatar isso, o desejo do que realmente quer, de quem é ela, para além desse casamento e desse filho”, completa, sobre a personagem que na trama é casada com Wando, vivido por Milhem Cortaz. O casal tem confrontos com Cibele (Adriana Esteves) e Amâncio (Thomás Aquino), por conta de uma briga de seus filhos, Rogerio (Paulo Mendes) e Marcinho (Antonio Haddad), gerando desdobramentos fora de controle.

Adriana e Esteves e Maeve Jinkings em cena de 'Os Outros' (Reprodução/ Globoplay)

Adriana e Esteves e Maeve Jinkings em cena de ‘Os Outros’ (Reprodução/ Globoplay)

Sobre respeitar e conviver com o diferente

Ainda sobre ‘Os Outros’, a imersão nas tensões é tão profunda que a trama espelha conflitos latentes na sociedade, e a empatia é direta. “Sobre a Mila, posso dizer que está em um caminho de crescimento. Vendo que tipo de pessoa seu filho está se tornando, e sabendo mais sobre ela através disso, porque é um reflexo. Tenta se reconectar com ele, perceber em que momento se perderam. Também está revendo esse casamento, que está em um momento especialmente turbulento. Um casamento como tantos outros, em que já houve muito amor, sonho, projeção, pouco diálogo talvez, e estão em um momento de reavaliação”.

Milhem Cortaz, Paulo Mendes e Maeve Jinkings na estreia de 'Os Outros' (Reprodução/ Instagram)

Milhem Cortaz, Paulo Mendes e Maeve Jinkings na estreia de ‘Os Outros’ (Reprodução/ Instagram)