Em ‘Pantanal’, Letícia Salles conta perrengue: ‘Uma perereca morou 20 dias no banheiro e não tive coragem de tirar’


Em sua primeira novela, a atriz e modelo, cria do Complexo da Maré, comunidade no Rio, terá a responsabilidade de viver Filó, personagem marcante da novela ‘Pantanal’, que estreia dia 28. Ela faz o papel que já foi de Tania Alves na primeira versão, e que na atual, dividirá com Dira Paes. A personagem encantou o público com a sua odisseia, marcada por amor, desamparo e solidariedade: ”Se a Juma é uma onça, a Filó é uma loba, porque ela cuida da matilha! Me identifico com a força e a simplicidade dela”

A nova versão de ‘Pantanal‘, da TV Globo, será dividia em duas fases. Na primeira, muitos atores e atrizes abrem o ‘caminho’ para a trajetória de seus personagens no folhetim, entre eles, Letícia Salles, que inicia a trajetória de Filó, que posteriormente será vivida por Dira Paes. Aos 26 anos, a atriz estreia em seu primeiro trabalho, fazendo o papel que ficou eternizado na primeira versão, escrita por Benedito Ruy Barbosa, por Tania Alves. Nascida e criada no Complexo da Maré, comunidade da Zona Norte do Rio, Letícia comenta que está vivendo “o maior desafio da minha vida e trabalhando ao lado de pessoas que só assistia pela TV, é emocionante. Me joguei, mergulhei fundo, aprendi demais. Espero que todos se apaixonem pela Filó como eu me apaixonei”.

Leia mais: Tânia Alves, atriz da primeira versão de Pantanal: “Nunca aceitei abuso de poder e nem pedi trabalho. Medo de assédio”

Letícia se diverte lembrando de uma curiosidade durante as gravações, ao dividir quarto com Malu Rodrigues, que vive Irma na trama: “Tinha um perereca morando há 20 dias na pia do banheiro, e eu não tinha coragem de tirar. A Malu chegou e salvou a perereca e me salvou (risos)”.

A modelo Letícia Salles estreia com atriz no remake de 'Pantanal', que estreia dia 28 (Divulgação)

A modelo Letícia Salles estreia com atriz no remake de ‘Pantanal’, que estreia dia 28 (Divulgação)

Na trama escrita para o remake por Bruno Luperi, neto de Benedito, Filó é uma mulher de fé, que após ser expulsa de casa pela mãe aos 12 anos, encontra abrigo em uma currutela (prostíbulo), local onde conhece José Leôncio (Renato Goés). Fiel escudeira do patrão, que assume seu filho, Tadeu, ela se torna a cabeça da residência de Zé, transformando-se em uma referência feminina na região pela forma que conduz o seu trabalho, suas relações e a vida. “Se a Juma é uma onça, a Filó é uma loba, porque ela cuida da matilha. Tenta levar todas as situações muito fortes e pesadas com alguma leveza. Ela toma conta de tudo ali, aquele território é dela. Ela se sente em casa, se sente bem, as pessoas a respeitam. É uma personagem muito potente, eu sempre a defendo”, declara. 

“Minha família sempre falou sobre a novela. São personagens com os quais eu me sinto próxima, principalmente da Filó, que estou interpretando, que tem uma força enorme. É uma mulher com a qual eu me identifico em vários fatores”, conta.

Bruna Linzmeyer, Renato Goés e Letícia:: triângulo amoroso cheio de nuances (Divulgação)

Bruna Linzmeyer, Renato Goés e Letícia: triângulo amoroso repleto de nuances (Divulgação)

Apaixonada por Leôncio, Filó se verá inserida em um triângulo amoroso, já que o fazendeiro vive um romance conturbado com Madeleine, personagem de Bruna Linzmeyer. “Esse amor que ela sente por ele é de uma grandiosidade incrível. A fragilidade dela está no fato de esperar ser correspondida por esse amor que ela entrega, mas, ao mesmo tempo, isso a torna mais forte. Filó não se entrega, não se abate, é muito assertiva, muito segura. Sabe que independentemente de qualquer coisa, ela é a mulher da vida dele”, destaca.

"Esse amor que ela sente por Zé Leôncio é de uma grandiosidade e raridade incrível. A fragilidade dela está no fato de esperar ser correspondida por esse amor que ela entrega, mas ao mesmo tempo, isso a torna mais forte" (Divulgação)

“Esse amor que ela sente por Zé Leôncio é de uma grandiosidade incrível. A fragilidade dela está no fato de esperar ser correspondida por esse amor que ela entrega, mas ao mesmo tempo, isso a torna mais forte” (Divulgação)

Estrela brilhando

A chance de estar na novela veio como parte de uma aventura que começou quando ela decidiu voltar para o Brasil para investir na carreira de atriz após sete anos trabalhando como modelo no exterior. “Voltei em fevereiro de 2020 e, desde então, estou estudando. Tinha 19 anos quando comecei a trabalhar como modelo, no Rio de Janeiro, depois viajei para Londres, fiquei dois anos, e depois voltei com a proposta de estudar teatro”, relembra. Cria do Complexo da Maré, da Zona Norte do Rio, Letícia Salles sempre teve um olhar atento para as oportunidades da vida e desde cedo nunca fugiu de um desafio que lhe soasse certo, por mais incerto que pudesse ser. 

Letícia 'passará o bastão' para Dira Paes na segunda versão da novela (Reprodução)

Letícia ‘passará o bastão’ para Dira Paes na segunda versão da novela (Reprodução)

Foi assim quando, aos 18 anos, decidiu abandonar a graduação em Biomedicina e o trabalho como recepcionista em um salão, para seguir no universo da moda após uma dona de agência a descobrir no local. E também foi assim quando seu empresário sugeriu que ela voltasse para o Brasil para tentar ser atriz. Fiquei um pouco nervosa ao fazer o teste com o Renato Góes. Mas foi muito legal, uma experiência muito bacana. Tive esse primeiro contato com o jogo de luz, de câmera, trocar diálogos, foi muito importante, eu adorei tudo. Entre fazer o teste e receber a notícia de que estava dentro, foram uns dois meses. Fiquei muito feliz, meu primeiro trabalho, uma novela grande. Tive que sair do meu mundo urbano e ir em busca das ‘Filós do ‘Pantanal’. Foi especial desbravar isso. Agradeço às pessoas do local que nos receberam, trocaram conosco”.

Dira Paes assumirá Filó na segunda fase, papel que já foi de Jussara Freire. E Letícia fez questão de ligar para Dira marcando um encontro para que pudessem se conhecer. “Ela fez comigo o workshop e foi incrível, trocamos sobre a personagem, nos encontramos algumas vezes. Dira me ajudou bastante a encontrar esse lugar da Filó”, conta a atriz que, no meio dessa experiência, acabou aprendendo também alguns truques na cozinha. “Aprendi a fazer curau de milho, limpar peixe, descansar mandioca…”

"Tive que sair do meu mundo urbano e ir em busca das 'Filós do 'Pantanal'. Foi especial desbravar isso. Agradeço às pessoas do local que nos receberam, trocaram conosco" (Divulgação)

“Tive que sair do meu mundo urbano e ir em busca das ‘Filós do ‘Pantanal’. Foi especial desbravar isso. Agradeço às pessoas do local que nos receberam, trocaram conosco” (Divulgação)