Klara Castanho vive maior desafio da carreira, fala sobre ‘baby face’ na profissão e revela: ‘Quero voltar às novelas’


A atriz está no ‘Dança dos Famosos’ 2024 e revela como a competição tem contribuído para o seu crescimento. Ela também atua na comédia ‘Férias Trocadas’, dirigida por Bruno Barreto, com Carol Castro, Aline Campos e Edmilson Filho, e se prepara para filmar o suspense ‘Salve Rosa’, de Susanna Lira, ao lado de Karine Teles. Ao falar do projeto do coração, seu podcast ‘Sem Nome Pod’, Klara afirma que a terceira temporada é uma realidade e conta quem passou por sua vida e gostaria de entrevistar nela. Ela também aborda a questão da dificuldade do público enxergá-la como uma mulher hoje, comenta prós e contras disso, e revela um desejo profissional: “Quero voltar para as novelas. É onde me senti e me entendi atriz tão cedo. Então, é como se estivesse voltando para casa. Adoraria fazer uma grande vilã, agora mais velha. Quero viver também personagens com propósito”

*Por Brunna Condini

No elenco do ‘Dança dos Famosos 2024’, Klara Castanho admite que a jornada da competição tem sido o maior desafio da sua carreira. “Quando topei, entendi que só o fato de eu seguir o ritmo, conseguir fazer a coreografia, seria um ganho absurdo para mim, pessoalmente e profissionalmente, porque a dança não é um lugar que estou habituada. Daqui para frente, caso uma personagem minha dance, me sinto preparada”. Klara brilhou em ‘Bom dia, Verônica‘ e estreia nesta quinta-feira (dia 2) a comédia ‘Férias Trocadas‘, dirigida por Bruno Barreto. E revela um desejo profissional:

Quero voltar para as novelas. É onde me senti e me entendi atriz tão cedo. Então, é como se estivesse voltando para casa. Adoraria viver uma grande vilã, agora mais velha (ela já fez uma, a Rafaela em Viver a Vida’, entre 2009 e 2010). Quero viver também personagens com propósito – Klara Castanho

A atriz cresceu aos olhos do público, já que começou sua trajetória profissional aos 9 meses como modelo. Na TV, estreou aos 6, na série ‘Mothern‘, do GNT. Talvez por isso, o público tenha dificuldade de vê-la como a mulher que hoje é. “Ser pequena também ajuda nisso. Profissionalmente é bom. Estou fazendo “15 anos” há um tempo no streaming”, diz ela, referindo-se principalmente à série ‘De volta aos 15‘ e ao filme ‘Confissões de uma garota excluída, mal-Amada e (um pouco) dramática‘, ambos estrelados também por ela, disponíveis na Netflix. “Acho o ‘susto’ das pessoas me vendo agora como uma mulher, normal. Não cresci e me desenvolvi muito desde os 13 anos. E o último grande registro da TV, que ficou no imaginário do público, é dessa época (quando fez a novela ‘Além do Tempo‘, na Globo). O cabelo está até parecido com o que usava nessa fase”.

Hoje não tenho como achar esse ‘apego’ à Klara mais nova, ruim. É algo até afetivo. Todas as personagens, sejam tranquilas ou mais densas, vêm pra mim por conta dessa minha pseudo baby face. Estou com 23 anos, mas como atriz consigo transitar em diversas idades, isso amplia. Mas as idades não devem nos definir – Klara Castanho

Klara Castanho vive maior desafio da carreira, diz como lida com 'baby face', fala da versão entrevistadora e de saúde mental (Foto: Globo/Léo Rosario)

Klara Castanho revela como lida com a imagem ‘baby face’ e fala de saúde mental (Foto: Globo/Léo Rosario)

Ao observar a dificuldade das pessoas enxergarem os anos passando para ela – o que poderia ser só algo lisonjeiro – Klara também se atenta ao fato do mundo artístico poder ser altamente etarista. Afinal, mulheres não costumam ter ‘permissão’ para envelhecer. “As que chegam aos 50 anos hoje, por exemplo, estão reinventando essa história de como uma mulher nesta idade ‘deve parecer’. Acredito que a minha geração vai reinventar isso mais ainda”.

Tenho esperança de que quando eu chegar aos meus 50, a gente já tenha revisto esse padrão do que acham que devemos ser em cada idade. Existe uma valorização excessiva da juventude. Posso estar bem na idade que tiver. Podemos, todas. E hoje estamos cada vez mais atentas aos cuidados para viver melhor, tanto fisicamente, quanto mentalmente – Klara Castanho

Klara Castanho com Luciano Huck (sentado à frente), e parte do grupo do 'Dança dos Famosos' 2024 (Reprodução Globo)

Klara Castanho com Luciano Huck (sentado à frente), e parte do grupo do ‘Dança dos Famosos’ 2024 (Reprodução Globo)

Em busca do equilíbrio

Buscando cada vez mais equilíbrio, principalmente após toda a exposição que foi submetida no último ano, a atriz divide o que tem feito no bom momento de vida. “Cuido da saúde física e faço acompanhamento psicológico desde sempre e pra sempre, porque é muito bom nos cuidarmos em todas as esferas da vida. Mas com o ‘Dança‘ a preocupação física é maior e a tensão de querer estar sempre melhor também existe. Tenho tentado me manter alimentada, disposta, de pé para gastar toda a energia que preciso ali (risos). Antes, eu era uma pessoa que fazia um aeróbico, uma coisinha simples. Agora é tipo um treinamento crossfit, extremo e de uma exigência física que nunca tinha tido. Então, tenho me preocupado muito mais com a minha disposição, sono, vitaminas, estou mais atenta à minha saúde do que o normal”.

Esse ritmo do ‘Dança dos Famosos’ mostra que se você quer e se cuida, chega onde quiser. Me fez enxergar que sou muito mais forte do que imaginava. E também que com empenho podemos alcançar lugares inimagináveis. Antes eu achava que não seria capaz, mas agora tenho certeza que não vou parar de fazer dança mais. Independente da competição, estou me superando e isso já me abriu novas possibilidades – Klara Castanho

"Cuido da saúde física e faço acompanhamento psicológico desde sempre e pra sempre, porque é muito bom nos cuidarmos em todas as esferas da vida" (Foto: Globo/Léo Rosario)

“Cuido da saúde física e faço acompanhamento psicológico desde sempre e pra sempre, porque é muito bom nos cuidarmos em todas as esferas da vida” (Foto: Globo/Léo Rosario)

Sobre os ganhos de cuidar desde cedo da saúde mental, Klara diz. “Esse cuidado veio de casa, meus pais sempre tiveram comigo e eu segui assim. Principalmente, por ter sido exposta desde pequena a uma relação pública de trabalho, sempre foi uma preocupação que eu estivesse amparada. Acho que o mais importante nisso tudo, é você se respeitar, nos seus limites, nas diferenças, no que pode ser incômodo para você. Todos os desafios profissionais que encarei, por exemplo, sempre foram com muito afinco, mas respeitando minha essência. O que me deixava confortável. Esse é um aprendizado e algo que me foi ensinado cedo. O conhecimento dos próprios limites te faz ir além”.

Versatilidade

Após brilhar em ‘Bom dia, Verônica‘ como a sofrida e potente Ângela, a atriz estreia nesta quinta-feira (2) a comédia ‘Férias Trocadas‘, dirigida por Bruno Barreto, com Carol Castro, Aline Campos e Edmilson Filho; e se prepara para filmar ‘Salve Rosa‘, de Susanna Lira, ao lado de Karine Teles, um suspense, que conta a história de Rosa, uma jovem que decide investigar o seu passado após desmaiar na escola. “Esse filme da Susanna é um projeto que estávamos aguardando sair há um tempo. Ainda bem que vamos fazer! E ter a Karine nessa história, onde preciso tanto dela, é incrível…estou cuidando aqui para não dar spoiler (risos). posso dizer que é um projeto em que preciso muito dessa parceira de cena e fico muito feliz de ser ela”.

Aline Campos, Klara Castanho e Edmilson Filho em 'Férias Trocadas' (Divulgação)

Aline Campos, Klara Castanho e Edmilson Filho em ‘Férias Trocadas’ (Divulgação)

“Já em ‘Férias Trocadas‘ faço a Rô, uma adolescente, mais uma na carreira (risos), que tem esse deslumbre com as redes sociais, está sempre conectada, mas também quis trazer nela esse frescor de vivenciar coisas novas da adolescência, aquele primeiro olhar para as primeiras experiências. Ela tem uma ansiedade de viver”, completa.

Escolhas na relação virtual

Klara, que tem 7 milhões de seguidores no Instagram, também fala da própria relação com as redes. “Vejo como uma extensão do meu trabalho, é onde o divulgo, crio uma relação para que o público acompanhe o que estou fazendo. Sempre busquei ser muito cuidadosa e profissional neste ambiente. Isso só se intensificou nos últimos anos, amadurecendo. Também é um canal de troca de afeto, de impressões do meu trabalho, recebo mensagens do mundo todo por conta das séries”, conta.

Sabendo usar as redes sociais, a gente pode se restringir só às boas experiências. Ninguém agrada todo mundo, então não se passa impune aos comentários que não são bacanas. Mas tenho uma equipe que filtra muito do que eu leio, isso já separa o que foi um ‘desabafo desnecessário’ de alguma pessoa. Prefiro chamar assim do que de hater. Claro que também existem as pessoas mal intencionadas, mas sinto que estão entendendo que internet não é mais terra de ninguém. Estão entendendo que existem consequências. Tento filtrar para só absorver o melhor – Klara Castanho

"Sempre busquei uma relação muito cuidadosa e profissional com as redes" (Reprodução Instagram)

“Sempre busquei uma relação muito cuidadosa e profissional com as redes” (Reprodução Instagram)

Vem aí

A atriz afirma que em breve vai anunciar a terceira temporada do podcast ‘Sem Nome Pod‘, apresentado por ela. “Vou fazê-lo até quando der. E quando não ser, damos um jeito de dar (risos). É um projeto idealizado por mim, com a minha sócia, Claudia Brum, que tenho muito carinho. Até então eu só tinha estado no lugar de entrevistada, então explorar esse lado novo tem sido muito bom e a melhor forma de conhecer as pessoas que admiro. Por conta do ‘Dança’, não tenho conseguido conciliar minha agenda com a dos convidados, mas em breve faremos. Tem gente que passou pela minha vida e quero entrevistar nessa temporada, como a Paolla Oliveira e a Giovanna Antonelli“.

A atriz nos bastidores do podcast 'Sem Nome Pod', apresentado por ela. "Vou fazê-lo até quando der. E quando não ser, damos um jeito de dar (risos)" (Reprodução Instagram)

A atriz nos bastidores do podcast ‘Sem Nome Pod’, apresentado por ela. “Vou fazê-lo até quando der. E quando não ser, damos um jeito de dar (risos)” (Reprodução Instagram)