* Por Carlos Lima Costa
Intérpretes de Magali, Mônica, Cascão e Cebolinha, icônicos personagens criados por Mauricio de Sousa, os atores vem apontando a importância das mensagens transmitidas às crianças na saga cinematográfica. Vale ressaltar que igual ao público jovem, eles também estão passando pelo constante processo de transformação, como mostra o longa-metragem Turma da Mônica – Lições que em três semanas de exibição superou os 500 mil espectadores. “A Turminha mais uma vez conquistou o Brasil. O que mais atrai nesse filme é o fato de ele apresentar muitos temas, como o medo da mudança, do crescimento. Todos se identificam muito, porque todo mundo já passou ou está passando por essas questões. A grande mensagem, com certeza, é que dá para crescer sem deixar de ser criança”, vibra a jovem Laura Rauseo, 14 anos, que interpreta Magali.
Vale lembrar que a sequência de Turma da Mônica – Laços (assistido por mais de 2 milhões de pessoas, em 2019, e eleito Melhor Longa-Metragem Infantil no Grande Prêmio do Cinema Brasileiro 2020), foi rodado há dois anos. Assim, tanto fisicamente quanto nas ideias, os atores que representam o quarteto principal estão bem diferentes atualmente.
Na telona, todos assistem inúmeros ensinamentos que servem como referência geral. “Minha personagem, por exemplo, entende que para não ficar ansiosa precisa aprender a curtir o presente, e que tudo tem o seu tempo, um processo. E ela aprende isso nas aulas de culinária, é bem legal”, acrescenta Laura, que se identifica demais com a Magali. “Primeiramente, o clássico, que a Magali come muito e não engorda. E ela é muito ansiosa. Em Turma da Mônica – Lições, principalmente, deixa isso bem claro. Eu também me considero uma pessoa muito ansiosa”, diverte-se.
Antes mesmo de fazer testes para a personagem, Laura já pensava no quanto se pareciam. “A Magali sempre foi a minha preferida, eu me identifiquei mesmo muito com ela. E interessante que, desde os primeiros testes da Turma da Mônica, eu sempre fiz para ser a Magali”, conta ela, que neste segundo longa, mais uma vez atuou com Mauricio de Sousa. “A cena da cantina, que fizemos juntos, é a minha cena favorita, é incrível, sabe, icônica”, assegura. E recorda as filmagens. “Nos bastidores, perguntei para o Mauricio se sabia se as comidas da cantina eram de verdade ou não. Ele também não sabia. Aí tentou me alimentar me dando um pedacinho da comida lá e a gente descobriu que era falsa, foi muito bom”, conta, rindo.
O longa anterior, Turma da Mônica – Laços, marcou a estreia dela nas artes, realizando seu sonho. “Desde pequenininha eu queria ser atriz, demais. Assim, quando minha mãe viu uma publicação em uma rede social sobre o projeto, ela me inscreveu, colocou umas fotos minhas lá, e eu fui chamado para o primeiro teste, com 7.500 crianças. Os testes sempre foram muito divertidos. Foi um período de seis meses de testes e esperas. Quando soube que passei foi um choque, minha ficha demorou muito para cair”, garante. Ela, junto com Giulia Benite, Kevin Vechiatto e Gabriel Moreira foram informados juntos, pelo próprio Mauricio de Sousa, que haviam sido aprovados para interpretar respectivamente Magali, Mônica, Cebolinha e Cascão.
Laura está completamente decidida. “Gosto muito, muito, muito, muito do que eu faço. Então, com certeza quero continuar sendo atriz quando crescer”, avisa ela, que desde pequenininha gostava de ler os gibis e de assistir os desenhos da Turma da Mônica. E conta que em sua escola tinha um cantinho de leitura que só tinha os gibis da turminha.
Por conta da personagem, claro, é bem popular onde estuda. “Ano passado, eu mudei de escola e achei que ninguém fosse me reconhecer, porque não tinha contado que eu era atriz. Quando cheguei lá, no primeiro dia, já tinha um monte de gente me pedindo foto. Até os professores me chamam de Magali”, revela, às gargalhadas. “Minhas melhores matérias são de humanas. Eu sou muito ruim em exatas. Adoro História, é a minha favorita”, acrescenta ela, que tem 414 mil seguidores no Instagram. Jovem consciente, em sua página abre espaço para temas relevantes como a covid-19. “Acho muito importante a vacinação. Já vacinei, minha família toda se vacinou e eu faço a maior campanha no Insta para todo mundo se vacinar, claro”, finaliza.
Artigos relacionados