*por Vítor Antunes
Ainda que tenha formação acadêmica como chef de cozinha, profissão que estudou em paralelo com a de ator, Joaquim Lopes chega em 2024 cheio de expectativa pela inauguração de seu novo restaurante. A intenção do artista/cozinheiro, no entanto, não é fazer um espaço excessivamente gourmetizado, mas criar uma ambiente descontraído e sofisticado. Algo que ele próprio define como “não sendo um restaurante, mas um boteco de chef“, ou seja, um local de cardápio afetivo, porém com um toque de sofisticação, e a sua assinatura.
“Quero focar na abertura do meu restaurante em São Paulo, que vai ser um sonho realizado, e que vem sendo gestado há muito tempo. Vai ser espetacular”. Este ano, aliás, coincide com a retomada de um musical de sucesso. “Beetlejuice” reestreará em fevereiro na capital paulista depois de uma temporada bem sucedida no Rio de Janeiro, na Cidade das Artes. O musical é inspirado no longa homônimo que no Brasil ganhou o nome de “Os Fantasmas se Divertem“, lançado em 1988. Na Broadway estreou em 2019 e ano passado ganhou os palcos brasileiros.
Pelo menos desde 2020 fora da TV aberta, Joaquim acredita que esta é uma plataforma sólida e que não deve ser suplantada, pelo menos de maneira imediata, pelo streaming: “A TV aberta tem um caminho que é só dela, o que, a meu ver, é algo atemporal. As pessoas que assistem a TV vão continuar assistindo para sempre. O streaming é um complemento, mais do que necessário, para essa programação que já está concreta tanto na cabeça como no imaginário das pessoas”. A fala de Joaquim não está desconectada da realidade. Nos índices de audiência, a Globo ainda é a mais assistida. Se fosse uma TV aberta, os canais de streaming disputariam o segundo lugar junto à Record e ao SBT. E entre os canais de streaming, o Globoplay, da Globo, ocupa o terceiro lugar entre os mais consumidos, segundo o Ibope Kantar Media. Ou seja, os números ainda são muito expressivos para a mídia tradicional.
Embaixador da Amil Confecções, Joaquim Lopes aponta que a moda tem especial valor em sua vida e vai ao encontro das transformações que o homem moderno vivencia contemporaneamente. Segundo o ator, a marca possibilita a ele ainda mais liberdade para experienciar seu lifestyle, através de “peças-chave que realmente traduzem o que você quer transmitir pro mundo, o que eu acho que é uma coisa importante”.
Segundo Joaquim, a moda também é uma expressão artística e merece atenção por traduzir a identidade das pessoas. “Moda é fundamental. Expressa o que a pessoa está sentindo na alma”. Junto ao modelo Dereck Gimenes, os rapazes estrelam a nova coleção inverno Amil 2024, que celebra os 40 anos da marca, que apostou na influência vintage e na coloratura adamascada e suas variações, como o laranja, para remontar a um visual mais clássico e elegante para aquela estação. Ainda que ele tenha posado pela primeira vez para um ensaio de moda em 2014, este universo não lhe é assim tão distante. Dona Laura, mãe de Joaquim, era dona de uma loja de roupas e era personal stylist da região onde eles moravam, em São Paulo.
JEITO DE SER
A relação homem-moda é apontada por historiadores sobre algumas constatações de que os rapazes só usavam como perfume “a loção pós barba”. Desodorantes, colônias e shampoos específicos para eles eram tão raros que até mesmo o espaço nos magazines era bem pequeno, restrito a um armário ou a uma gôndola. Feria a masculinidade o uso de sabonetes perfumados, de roupas mais justas, ou até mesmo de sandália de dedo. Camisas cor-de-rosa ou variando nessa coloratura? Jamais! O mais próximo que eles chegavam, era do vermelho. Algo muito diferente de hoje. Pelo menos desde o meado dos Anos 2000, há fartura de produtos para deixá-los mais – ou ainda mais bonitos. O mercado da moda acompanhou o da cosmetologia e são muitas as variedades de roupas e estilos. Para Joaquim Lopes, a moda tem grande importância em sua vida, tanto que neste ensaio que fez para a Amil Confecções, acredita que os looks da nova coleção traduzem bem o seu lifestyle. “E essa coleção nova da Amil está simplesmente deslumbrante, eu acho que tem peças aí que são fundamentais para todo tipo de pessoa que queira se expressar de uma maneira elegante e autêntica”.
A moda eu acho que é uma expressão artística, creio que ela expressa o que a pessoa está sentindo na alma, que define um estilo, uma personalidade, bem como os novos passos. Moda é fundamental – Joaquim Lopes
O ator também acredita que hoje os homens são mais atentos à beleza e à vaidade, como a moda e às roupas, e que a Amil pode traduzir esse autocuidado. “Os homens estão mais vaidosos mesmo, graças a Deus. E a Amil possibilita-nos ter peças-chave que realmente traduzem o que você quer transmitir pro mundo, o que eu acho que é uma coisa importante. Essa coleção da Amil vai fazer justamente isso, traduzir um conceito de elegância e beleza pro homem moderno”, finaliza.
Créditos:
Styling Samantha Szczerb
Beleza Isadora Souza
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