Você é cineasta, moderno e quer ver sua carreira deslanchar? Então, em dobradinha improvável, Fernando Meirelles e Ian SBF – o “cabeça” do Porta dos Fundos – se juntaram em um projeto que ajuda a dar um tranco esperto na carreira de aspirantes a Hitchcock. Eles são jurados do “The Walkers: primeiro festival de histórias inspiradoras no YouTube”, apresentado por Johnnie Walker e que tem curadoria do MIS (Museu da Imagem e do Som), com o providencial apoio do YouTube e da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo. Depois dessa, se você não estiver preparado para ganhar pelo menos um Kikito de revelação no Festival de Gramado, pode começar a virar crítico de cinema.
O festival The Walkers premia curtas inéditos sob o tema “Não existe futuro incerto. O caminho é construído ao percorrê-lo”. Muito cabeça? Okay, mas a ideia de um projeto como esse é estimular mesmo o tutano. “O objetivo do festival, além de promover a produção audiovisual criativa é, ainda, incentivar a produção de conteúdos inspiradores que tenham o poder de sensibilizar as pessoas, de gerar reflexão”, afirma Já André Sturm, diretor do MIS,. Bom, emocionar é palavra de ordem aqui. Os dez finalistas do festival arrematam uma câmera profissional que filma em full HD e um Mac Book Pro Apple, e os dois grandes vencedores (o escolhido pelo júri de especialistas e o outro, eleito pelo júri popular) recebem, além desses mimos, R$ 20 mil cada e ainda uma bolsa de estudos de um mês na New York Film Academy. E mais: os dois vencedores ainda ganham credencial integral para a 38ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, apoiadora do projeto. É mole ou quer mais?
Os curtas precisam ser inéditos, ter duração de até três minutos e serem produzidos por maiores de 18 anos residentes no Brasil. O conteúdo produzido deve ter como ponto de partida a frase definida como tema e, a partir daí, tudo é válido. “Hoje, todo mundo pode criar conteúdo de boa qualidade, basta ter uma boa história. Acreditamos que há muita criatividade no país inteiro e queremos descobrir essas pessoas, dando voz a elas, ajudando-as a produzir e a mostrar histórias que lhes inspirem, tudo a ver com Johnnie Walker”, afirma Álvaro Garcia, diretor de marketing de scotch da Diageo.
Os vídeos selecionados para o festival serão exibidos no canal da marca no YouTube (youtube.com/
Artigos relacionados