Guilherme Fontes exalta a carreira de ator, fala de nova série e diz em que pé está o projeto do longa de ‘A Viagem’


O ator faz Jorge na série ‘Os Outros’, do Globoplay, está na TV aberta em ‘O Rei do Gado’ e em ‘Mulheres de Areia’, que substitui a novela rural a partir de 26 de julho, e fala do icônico Alexandre, da novela ‘A viagem’, personagem pelo qual é reconhecido até hoje. Além de mencionar uma possível versão cinematográfica da trama: “Não sei se o convite seria para outro personagem ou o Alexandre em memórias. Estou ansioso para ler”

*Por Brunna Condini

Guilherme Fontes deu essa entrevista para falar do seu novo trabalho em ‘Os Outros’, série original Globoplay, em que faz Jorge, um empreiteiro corrupto casado com Lúcia (Drica Moraes), a síndica do condomínio Barra Diamond, palco central da trama. O ator chamou à atenção pela disponibilidade para o bate papo e também pela roupa que vestia na ocasião: uma camisa preta de manga comprida que lembrava muito a que Alexandre, seu icônico e infernal personagem de ‘A Viagem’ (1994) usava. “Essa gola rolê é meio tensa, né? (risos). Tem um energia do Alexandre”. Incomoda ser lembrado sempre por esse personagem? “Não, é uma realização. Um trabalho de 30 anos atrás que continua tendo um efeito grande nas pessoas até hoje. Segue através de gerações, virando meme, entrando no mundo digital, só vejo futuro para esse personagem, é fantástico. Sempre que saio na rua tem alguém que grita ‘Alexandre’ para mim”. E acrescenta: “Também uso os memes, as figurinhas do Alexandre no whatsapp”.

Sobre o burburinho de um remake da novela de Ivani Ribeiro (1922-1995) que alçou Alexandre à galeria de personagens inesquecíveis das telenovelas, Guilherme entrega: “A impressão que tenho é que não será remake, e sim um longa-metragem. Já conversaram comigo um pouco, estou aguardando o roteiro”. E entrega um pouco mais: “Não sei se o convite seria para outro personagem ou o Alexandre em memórias. Estou ansioso para ler”.

Guilherme Fontes fala do trabalho na série 'Os Outros' e do possível filme de 'A Viagem' (Divulgação/ Globoplay)

Guilherme Fontes fala do trabalho na série ‘Os Outros’ e do possível filme de ‘A Viagem’ (Divulgação/ Globoplay)

Guilherme Fontes fala do trabalho na série 'Os Outros' e do possível filme de 'A Viagem' (Divulgação/ Globoplay)

Guilherme Fontes fala do trabalho na série ‘Os Outros’ e do possível filme de ‘A Viagem’ (Divulgação/ Globoplay)

Com a possibilidade de estar na pele de Alexandre novamente, personagem atormentado, que acaba tirando a própria vida, voltando em forma de espírito para assombrar os vivos, na trama que abordava questões pós morte, o ator fala sobre karma, espiritualidade e afins. “Não sei se sou espiritualista ou espiritualizado. Ou ainda, se acredito nessas energias, porque elas são fortes. Brinco que acredito mesmo é que somos uma espécie de antena parabólica ambulante, mas não acho que o mal prevaleça. Penso que tudo, por pior que seja, caminha sempre para um bom final. Sou também um pouco ciência, sabe? “Do pó viemos, ao pó voltaremos”, mais pragmático. Até acredito que todo mundo é passível de redenção, mas neste plano, aqui”.

Os Outros

Fazendo um personagem inescrupuloso na série de Lucas Paraizo, dirigida por Luisa Lima, ele fala sobre intolerância, um dos temas centrais na produção: “Já sofri muito com intolerância…paguei um preço altíssimo, anos e anos a fio. Mas combati isso com resiliência, tolerância. E estou aqui, vivo, bem”. E também detalha sobre Jorge. “Ele é muito parecido com pessoas que vimos envolvidas em escândalos de corrupção nos últimos tempos, relacionado à Olimpíadas, Copa do Mundo, essas histórias. Entra na trama depois de sair da prisão, descobre que a mulher sofreu um assédio violento, com consequências muito graves, e decide dar apoio à ela, que está mal. Esse apoio é embarcar numa ideia que a mulher leva ao pé da letra, e claro, mete os pés pelas mãos e o final é muito pior, com efeitos tenebrosos”, observa.

Drica Moraes e Guilherme Fontes fazem um casal em 'Os Outros' (Divulgação/Globo)

Drica Moraes e Guilherme Fontes fazem um casal em ‘Os Outros’ (Divulgação/Globo)

Na TV aberta, o ator e diretor pode ser visto em ‘O Rei do Gado’ (1996) e em breve em ‘Mulheres de Areia’ (1993), que substitui a primeira no Vale a Pena Ver de Novo a partir de 26 de junho – sua última novela foi ‘Órfãos da Terra’ (2019). “Amo ser ator, é um dos meus momentos mais relaxados, atuando. E é uma alegria ‘Mulheres de Areia’ voltar hoje. Também depois de 30 anos. Essas novelas são os meus clássicos mais populares, e com as reexibições se constrói uma nova geração de fãs. As lembranças são as melhores possíveis e fez tanto sucesso que não é esquecida até hoje”.

Guilherme Fontes e Glória Pires em cena de 'Mulheres de Areia' (Divulgação/ Globo)

Guilherme Fontes e Glória Pires em cena de ‘Mulheres de Areia’ (Divulgação/ Globo)