Gloria Pires fala da estreia de mais uma vilã para sua galeria e revela as escolhas para chegar plena aos 60


A atriz está em ‘Terra e Paixão’ que estreia dia 8, no horário nobre da Globo. Nesta entrevista, ela fala da satisfação de fazer a personagem manipuladora e cheia de mistérios, a compara à sua icônica Maria de Fátima, de ‘Vale Tudo’ e defende as telenovelas: “Estou quase me aposentando e as novelas seguem firmes, se transformam, reinventam. São dramas humanos no fim das contas e é isso que faz as pessoas ficarem ligadas”

*Por Brunna Condini

Profundamente ligada à arte e ao ofício, Glória Pires conseguiu uma brecha no meio das gravações de ‘Terra e Paixão‘, que estreia em 8 de maio na faixa das 21h da Globo, e foi nesta terça-feira (2) para ir até Brasília, no Congresso Nacional, junto a outros artistas para se reunir com a ministra da Cultura, Margareth Menezes, e pedir a aprovação do projeto de lei 2630/2020, apelidado de PL das fake news, contemple também os direitos autorais. Gloria não brinca em serviço e há mais de 50 anos! E é ainda com uma energia de início de carreira, da menina que fazia o que amava desde os 8 anos, que a atriz volta à TV.

Ela vai aparecer linda e má, na pele de Irene La Selva no folhetim de Walcyr Carrasco. “Já fiz tantas vilãs, mas esse convite foi especial, vou poder trazer uma cara nova para a personagem tão aguardada nas novelas. Tem a Maria de Fátima, inesquecível, com uma irreverência deliciosa, uma malandragem, mas Irene é manipuladora, tem outra pegada, é uma vilã mais experiente, digamos assim (risos). Sabe mais da vida. Também são vilãs com objetivos bem diferentes. A Maria de Fátima queria ascender socialmente. Já a Irene é essa mulher que não sabemos de onde veio, a sua história, mas está ali, acima de qualquer suspeita, na “nata”. E o objetivo dela é manter o poder que tem para beneficiar os filhos. Essa herança, que ela quer a todo custo que os filhos sejam os detentores. São novos contornos de uma vilã e podem vir muitas surpresas”, diz sobre a personagem que retoma a parceria com Tony Ramos pela quarta vez.

Gloria Pires faz mais uma vilã que promete em 'Terra e Paixão' (Foto: Globo/Reginaldo Teixeira)

Gloria Pires faz mais uma vilã que promete em ‘Terra e Paixão’ (Foto: Globo/Reginaldo Teixeira)

“Posso adiantar que cada capítulo tem a promessa de muito suspense, surpresas, grandes cenas. É um novelão, uma celebração em grande estilo desse gênero, que desde que me entendo por gente dizem que vai acabar. Bom, já estou quase me aposentando e as novelas seguem firmes, se transformam, reinventam. São dramas humanos no fim das contas e é isso que faz as pessoas ficarem ligadas”, pontua Gloria, que fez seu último folhetim na íntegra em ‘Éramos Seis’ (2019). E acrescenta: “Topei na hora, é Walcyr Carrasco! Trabalhei com ele em ‘O Outro lado do Paraíso’ e foi incrível”.

Gloria usa peruca na caracterização de Irene La Selva (Foto: Globo/João Miguel Júnior)

Gloria usa peruca na caracterização de Irene La Selva (Foto: Globo/João Miguel Júnior)

Ainda em defesa do gênero, que completa 71 anos em 2023, Gloria comenta: “A partir do momento que as novelas começaram a representar mais o cotidiano, o dia a dia, isso ganhou ainda mais entrada na casa das pessoas. De alguma forma, elas veem suas próprias histórias, dramas. Claro que isso traz distração, lazer, mas também um pouco de reflexão para cada um. Isso é o que mais me encanta em fazer novelas”.

Em 'Terra e Paixão', Gloria Pires e Tony Ramos retomam parceria pela quarta vez (Foto: Globo/João Miguel Júnior)

Em ‘Terra e Paixão’, Gloria Pires e Tony Ramos retomam parceria pela quarta vez (Foto: Globo/João Miguel Júnior)

Mostrando que a revolução é muito feminina e pode ser lindamente grisalha, a atriz mantém os cabelos naturais e alonga as madeixas para a personagem através de uma lace. “Voltar a pintar vai ser difícil, gosto assim. É uma liberdade quando você chega neste estágio que é difícil voltar atrás“, afirmou. Glória vai fazer 60 anos em 23 de agosto, e comenta sobre a plenitude que vem desfilando por aí. “Faço boas escolhas ao longo dos anos. Não tem segredo, é no dia a dia. Faço boas escolhas, apesar da vontade de fazer más, muitas vezes (risos). Fui aprendendo o que é bom ou ruim, seguindo no caminho do que é bom para a saúde. Não tem receita, é um exercício”.

Gloria fala do novo papel e de que hábitos não abre mão pra viver bem (Foto: Divulgação/ Globo)

Gloria fala do novo papel e de que hábitos não abre mão pra viver bem (Foto: Divulgação/ Globo)