Giovanna Lancellotti fala sobre espiritismo, carreira internacional e que vai empreender como dona de vinícola


A atriz está no longa ‘Nada é por Acaso’, que será lançado dia 17, e, em entrevista exclusiva, comenta sobre seguir a doutrina do espiritismo e a manifestação que presenciou durante as filmagens, estreia no carnaval do Rio como destaque da Beija-Flor e dos ganhos com a maturidade: “Me considero uma pessoa com inteligência emocional e isso veio da minha profissão. É um trabalho em que você fica muito exposto, recebe julgamentos, tem que lidar com a opinião das pessoas sobre você o tempo todo. A carreira artística tem essa exposição de fazerem muitos comentários sobre você. Então, acho que a minha maturidade veio através da profissão e hoje consigo separar o que acho que é para mim, do que é lixo”

*Por Brunna Condini

Direto do set do seu novo filme, uma produção da Netflix, Giovanna Lancellotti conversou com o site. “Estou atuando em um longa da Netflix, ainda não posso falar muito sobre ele, mas é o maior desafio da minha carreira até agora. Diferente de tudo que já fiz. Interpreto uma personagem que exige extremos, tem passagem de tempo, mudanças físicas. Escureci o cabelo para esse filme, ele precisou ficar mais natural. Acho até que fiquei mais parecida com a minha mãe (risos)”, conta a atriz, recém-saída das filmagens de ‘Ricos de Amor 2‘, e emendando a produção atual, que já teve o título divulgado, ‘O lado bom de ser traída‘, baseada no livro homônimo de Sue Hecker, pseudônimo da escritora brasileira Debora Gastaldo.

Prestes a ser vista na telona em ‘Nada é por acaso‘, filme baseado na obra homônima de Zíbia Gasparetto (1926-2018), que estreia em 17 de novembro nos cinemas, e fala da ligação entre duas mulheres – uma delas vivida por Lancelotti – que não se conhecem no presente, mas tiveram uma forte relação em um passado distante – , a atriz comenta que o espiritismo, doutrina da autora, faz parte de sua vida. “Foi muito especial, porque esse filme fala de tudo o que eu acredito. Sempre fui muito adepta da doutrina espírita, minha família é católica, mas minha avó e meu pai sempre foram espíritas. Cresci acreditando no espiritismo, em destino, no poder da palavra e que nada é por acaso mesmo, como o título do filme. Tanto, que estava lendo outro livro da Zíbia quando recebi o convite para esse filme, foi demais. Ela ainda estava viva quando começamos o processo todo. Estava muito feliz, escolheu que essa fosse sua primeira adaptação para o cinema”, lembra.

Giovanna Lancellotti lança filme, fala de próxima protagonista e analisa mudanças com a proximidade dos 30 anos (Foto: Vinicius Mochizuki)

“Ficamos dois meses em Curitiba filmando. Foi um período em que fiquei sozinha na cidade, focada no filme, frequentando centros espíritas e acabei me conectando muito com o lado espiritual. Acredito que quando estamos conectados, acabamos percebendo com mais facilidade os sinais que são enviados para nós. Durante esse processo, estava nesta busca e consegui entender muitas coisas. Nas filmagens, teve uma cena de psicografia do personagem que fazia meu irmão e da atriz que era a médium que o auxiliava. E ela também era médium na vida particular, tinha muito conhecimento de tudo, então sua participação foi bonita. Quando ele começou a psicografar teve um blecaute no local. Entendemos, ali, que essa era uma manifestação de que não estávamos sozinhos. Conversávamos na cena com um outro plano, que de certa forma estava presente e abençoando aquela sequência. Deu tudo certo”.

Giovanna Lancelotti e Rafael Cardoso no filme 'Nada é por Acaso' (Divulgação)

Giovanna Lancelotti e Rafael Cardoso no filme ‘Nada é por Acaso’ (Divulgação)

Giovanna também comenta sobre a manifestação que teve no mesmo período do filme, mas fora dos sets. “Foi em Fernando de Noronha, que é um lugar que sou muito conectada. Era algo que precisava vir até mim, porque senti que eu era a encarregada de levar essa mensagem para uma amiga. Foi uma vez só e algo muito importante. Não vou esquecer nunca na minha vida. Acredito que algumas pessoas são enviadas para nos dar recados e, desta vez, eu fui o instrumento para isso”. 

A atriz revela que ela e a mãe Giuliana vão fabricar vinhos. “Sempre quis empreender, é uma nova fase. Estou pensando em outras vertentes na carreira também, seja dirigir, produzir, tentar uma carreira internacional, e se pudesse escolher hoje, seria na Espanha. E também fazer trabalhos que não tenham a ver com o audiovisual”. E acrescenta: “Minha mãe sempre gostou de empreender em vários lugares. É muito ligada à natureza, planta café também no meu sítio, em São João da Boa Vista, em São Paulo. Ali, na Serra da Mantiqueira, é uma região muito rica, têm muitos produtores. Entusiasmada com essas pessoas e amando vinhos, veio a vontade de construir uma vinícola. Já plantamos as uvas, mas é um processo longo, só vamos conseguir colher depois de quatro anos. Ainda não escolhemos o nome do vinho, estamos estudando”.

Lancellotti e a mãe Giulianna vão empreender na área de vinhos (Reprodução/ Instagram)

Giovanna e a mãe, Giuliana vão empreender na área de vinhos (Reprodução/ Instagram)

Aos 29 anos, a atriz que começou a carreira aos 17, analisa: “Cara, é mentira dizer que a chegada dos 30 não muda nada. Querendo ou não, você muda de ‘casa’, né? Tem um peso até da sociedade quando você faz essa idade. Nem sei dizer exatamente o que é. Mas parece que você está fazendo 30 desde os 29 (risos). Acho mesmo que as viradas de décadas são especiais, são viradas de ciclo. Eu, que acredito ainda no espiritismo e na astrologia, sei que estou vivendo o retorno de Saturno agora, e isso me faz avaliar mais tudo. Tenho revisitado o que desejo para a minha vida, o que não é mais importante, pessoas que não me fazem mais tão bem e posso deixar de lado, coisas que não são tão necessárias e não preciso tratar como prioridade, sabe? Tenho gastado mais meu tempo com o que me faz bem. Acabei me tornando um pouco egoísta e pensando mais em mim, o que também é bom”.

Giovanna avalia a proximidade dos 30: "Tenho gastado mais meu tempo com as coisas que me fazem bem" (Foto: Vinicius Mochizuki)

Giovanna avalia a proximidade dos 30: “Tenho gastado mais meu tempo com as coisas que me fazem bem” (Foto: Vinicius Mochizuki)

Namorando o empresário Gabriel David há quase dois anos, ela acha normal o interesse sobre o futuro do casal. “Super entendo, mas não é por que vou fazer 30 anos que vou casar, ter filhos. Quero isso um dia. A Claudia Raia está grávida aos 55. A minha empresária casou com o amor da vida dela aos 43 e teve filho aos 45 anos. Não existem mais regras. Na verdade, nunca existiu, mas havia uma pressão da sociedade, que hoje em dia está fora de moda. Não caio nessa. Se eu quiser ter filho com 37, 40, vai ser assim”.

Giovanna Lancellotti e Gabriel David estão juntos há quase dois anos (Reprodução/ Instagram)

Giovanna Lancellotti e Gabriel David estão juntos há quase dois anos (Reprodução/ Instagram)

Giovanna trabalha desde os 15 anos, primeiro como modelo e, depois, como atriz, pensando na trajetória, ela faz questão de destacar seus ganhos. “Me considero uma pessoa com inteligência emocional e isso veio da minha profissão. É um trabalho em que você fica muito exposto, recebe muito julgamentos, tem que lidar com a opinião das pessoas sobre você o tempo todo. Não é todo dentista que escuta que é feio, não é toda secretária que é chamada de gorda. A carreira artística tem essa exposição de fazerem muitos comentários sobre você. Então, acho que a minha maturidade veio através da profissão e a inteligência emocional me faz separar o que acho que é para mim, do que é lixo”, observa. “Financeiramente, eu tenho meu apartamento, meu carro, minha casa em São João.. Tenho orgulho da conquista”.

Carnaval

Mesmo engatando um trabalho no outro, Giovanna se rendeu ao samba e reserva lugar de importância na sua agenda. A atriz revela que, em 2023, vai desfilar pela primeira vez, e na escola de coração do seu amado: a Beija-Flor de Nilópolis. Com samba no pé, fantasia e tudo o que tem direito. “Quem não nasce no Rio de Janeiro, tem uma relação diferente com o carnaval. Sempre vi os desfiles pela TV quando era pequena, depois quando entrei para a Globo recebi vários convites para desfilar, para ser musa e tal, mas não tinha me aproximado para participar como agora. Comecei a namorar o Gabriel e passei a viver a Beija-Flor. É incomparável viver a comunidade, e uma das coisas que mais me encantou nele foi esse plus, essa lado social que ele também toca por lá. Não sei ainda como vai ser fantasia, nada, mas estou empolgada, pego ponte aérea para os ensaios, já que estou em São Paulo filmando. É preciso vivenciar tudo isso para participar”.

Giovanna Lancellotti vai desfilar pela primeira vez na Beijar Flor (Reprodução/ Instagram)

Giovanna Lancellotti vai desfilar pela primeira vez no carnaval do Rio e pela Beijar-Flor (Reprodução/ Instagram)