Giovanna Antonelli se prepara para viver Luzia, de Segundo Sol, o fio condutor da trama: “Ela sofre muito, mas não é sofrida”, afirmou


Em cena, ela será uma mulher guerreira, mas sofre muito após conhecer o seu verdadeiro amor ao ponto de precisar deixar o país e os filhos para trás. Nos bastidores, a atriz está conciliando a rotina intensa de gravações com a vida de empresária, mãe e dona de casa – e ainda tem uma obra pra tocar

Mesmo sem ser a protagonista, Giovanna Antonelli sempre acaba roubando a cena e, em Segundo Sol, a atriz será o fio condutor da história. Sendo assim, o público não tem motivos para desgrudar os olhos da telinha da Globo na próxima faixa das 9. Dessa vez, ela fará Luzia, uma mulher forte, destemida e guerreira que enfrentará um turbilhão de emoções logo nos primeiros nove capítulos. A jovem leva uma vida pacata na ilha de Boiporã aonde cria sozinha os seus dois filhos. Tudo muda quando conhece o amor de sua vida. Em um curto período de tempo, sofre uma desilusão amorosa, engravida, acha que o filho nasceu morto, pensa que o seu verdadeiro amor morreu, mata o ex-marido por autodefesa, é condenada e foge do país deixando os pequenos sob os cuidados da irmã. “Ela sofre muito, mas não é sofrida. Acho que é uma personagem que tem muita vida, brilho e luz. A primeira parte da trama é mais trágica, porque passa por um tsunami de coisas difíceis de processar. Deixar os filhos era a única opção para aquela mulher com aquele nível de instrução naquele momento. Foi a maior dor da vida dela, mas ela vai sendo levada pelos acontecimentos e nem consegue ter tempo de pensar. É muito angustiante para quem lê e quem vai assistir, porque a Luzia precisa tomar decisões sem muitas escolhas”, explicou a atriz. Na visão da profissional, a jovem não abandona os filhos, na verdade foi, de certa forma, forçada a fazer aquilo.

Giovanna Antonelli é a protagonista da nova novela das 9 (Foto: Anderson Borde)

Luzia passa 18 anos na Islândia e retorna somente no momento que se sente mais preparada para enfrentar todo o turbilhão de emoções que a aguardam do outro lado do oceano. Quando chega ao Brasil, a sua única vontade é ir atrás dos filhos para recuperar o tempo perdido, mas os danos que encontra são irreparáveis. A menina, vivida por Luisa Arraes, foi adotada por uma família rica, mas cresceu com medo por não se sentir parte daquele grupo. Enquanto isto, o rapaz, interpretado por Chay Suede, é um rebelde que acaba saindo de casa para se prostituir. “É uma novela muito densa e profunda. Estamos falando de ser humano, de relações familiares e de resgate. Está sendo muito emocionante fazer e este sentimento é coletivo, porque cada personagem possui as suas dificuldades e questões bem definidas. João Emanuel Carneiro está muito inspirado. É um novelão”, avaliou.

A personagem acaba se reaproximando dos filhos por causa da nova profissão de Luzia. Ela se torna uma DJ conhecida na Islândia. “Não volta famosa e nem rica, na verdade é uma profissional como outra qualquer. Tem um público considerável na internet e as pessoas gostam dela”, afirmou. O gosto pelo seu estilo musical fará com que eles se reencontrem. “Acho que a música foi uma forma dela extravasar o sentimento de perda. Foi por causa do som que ela conseguiu levar um pouco do Brasil com ela, se reconstruir e se reencontrar com as pessoas que ama”, considerou a atriz. Também não vai demorar para reencontrar o amado, mas Giovanna preferiu não se aprofundar no tema.

A profissão de DJ veio de um gosto que a personagem sempre teve pela palavra cantada. Antes de tudo acontecer, Luzia costumava cantar em um bar na ilha de Boiporã. Apesar de não ser nada profissional, esta característica da personagem exigiu que Giovanna tivesse algumas aulas particulares. “Sempre gostei de cantar em casa com os amigos. Meu pai trabalhou com música a vida inteira. Cresci nas óperas do Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Eu e meu irmão dormimos muitas vezes naqueles bancos o assistindo. Fiz aula de canto no passado e quando soube que ia precisar soltar a voz na novela, ele foi a primeira pessoa para quem liguei para contar”, relembrou. Ela é fã do som dos anos 80 e costuma ouvir Legião Urbana e Paralamas do Sucesso.

A atriz precisou cortar o cabelo para viver a personagem na segunda fase da trama (Foto: Anderson Borde)

Na novela, a atriz está tendo a oportunidade de contracenar com uma dupla potente de atrizes como é o caso das vilãs Deborah Secco e Adriana Esteves. “Está sendo um sonho contracenar com a Deborah e a Adriana. Tenho uma história com a primeira desde Laços de Família quando nós trabalhamos juntas. É minha amiga. A segunda é a minha musa. Nunca tínhamos trabalho juntas, mas temos amigos em comum e sempre me disseram que eu precisava conhecê-la. Realmente está sendo um encontro apaixonante. Acho que a produção juntou um trio fantástico”, comemorou. Na trama, as outras duas farão de tudo para prejudicar a mocinha.

A atriz está com um visual completamente diferente do que vemos nas primeiras cenas da trama. Giovanna exibe um cabelo bem curto e picotado com algumas luzes. “Adoro mudar e realmente achei que este look combinou muito comigo. Entrou para a minha lista dos favoritos. Está bem moderno”, comentou. A mudança foi proposital já que era necessário mostrar também fisicamente para o público o quanto aquela mulher mudou depois de tudo o que aconteceu. “Na primeira fase, não nos apegamos muito às roupas. O vestuário é bem simples e a cara, limpa. No entanto, quando ela volta da Islândia vem com uma pegada bem street e descolada, inspirado em Nova York. Ao mesmo tempo, são modelos muito comuns feitos à base de calça jeans. Os looks são versáteis e básicos. Este conceito é uma ideia de Fernando Torquatto que queria algo bem radical para a passagem temporal. A partir disso, houve um trabalho de equipe no sentido de que todo mundo deu alguma ideia”, contou.

Giovanna Antonelli e Emílio Dantas fazem o casal principal da trama (Foto: Anderson Borde)

Uma das pessoas que deu pitaco nas novas roupas de Luzia foi a própria Giovanna Antonelli. A atriz sempre gostou de moda e é muito antenada nas tendências. “Todos os dias tenho uma ideia diferente para o figurino da minha personagem, deixo a equipe de caracterização louca, mas eles adoram os meus palpites. Pesquiso e mando fotos para as meninas. Acho que isto acontece porque quanto mais a gente se apropria daquela história mais entendemos ”, confessou.

A atriz está cheia de novidades na manga para este ano. Depois de tirar três meses de férias em Portugal, no final do ano passado, ela voltou para o trabalho com a corda toda. Além de artista, é empresária dona da GIOlaser, uma clínica de cuidados estéticos que já possui 13 unidades em todo o país. “Queremos triplicar a nossa rede até o final do ano. Vou lançar uma bolsa, esmalte, óculos, chinelo, suco e muito mais ainda em 2018. Estou fazendo tudo ao mesmo tempo e ainda sou mãe e dona de casa. Para completar ainda tenho que lidar com uma obra, porque estou me mudando, mas está tudo ótimo. Meditando sempre”, contou. Tudo isso em paralelo às gravações de Segundo Sol. “Estou sempre acelerada, porque não paro de trabalhar, mas quero me aposentar em breve. Me aproveitem pois vai ser por pouco tempo. O importante é que faço tudo com muito amor pelo meu trabalho, família e amigos. Além disso, agilizo o tempo fazendo tudo ao mesmo tempo”, antecipou. Tomara que ela mude de ideia!