Fernanda Montenegro: “Temos que ter esperança ativa. A querença tem que ter ação”


Depois de viralizar na internet com uma peça publicitária falando de esperança, a atriz trata do tema em seu perfil do Instagram e volta aos assuntos mais comentados do Twitter com a exibição de “Gilda, Lúcia e o Bode”, na TV Globo. “Estamos no mesmo barco, nas horas melhores, nas horas piores, e temos que sonhar com os melhores tempos. Tem que vir, esse tempo melhor tem que aparecer. E vai aparecer”, afirma ela, no vídeo postado em sua rede social

*Por Simone Gondim

Poucos dias antes do Natal, uma mensagem estrelada por Fernanda Montenegro viralizou na internet. As imagens mostram a atriz em uma praia, olhando o mar e o horizonte, enquanto a narração na voz inconfundível da diva se refere, em primeira pessoa, à esperança. Depois de vários compartilhamentos, muita gente comentou: a mensagem era a campanha de fim de ano do Banco Itaú, que não incluiu a marca institucional. Até o texto – que fez chorar uma boa quantidade de pessoas e certamente ajudou o material a parar na lista de assuntos mais comentados do Twitter, os trending topics – perdeu boa parte do brilho quando se descobriu que o autor era Alexandre Peralta, da agência África, responsável pela peça.

Mas, em 24 de dezembro, os fãs tiveram acesso às verdadeiras palavras de Fernanda, que usou seu perfil no Instagram para desejar boas festas. “É claro que temos que ter esperança. E temos que ter esperança ativa, não esperança passiva, só querendo. A querença tem que ter ação. E sempre tem a fé no futuro”, afirmou a artista.

“Sempre tem a fé no futuro”, diz Fernanda Montenegro em vídeo postado em seu perfil no Instagram (Foto: Divulgação/TV Globo)

Além do tom otimista, a mensagem de Fernanda agradecia o carinho de todos e trazia empatia. “Estamos no mesmo barco, nas horas melhores, nas horas piores, e temos que sonhar com os melhores tempos. Tem que vir, esse tempo melhor tem que aparecer. E vai aparecer. Todo o meu carinho, meu imenso obrigado, de coração. Um feliz Natal. Um feliz Ano Novo, com fé, esperança, caridade e ação”, concluiu a atriz. A reação foi boa: até a publicação deste texto, o vídeo já contabilizava mais de 128 mil visualizações e superava os quatro mil comentários, entre famosos e anônimos.

Fernanda voltaria a aparecer entre os assuntos mais comentados do Twitter, por conta do especial “Gilda, Lúcia e o Bode”, exibido pela TV Globo. Dessa vez, ela entrou nos trending topics acompanhada da filha, Fernanda Torres, com quem repetiu a dobradinha de um dos episódios “Amor e sorte”, série que foi ao ar em setembro. Criada por Jorge Furtado, que também assina o roteiro de “Gilda, Lúcia e o Bode”, “Amor e sorte” reúne quatro histórias independentes, protagonizadas por uma dupla diferente de atores, tratando das relações na quarentena.

Fernanda Torres e Fernanda Montenegro levam para a ficção a relação familiar em um dos episódios de “Amor e sorte” (Foto: João Faissal)

O episódio de “Amor e sorte” estrelado por mãe e filha apresentava as personagens Gilda (Fernanda Montenegro) e Lúcia (Fernanda Torres). Gravada no sítio da família, a produção teve direção de Andrucha Waddington, marido de Fernanda Torres. A captação de imagens foi feita por Andrucha e os filhos Pedro, do relacionamento com Kiti Duarte, e Joaquim, fruto do casamento com Fernanda. Para completar, o sobrinho Davi Torres ficou responsável pela assistência de direção e produção.

Já em “Gilda, Lúcia e o Bode”, mãe e filha estão de volta ao Rio de Janeiro, tendo que lidar com dificuldades financeiras, brigas em família e a inconsequência de Gilda, que insiste em viver cada segundo sem pensar no dia seguinte. O especial tem direção artística de Andrucha e traz Joaquim na frente das câmeras, como Dimas. Ao fim da história, a mensagem é de amor, união e esperança, ainda mais necessários em um ano de tantas perdas em função da Covid-19.

Fernanda Torres e Fernanda Montenegro no cenário do especial “Gilda, Lúcia e o Bode” (Foto: João Faissal)