Fenômeno nas redes, Alicereja protagoniza filme em inglês, desabafa sobre ansiedade e reflete sobre influenciadores no cinema


Fenômeno nas redes sociais e conhecida por vídeos de humor, Alicereja tem aproximadamente quatro milhões de seguidores nas redes sociais. Além de acumular 194 milhões de curtidas no Tik Tok, a atriz toma para si o desafio de dar vida à uma personagem com crises fortes de ansiedade, mesmo transtorno que ela tem. O desafio para ela foi balancear o processo sem provocar nenhum gatilho emocional. “Para Sophie, ‘adentrei’ muito neste sentimento de uma ansiedade pesada. Lembrei dos momentos em que eu estive muito pior. Lembrei da sensação de uma crise de ansiedade. É um processo que a gente tem que ter muito cuidado. Não podemos nos deixar engatilhar no processo, principalmente quando é uma coisa na qual nos identificamos e nos relacionamos. Essa ansiedade muito forte fez com que eu sempre tivesse o cuidado grande de diferenciar a Sophie de mim”.

A atriz Alicereja tem mais de quatro milhões de seguidores nas redes sociais, onde produz conteúdos

A influenciadora digital Alicereja alça voos cada vez mais altos na carreira como atriz. Fenômeno nas redes sociais pelos vídeos curtos de humor, este não é o debut da criadora de conteúdo no audiovisual — pelo contrário, ele marcou presença em outros 12 projetos. No entanto, é a primeira vez que Alice protagoniza um longa-metragem na língua inglesa. Na trama do filme “Shadows Side”, gravado de forma independente no interior da Paraíba, em janeiro de 2023, a atriz dá vida à ansiosa jovem Sophie, que vive com “remédios controlados e tem dificuldade em diferenciar o real do fictício”. Em conversa exclusiva com o site Heloisa Tolipan, a influencer reflete sobre a inserção de influenciadores digitais no cinema, relembra da própria relação com a ansiedade e dos desafios e receios do papel principal deste novo projeto.

A produção paraibana conta a história de Sophie, que vive nos Estados Unidos (EUA) e está noiva de um brasileiro chamado Cal, que decide levar a mulher para o chalé que pertencia aos seus pais. A estadia se torna, no entanto, um verdadeiro horror. “Shadows Side” foi gravado no início deste ano e já possui um trailer, lançado pela distribuidora ITN. Por outro lado, não há data prevista para o lançamento do longa.

A atriz e influenciadora Alicereja desabafa sobre o Transtorno de Ansiedade Gneralizada (TAG) (Foto: Reprodução)

A atriz e influenciadora Alicereja desabafa sobre o Transtorno de Ansiedade Gneralizada (TAG) (Foto: Reprodução)

“Sinto que o espaço dos influenciadores, que conseguiram crescer através de outros meios, tem aumentado cada vez mais. Antigamente, a gente tinha só o teatro. Depois, surgiram o cinema e a televisão. Hoje, a gente tem a internet, um veículo gigantesco de divulgação de trabalhos. Sinto que essa mídia está, aos pouquinhos, conversando mais entre si. Percebo a internet entrando nas outras mídias. Ela é gigantesca e a gente vê números avassaladores de alguns criadores de conteúdo. A tendência é que, de fato, cada lado queira se beneficiar e buscar um pouquinho dessa linguagem. Tenho visto bastante esses criadores e avalio muito positivamente, já que é uma linguagem nova que está entrando. Gosto muito de ver influenciadores que já estudaram atuação antes, como o meu caso, e estarem produzindo conteúdo para a internet conseguirem, através da internet, um espaço que eles tanto almejavam”, identifica.

Me inspiro muito nos influenciadores e atores que conseguem papéis, mas acredito também que o estudo deve existir. É um trabalho. Sei que existem pessoas talentosas e que, muitas vezes, não estudam tanto e conseguem coisas maravilhosas, mas acho muito importante o ator ter o aprimoramento do seu trabalho — Alicereja

Saúde mental e ansiedade

Alicereja descreve que desenvolveu o Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG) durante a infância e, em alguns períodos da vida, fez uso de medicamentos. Portanto, ela elenca que um de seus maiores desafios no papel de Sophie foi “não trazer as dores da personagem” para a sua vida e não se permitir afetar tanto por ela.

A artista Alicereja relembra da experiência de rodar um filme na língua inglesa e que aborda a temática da saúde mental (Foto: Reprodução)

A artista Alicereja relembra da experiência de rodar um filme na língua inglesa e que aborda a temática da saúde mental (Foto: Reprodução)

Para Sophie, ‘adentrei’ muito neste sentimento de uma ansiedade pesada. Lembrei dos momentos em que eu estive muito pior. Lembrei da sensação de uma crise de ansiedade. É um processo que a gente tem que ter muito cuidado. Não podemos nos deixar engatilhar no processo, principalmente quando é uma coisa na qual nos identificamos e nos relacionamos. Essa ansiedade muito forte fez com que eu sempre tivesse o cuidado grande de diferenciar a Sophie de mim — Alicereja

“Tchau, Sophie, até amanhã” foi o mantra que ela criou para zelar pelo seu bem-estar psicológico. Fora dos período de gravação, a artista se “desligava” da personagem  para proteger a própria saúde mental. Para ela, o cuidado psicológico e mental foi essencial para o processo.

 

Desafios de um projeto na língua inglesa

A artista desabafa sobre os principais desafios deste projeto, como o fato dele ser rodado inteiramente na língua inglesa. “Esse foi o primeiro filme que gravei em inglês, mas depois já até gravei outro. É uma experiência muito louca, que ficou com gostinho de ‘quero mais’. Gravei quatro longas na minha carreira e oito curtas, já atuei por muito tempo no teatro, mas nesse me senti muito nervosa. A produção foi gravada em nove dias, um tempo bem curto para um filme, e eu estou em praticamente todas as cenas. No início, realmente fiquei com medo de não dar conta, tanto pela carga horária e dramática da personagem, quanto por ser em outro idioma. Com o passar dos dias, só fui me jogando na experiência, confiando nos meus estudos e instintos e acabou sendo uma experiência incrível! Depois das gravações, me senti capaz de muito mais do que imaginava e isso me tornou uma atriz mais segura”, revela.

A atriz Alicereja reflete sobre a proeminência de influenciadores no cinema brasileiro (Foto: Reprodução)

A atriz Alicereja reflete sobre a proeminência de influenciadores no cinema brasileiro (Foto: Reprodução)

Nascida no Amapá e criada na Paraíba, a influenciadora expressa o orgulho que tem pelo projeto.

Todas as pessoas presentes em “Shadows Side” são brasileiros e paraibanos. Por ter sido gravado no interior da Paraíba, é uma honra adentrar no mercado internacional representando um dos meus estados. Tenho muito orgulho do cinema independente e da minha Paraíba. Para o futuro, posso dizer que já tenho alguns outros trabalhos encaminhados no audiovisual, estou amando demais a fase que estou vivendo — Alicereja

Relação com as críticas

Aberta em relação ao assunto, Alicereja disse se considerar “muito sensível em relação às críticas”. Ela acredita que os tipos de conteúdo dela na internet não dão tanta margem para que as pessoas a critiquem.

A influenciadora digital desabafa sobre a relação que tem com as críticas (Foto: Reprodução)

A influenciadora digital desabafa sobre a relação que tem com as críticas (Foto: Reprodução)

“As críticas existem, obviamente. Porque estou expondo o meu trabalho. Creio que o fato de eu ser mulher e estar fazendo humor traz também um nível maior [de criticas]. Existe um certo ceticismo do grupo masculino em relação ao humor da mulher. Acho isso engraçado já que, muitas vezes, não estou fazendo humor. Só estou falando da minha vida ou de alguma coisa do meu cotidiano. Atualmente, lido bem melhor com as críticas, muito provavelmente pela idade e pelo tempo de internet, mas ainda me afeto um pouco”, admite.