*Por Rafael Moura
Com o boom das redes sociais, a internet fez surgir lá atrás uma personagem no mercado digital, as It Girls. O termo foi utilizado para se referir às mulheres que detinham o poder de criar tendências, despertando o interesse das pessoas em relação ao seu modo de vestir, em muitos casos se comportando de maneira irreverente e despertando a curiosidade das pessoas. Depois veio a era das blogueiras e, logo em seguida, os aplicativos deram vida a uma outra figura, as influencers, que se tornaram um boom no mercado publicitário, mas que estão tendo que se reinventar agora em tempos que o conteúdo é o que mais vale e a não ditadura de corpos e moda.
A ficção tem um grande poder de recortar a realidade e as novelas brasileiras fazem isso com imensa primazia. Quando o assunto é ser a celebridade número 1 nas redes sociais, Fedora Abdala, personagem de Tatá Werneck, em ‘Haja Coração’, que está no ar, não economiza esforços. Com um visual, extravagante, inspirado na socialite americana Paris Hilton, a diva arrasta uma multidão de fãs, os Fedoretes, que formam um verdadeiro exército de adoração à ‘patricinha’. Como uma boa “celeb”, ela não economiza na hora de se vestir. O visual extravagante e um closet composto por peças hoje proibidíssimas como plumas e peles.
Com uma autoestima inabalável, a filha de Teodora, personagem de Grace Gianoukas, e Aparício, Alexandre Borges, considera-se uma it-girl poderosíssima. Para ela, é inadmissível não ser a pessoa mais seguida do Brasil. Mimada e voluntariosa, Fedora tem seu lado romântico e sonha encontrar um príncipe encantado. Quando Leozinho (Gabriel Godoy) cruza seu caminho apresentando-se como um milionário recém-chegado do exterior, a herdeira dos Abdala cai de amores pelo rapaz.
O que Fedora nem imagina é que seu ‘príncipe’ não passa de um malandro que vive de pequenos golpes e que, apesar de se fazer de muito apaixonado, só está mesmo interessado no patrimônio da família dela. A entrada na vida da patricinha foi cuidadosamente premeditada por um superior misterioso. O plano: Leozinho deverá se casar com a jovem e eliminar um a um dos Abdala, até que se torne o herdeiro universal de todos os bens da família. Ele não leva em consideração apenas um detalhe: a possibilidade de se apaixonar verdadeiramente pela it girl. Teodora tem um lado sentimental que só deixa transparecer quando se trata da filha, afinal, a megera faz todas as vontades da jovem, que só sabe gastar dinheiro e inventar as maiores extravagâncias para conquistar cada vez mais seguidores nas redes.
Ficção x Publicidade
Nessa batalha virtual, temos Vivi Guedes, que volta ao ar, no Estados Unidos, pelo canal espanhol Univísion, em ‘Dulce Ambícion’, a versão de ‘A Dona do Pedaço’, conquistando mais de 46 mil novos seguimores, na Terra do Tio Sam, com seus post que mesclam moda, beleza e lifestyle. Paolla Olveira que deu vida à digital influencer, na saga de Maria da Paz (Juliana Paes), mostra que a dobradinha dramaturgia e internet pode ser uma parceria de imenso sucesso. A famosa, da trama de Walcyr Carrasco, celebrou a novidade em conversa com o GShow. “Estou ansiosa e muito feliz. A Vivi Guedes foi uma personagem muito especial na minha vida. Conquistou o público e agitou seus seguimores com muita vivacidade, energia e interação. Acho que ela merecia mesmo ganhar o mundo! Chegou a hora dela arrasar em espanhol”, afirmou ao site.
Para Paolla foi uma experiência única fazer publiposts, participar do programa Encontro e dar vida a essa personagem, que tinha os pés vida real. “Foi uma experiência única, completa e inovadora. A possibilidade de integrar dramaturgia com a internet é sem dúvida um passo que não vai retroceder. Essa junção é a prova de que é possível transformar e quebrar barreiras. Só posso desejar que essa novela e que dona Vivi Guedes continuem arrasando pelo mundo afora. Que ela e seus seguimores se divirtam muito nos próximos meses”.
A personagem foi um dos grandes cases de transmidia em 2019, que ganhou vida em outros meios, como em propagandas, programas das telinhas e também nas redes sociais, se tornando uma grande influencer. O projeto da TV Globo é o resultado de um storytelling bem estruturado que não só gerou audiência para a telenovela, como também ganchos incríveis para a publicidade. Um dos auges desse projeto foi uma parceria da emissora junto à Fiat. Paolla, era a garota propaganda oficial da marca quando anunciou ao público que havia perdido o posto. Quem acompanhava a novela e o perfil da personagem no Instagram se deparou com o momento em que Vivi Guedes foi escolhida como nova embaixadora da marca e convidava os ‘seguimores’ para assistir ao novo comercial na televisão.
Olhando para essas duas influencers, o site HT pergunta: Você é uma Fedorete ou uma Seguimore: qual das duas divas tem lugar cativo no feed? Qual delas você ativa as notificações para não perdem nenhum post, stories, etc? Conta para gente! Ah, lembrando que na Era da Empatia, o real e humano são conceitos de extrema importância para a sobrevivência desses produtores de conteúdo.
Artigos relacionados