*Por Rafael Moura
Durante muitos anos, a sociedade nos impões um padrão de beleza impossível para alcançar o ‘corpo “perfeito’ de qualquer forma e a qualquer custo, levando muitas mulheres a cometerem muitas loucuras consumindo produtos e processos estéticos, o que é uma forma de opressão e controle para as mulheres. Entre os principais males causados pela ‘ditadura da beleza’ estão a bulimia e anorexia em busca da magreza. A atriz Erika Januza, a modelo Laila, em ‘Verdades Secretas II’, está vivendo os feitos e a pressão por Blanche, personagem de Maria de Medeiros, que a vicia em remédios para emagrecer.
“Os novos capítulos serão bem intensos para a personagem e uma importante lição será passada sobre o tema. Laila mexeu muito comigo como pessoa e atriz. Conversei com médicos e pessoas que tomaram medicações para emagrecimento. E os relatos são bem fortes. Walcyr Carrasco, o autor, foi bem fiel às declarações e a forma de interpretar traz uma carga dramática a mais, pois se trata de uma obra de ficção”, revela Januza.
Um spoiler desse novo bloco de capítulos da novela Original Globoplay será o caminho tortuoso que Laila irá enveredar em um destino sem volta, ficando viciada em remédios para emagrecimento. A top é encontrada por Ariel, Sérgio Guizé, e pela enfermeira Aretusa, Amanda Lyra, desmaiada em casa após tomar toda a cartela do medicamento que recebeu da cafetina, sendo levada às pressas para o hospital.
Depois de ser atendida e, ao voltar para casa, recebe justamente a visita de sua manager, que segue sendo uma boa amiga da onça, fazendo a amiga, e lhe oferece, escondido, novos comprimidos. Mesmo com o acompanhamento psiquiátrico, a esposa de Ariel cai na armadilha de ambiciosa mentora.
Erika nessa interpretação tem o desafio de viver uma personagem que vai do estrelato ao fundo do poço, assim como, aconteceu com Larissa, Grazi Massafera, na primeira temporada da novela, exibida em 2015, que se viciou em crack. “Eu nunca tinha vivido nada parecido. Confesso que me apaixonei pela personagem. Não é nada fácil. Esse é o maior desafio da minha carreira até hoje, sem dúvidas. Mas adoro ser desafiada e a nossa direção foi um show à parte. Senti muita segurança para fazer o meu trabalho da melhor forma. Isso é muito rico e essencial”, explica a artista, que precisou perder nove quilos para viver a top.
As gravações e a dedicação da atriz tem sido tão intensas, que integrar esse elenco já é uma grande marca profissional. Além de receber muitas manifestações positivas do público sobre sua atuação. “Esse trabalho me ensinou muito como atriz. Me sinto mais corajosa, mais criativa. Agradeço aos nossos diretores que possibilitaram tudo isso. Não tem um lugar onde eu vá que as pessoas não me parabenizem pela personagem e pelo trabalho. Tenho uma gratidão enorme no meu coração por esta oportunidade”, frisa.
Artigos relacionados