Em reality da Globo, chef João Diamante destaca a importância da criação de oportunidades para jovens periféricos


Ele será jurado do ‘Minha Mãe Cozinha Melhor que a Sua’, novo programa dos domingos da TV Globo ao lado de Paola Carosella. A atração tem a apresentação de Leandro Hassum e pretende trazer a memória afetiva da culinária familiar para o espectador. João, baiano de nascimento e cria do Complexo do Andaraí no Rio de Janeiro, fala do seu projeto social, e recorda, emocionado, a jornada até a atual a conquista: “O mais interessante é que se antes da gastronomia me perguntassem o que eu gostaria de ter o privilégio de fazer como faculdade, provavelmente seria um assistente social, psicólogo, algo assim, trabalhando com pessoas. E a cozinha me deu isso. Sou ligado a gente, por isso meu projeto. Quero fazer pelos outros o que o que fizeram por mim. Quero dar oportunidades, como tive. A cozinha é terapia, é um lugar de resgate. O mundo é feito de pessoas, precisamos investir nelas, se todos entenderem isso, vamos viver em um lugar melhor”

*Por Brunna Condini

A comida fortalece o corpo e a nossa constituição sentimental desde que nos entendemos por gente. As receitas, o preparo dos alimentos em família, tudo pode virar memória afetiva. A partir de 29 de janeiro, nas tardes de domingo da Globo, essa mistura das recordações familiares ao redor da mesa, pretende levar diversão e leveza para o público no formato de uma reality culinário, o ‘Minha Mãe Cozinha Melhor Que a Sua’. Tudo sob o comando de Leandro Hassum, tendo os chefs Paola Carosella e João Diamante como jurados. “Comer também é afeto. O prato que me traz esse tipo de lembrança lá de casa, é a lasanha, um prato de domingo. Era sinônimo de luxo, uma comida melhor. Dava briga, porque todo mundo queria repetir, mas era um pedaço para cada um. Não era só a comida, era aquele momento ao redor da mesa que fazia bem. Tinha uma felicidade no ar”, conta Diamante.

Durante o nosso papo, o chef nascido na Bahia e criado na Divinéia, no Complexo do Andaraí, Zona Norte do Rio de Janeiro, estava emocionadíssimo com a estreia. Pudera, João tem uma trajetória inspiradora e está pela primeira vez à frente de uma atração do tipo. Ele conta que vê a cozinha como instrumento de resistência, mas sempre com afeto. Tanto, que com seu trabalho e o projeto Diamantes na Cozinha, ele vem usando a gastronomia para transformar a vida de outras pessoas. “O que estou vivendo agora parece um sonho e eu não quero acordar dele. Comecei a trabalhar ajudando em uma padaria, aos 7 anos. E hoje estou no time do Boninho, da Paolla, do Leandro, pessoas bem-sucedidas. Sei que me escolheram pela minha trajetória e o que sou, então a ideia é ser o mais autêntico possível. Penso na minha família, em tudo o que fiz para chegar até aqui. E digo que não é o João que chegou aqui, é a maior parte da população brasileira que represento, que talvez através de uma  oportunidade, do trabalho, consiga também alcançar um momento assim”, observa.

João Diamante será jurado de 'Minha Mãe Cozinha Melhor que a Sua', novo programa dos domingos da TV Globo (Foto: @podemechamardejulinha)

João Diamante será jurado de ‘Minha Mãe Cozinha Melhor que a Sua’, novo programa dos domingos da TV Globo (Foto: @podemechamardejulinha)

“Posso dizer que eu me preparei para esse momento. A vida foi muito dura comigo. As pessoas dizem que minha história de vida é incrível, mas não gostaria que fosse assim. Só que essa é a minha história. E sempre pensei no que poderia fazer para que ela se transformasse para melhor. Não é porque a vida foi dura comigo que vou ser uma pessoa dura. Não faço questão de disfarçar minha felicidade de ter chegado aqui. Pode perguntar para toda a equipe do programa, para o porteiro do estúdio, todo mundo sabe. Sou o primeiro a chegar, estou curtindo tudo, até o banheiro da Globo (risos). Estou vivendo isso intensamente. É um momento muito importante para mim e todo mundo que vem comigo”.

Paolla Carosella e João Diamante serão jurados de 'Minha Mãe Cozinha Melhor que a Sua', novo reality culinário (Divulgação/ Globo)

Paolla Carosella e João Diamante serão jurados de ‘Minha Mãe Cozinha Melhor que a Sua’, novo reality culinário (Divulgação/ Globo)

Aos 31 anos, João recorda sua trajetória até aqui. “A cozinha não foi uma descoberta para mim, foi uma das chances que tive e estou aqui até hoje. Criança ainda, comecei a trabalhar em uma padaria no Complexo do Andaraí, porque queria ganhar meu dinheirinho, era ao lado da minha casa. Mas virei profissional da cozinha no serviço militar da Marinha. Quis essa área, porque servindo ali poderia estudar, tinha um horário flexível. Comecei a gostar e quis melhorar a comida do quartel. Fui buscando técnicas, me aprimorando e meu interesse pela cozinha aumentando. Virei auxiliar de cozinha, depois cozinheiro, e por fim, cozinheiro de autoridade, fazia a comida do Almirante, o último posto da Marinha. Depois disso decidi fazer faculdade de Gastronomia. Acabei selecionado entre estudantes de todo o país para um estágio no Le Junes Verne, o restaurante da Torre Eiffel, em Paris, onde trabalhei com o chef Alain Ducasse, uma das maiores lendas da gastronomia mundial. Viajei sem saber o idioma, com a cara e a coragem. Foi um choque de realidade sair do Andaraí para a França. A cozinha não é fácil, mas nunca desisti. Podia ter feito carreira na Europa, mas preferi voltar para o Brasil, tinha uma missão, queria multiplicar o que aprendi, daí surgiu o projeto social”.

João Diamante estará em novo programa dos domingos da TV Globo (Divulgação/ Globo)

João Diamante estará em novo programa dos domingos da TV Globo (Divulgação/ Globo)

E conclui: “O mais interessante é que se antes disso me perguntassem o que eu gostaria de ter o privilégio de fazer como faculdade, eu seria um assistente social, psicólogo, algo assim, trabalhando com pessoas. E a cozinha me deu isso. Sou ligado a gente, por isso meu projeto. Quero fazer pelos outros o que o que fizeram por mim. Quero dar oportunidades para pessoas como eu. A cozinha é terapia, é um lugar de resgate. O mundo é feito de pessoas, precisamos investir nelas, se todos entenderem isso, vamos viver num lugar melhor”.

O reality culinário de mães e filhos

Em 10 episódios de ‘Minha Mãe Cozinha Melhor Que a Sua’, poderemos ver a relação dos artistas com suas mães ao lado do fogão. E de cara o diretor LP Simonetti já deu um spoiler de alguns convidados: “Teremos Douglas Souza, Mumuzinho, Juliana Paiva, Mayana Neiva. Vai ser muito interessante ver essa relação tão íntima dessas personalidades com suas mães”.

A cada semana, três diferentes duplas de mães e filhos famosos partem para a aventura na cozinha, competindo entre si em duas provas. No programa, quem coloca a mão na massa são os filhos. As mães podem até ajudar, mas há consequências que podem custar caro. Ao longo da dinâmica, Hassum comanda a brincadeira, dá seus pitacos e pergunta a opinião do ilustríssimo júri. Ao final dos desafios, Paola e Diamante provam os pratos e definem os eliminados. A cada domingo, apenas uma dupla sai como grande campeã.