Não é de hoje que o papel da mulher na indústria cinematográfica vem sendo questionado pelas próprias, cansadas de receberem menos do que os homens pelo mesmo trabalho e ainda de serem objetificadas em qualquer oportunidade pela mídia. Recentemente, Patricia Arquette levantou o embate salarial durante o Oscar, da mesma maneira que o furacão Salma Hayek cutucou a ferida no tapete vermelho de Cannes. Agora, quem fala sobre o incentivo à figura feminina no cinema é Nicole Kidman.
O discurso rolou durante o “Women in Film 2015 – Crystal and Lucy Award”, no qual Nicole foi homenageada o prêmio de “Excelência em Filme”. Ao agradecer a honraria, a atriz australiana lembrou a sua chegada a Hollywood, ainda com 14 aninhos, e mencionou um episódio no qual deixou de interpretar uma personagem em um filme de Jane Campion por causa de um beijo lésbico. “Minha desculpa foi eu ter que estudar para as provas finais, mas a verdade é que eu teria que aparecer na tela usando uma touca de banho e beijando uma garota. Eu queria ser o tipo de atriz com cabelos longos, que beijam garotos. Eu não estava pronta”, comentou a vencedora do Oscar. “Bem, hoje eu entende melhor e digo: ‘Jane, se você está por aí, eu estou pronta para fazer aquilo com a touca de banho”.
Eis então que Nicole coloca a tal touca de banho ali mesmo no palco, completando: “Vamos garantir juntos hoje que estaremos lá para essa garota, que a apoiaremos artisticamente, emocionalmente, financeiramente. Vamos criar oportunidades para ela e ensiná-la como gerenciar sua voz interior, que tenta segurá-la todos os dias”. Naomi Watts então, chegou como quem não quer nada – também usando a touca de banho – e ganhou um beijão da homenageada, de quem é amiga desde o início da década de 1990, quando ambas participaram do australiano “Flirting”.
Nicole, pode ter demorar 33 anos para você estar pronta, mas antes tarde do que nunca. E, o melhor de tudo é ter feito isso em nome de uma boa causa. HT aplaude!
Artigos relacionados