Pode pôr a panela no fogão e pegar o papel e a caneta porque vem aí a 16ª edição de “Super Chef Celebridades”. O quadro culinário do Mais Você que reúne artistas de diferentes áreas estreia mais uma temporada nesta segunda-feira, 26, com diversas novidades. Durante um mês, oito participantes irão aprender técnicas, dicas e receitas culinárias no quadro sob comando de Ana Maria Braga que tem o prêmio final de R$ 50 mil. Para a 16ª edição, o Super Chef Celebridades apresenta Paulinho Serra, Diego Hypolito, MC Koringa, Gabriel Louchard, Hélia Souza, Renata Dominguez, Claudia Ohana e Helga Nemeczyk como participantes.
Há 16 edições no ar, Ana Maria Braga explicou que a escolha dos candidatos é a principal dificuldade do Super Chef Celebridades. Segundo a loura, a condição mais importante é que o artista tenha uma relação próxima com a cozinha. No entanto, a apresentadora destacou que o conhecimento culinário não é uma questão obrigatória. “Todo ano é um grande desafio montar um elenco que realmente goste de cozinhar. Eu acho que essa é a principal característica e dificuldade no que envolve a escolha dos candidatos. A gente demora cerca de seis meses para pesquisar, convidar e confirmar a participação desses artistas para os 30 dias do quadro”, explicou.
Assim, o elenco do Super Chef Celebridades reúne amantes das receitas, dos garfos e aqueles que são assumidamente leigos no assunto. Um desses exemplos é a atriz Renata Dominguez, que não hesitou em dizer que não entende nada de cozinha. Inclusive, ela contou que recusou o convite do Mais Você para participar desta edição. “No primeiro momento, eu não aceitei porque não me sentia apta para participar. Depois, a produção me explicou que eles não cobrariam nada que não ensinassem antes, e aí eu comecei a achar muito interessante”, lembrou.
Por outro lado, Helga Nemeczyk chega ao programa com bons motivos para desbravar o universo gastronômico apresentado por Ana Maria Braga. Para a atriz, mais do que novos conhecimentos, o convite para o Super Chef Celebridades explora uma questão íntima e emocional da atriz. “Estar nesse programa tem ainda um sentido diferente para mim. Eu aprendi a cozinhar com meu pai, que adorava gastronomia, e ele morreu há um ano. Então, eu estar em um programa de culinária hoje seria, certamente, motivo de muita alegria para ele”, disse.
Com ou sem experiência, os oito participantes terão uma agitada rotina na cozinha dos Estúdios Globo. Para esta edição, Ana Maria Braga adiantou que novas provas irão movimentar a disputa pelo prêmio de R$ 50 mil. “Toda temporada nós sempre apostamos em novidades para dinamizar o quadro. Até porque, se fosse igual, eles poderiam assistir às edições anteriores e já chegar com certa vantagem. Então, a gente tem uma equipe super criativa que elabora novas propostas dentro de um formato básico original”, explicou Ana que acrescentou que o quadro vai além da formação culinária. “A cada ano a gente se surpreende com a entrega e o resultado desses artistas. Eles estão aqui para nos mostrar como brincar e se divertir fazendo gastronomia. Neste quadro, os participantes nos provam que tudo pode ser aprendido e feito com uma boa dose de alegria. O principal objetivo do programa não é formar um grande chef de cozinha e, sim, mostrar o amor pela culinária e o desejo por aprender sempre mais”, destacou.
Sendo assim, Super Chef Celebridades vai além do conceito de reality gastronômico, como apontou Ana Maria Braga. Nos bastidores, o programa tem a intenção de ensinar aos participantes e ao público do Mais Você as delícias deste universo através do ensinamento de ícones da culinária. “O quadro não é um reality só pela competição. Há uma troca de saberes muito interessante entre os participantes e o público. Antes de cada receita, eles têm workshops que ensinam técnicas e temperos para os artistas e para quem está assistindo. Ou seja, há uma interação que permite a troca de conhecimentos além da competição”, disse a apresentadora.
Artigos relacionados