Chegou ao fim na noite dessa terça-feira (15/09) a segunda temporada do “Masterchef Brasil”, na Band, e a essa altura todo mundo já sabe que a chef fênix – que voltou à competição na repescagem – Izabel ganhou a final de Raul. E se tem uma palavra que marcou essa temporada, ela é sucesso. Sempre um dos assuntos mais comentados no Twitter, e chegando à vice-liderança do Ibope, o reality show culinário já garantiu uma terceira temporada e ganhou um spin off, o “Masterchef Junior”, só para crianças. Nas horas que sucedem a decisão final dos jurados Paola Carosella, Erick Jacquin e Henrique Fogaça, HT separou os dez momentos marcantes dessa temporada. Pega na nossa mão e vem na retrospectiva!
1) O hambúrguer mineiro gigante e o choro de Clara
Ainda na fase da seleção do elenco final desta edição, a mineira Clara foi a primeira a proporcionar ótimos momentos. Tentando entrar no programa, ela apresentou um hambúrguer gourmet mineiro com frango, queijo canastra, purê de banana da terra flambado com cachaça e crispy de couve. Quando começou a leva de questionamentos dos jurados, Clara se atrapalhou. Chamou Paola de “doida”, provocando fortes suspiros da jurada, levou bronca de Jacquin por suas batatas gordurosas. Clara questionou todas as críticas dos jurados, e ainda quis que eles comessem seu hambúrguer de carne e faca, e não com a mão, como eles queriam. De “pega um machado lá [para eu partir]”, a “amar não quer dizer saber [cozinhar”], passando por sua comida “é ruim” e “isso não é comida mineira”, Clara caiu no choro e, como o vídeo abaixo mostra, foi eliminada.
2) A emoção de Henrique Fogaça
O jurado Henrique Fogaça, conhecido pela casca dura e pelas críticas mais fortes, caiu em emoção ao anunciar quem sairia da prova de eliminação disputada por Carla, Marcos e Aritana. Quando foi avaliar o prato de Marcos, Fogaça lembrou de sua filha Olivia, de oito anos, que tem necessidades especiais. “Eu tenho uma filha especial, e, há algum tempo, precisei ficar com ela no hospital e precisei comer lá. Sua comida me lembrou a comida de lá. Sem sal, sem gosto, sem vida”, disse. Quando foi falar do prato de Aritana, ele se estendeu. “Se você não consegue cozinhar para a gente, então, pensa nos seus filhos. Minha grande frustração é não poder cozinhar para a minha filha. Ela se alimenta por sonda, não sente gosto, se sente, não pode falar. Mas cada um com seus problemas, cada um tem seu fardo para carregar”, falou.
3) O choro de Paola Carosella
Não se engane só por ela ser a única mulher do júri. Paola Carosella não economiza no deboche e na provocação com os participantes do “Masterchef Brasil”. Mas na eliminação no estudante de engenharia Lucas Furtado ela se entregou e foi às lágrimas. “Você cozinha muito bem. E você tem muito talento. Não pare de ler, não pare de estudar e não pare de cozinhar. Se você quiser trabalhar comigo, tem lugar na minha cozinha”, ofereceu ao rapaz que respondeu: “Eu vou, sim, chef. Muito obrigado”. Lucas foi para a berlinda ao lado de Fernando e Raul e levou a pior após apresentar uma linguiça de cordeiro crua.
4) A gravidez escondida de Sabrina
Sabrina Kanai, de 29 anos, foi outra que já dançou do “Masterchef Brasil” ao errar o uso de temperos franceses – que ela mesma escolheu – durante a execução de um prato. Mas no seu caso, a saída chamou atenção não pela culinária, mas por uma…gravidez. A participante escondeu dos três jurados, dos concorrentes e da apresentadora Ana Paula Padrão que estava grávida de alguns meses. Segundo uma revista paulistana, a produção já sabia, mas não se confirmou nada até o momento. No dia de sua eliminação, Sabrina revelou a apresentadora e explicou o motivo de ter escondido a gravidez. “Eu conversei com o meu obstetra para saber se seria um risco para o neném e ele falou que não, que seria tranquilo, que era para eu seguir os meus limites. (…) Esse é um programa de gastronomia, de culinária. Então, eu revelar esse tipo de coisa pras pessoas interpretarem mal… No dia que a Bel me deu a imunidade na prova de eliminação, poderiam achar: ‘Ah deu porque ela está grávida’. Eu queria que cada coisa aqui fosse verdadeira, cada crítica, cada elogio e cada ato de gentileza fosse pela Sabrina que eu sou e não pelo fato de estar com um nenenzinho dentro de mim”, explicou. Ah, e ela espera uma menina.
5) As respostas atravessadas de Ana Paula Padrão
Nossa quinta lembrança dessa segunda temporada não aconteceu exatamente durante a exibição do programa, mas foi de lá que saiu. A apresentadora Ana Paula Padrão teve de ler de um tudo em sua conta oficial do Twitter por conta da sua – controversa – atuação como chefe dos Master Chefs. A apresentadora acompanha tudo que falam dela e responde em tom ácido e cheio da ironia. Enquanto muitos pedem sua saída, Ana pede para que troquem de canal, mandou um internauta virar chef para “eliminá-la” e até questionou para o que uma telespectadora servia, já que ela disse que Ana era inútil. Até a pronúncia do plural da palavra “fornos”, que ela usou na última edição rendeu assunto. E não para por aí: ela já foi comparada ao narrador Galvão Bueno – conhecido por provocar impaciência de telespectadores -, e de tramar intrigas entre os participantes
https://twitter.com/anapaulapadrao/status/626233265603637256?ref_src=twsrc%5Etfw
https://twitter.com/anapaulapadrao/status/626237011268108288?ref_src=twsrc%5Etfw
https://twitter.com/anapaulapadrao/status/626228390492786688?ref_src=twsrc%5Etfw
6) O dia do frango depenado
Um frango como protagonista de prova não deveria causar medo em aspirantes da cozinheiros, certo? Não quando o animal tem poucas horas de morto e ainda está completamente peludo. No dia que os participantes tiveram que depenar um frango e cozinhá-lo com elementos surpresas, foi choro para todo lado. Cristiano chorou de emoção e foi consolado por Ana Paula Padrão, enquanto Izabel teve de controlar seu choro sozinha. Nervosos em ter de depenar o frango com água fervendo, a maioria dos participantes se atrapalhou e serviu o prato final cru. “Isso é concurso de frango cru?”, chegou a perguntar Fogaça. Ah, e o problema não ficou só no frango. Paola Carosella também se irritou com a quantidade de arroz fora do cozimento adequado. “Se está cru, por que por no prato?” e “Arroz cru eu não vou comer porque já comi quatro” lançou a jurada.
7) Iranete: simplicidade, diva da internet e renegadora de estágio
Se tem uma participante que ajudou essa edição ser muito comentada na internet, ela é Iranete. A empregada doméstica baiana foi eliminada numa prova que exigiu exatidão em três diferentes pontos do preparo de uma carne e mousse. Criticada por apresentar pratos simples como lasanha de presunto, hambúrguer de frango ela foi a inspiração para a conta no Twitter “Receitas da Iranete”. De cunho humorístico, o perfil posta fotos de pratos como arroz, feijão e ovo frito e lasanha de micro-ondas. O chef francês Jacquin chegou a aconselhar que ela largasse a cozinha e passasse a fazer tricô. Desafeta declarada do concorrente Cristiano – também baiano, a qual ela se reconciliou antes de sair -, Iranete nunca se deixava abater e até tirada onda dos adversários. Quando ganhou uma prova de culinária oriental – sem nunca ter comido -, soltou: “Vou voltar para a Bahia não. Vou para o Japão. Usei minha criatividade e surpreendi não só um como todos os chefs”. Ah, e acredita que ela recusou oferta de emprego dos dois chefes? Pois foi o que ela contou a um jornal paulistano…
8) Murilo, faca, coelho e…esporro
Em sua primeira aparição no “Masterchef”, Murilo de Oliveira preparou um coelho com molho de cerveja e levou para a apresentação um…coelho vivo. O paranaense levou seu animal de estimação e deu a entender aos chefes que mataria o bicho na frente deles. O gracejo não agradou o francês Erick Jacquin que questionou se Murilo queria ser um cozinheiro ou um personagem, reprovando a atitude do participante de fazer brincadeira com o bicho morto e o vivo ao lado, preso em uma gaiola.
9) A volta de Izabel
Uma decisão da direção movimentou a disputa dessa temporada: os oito primeiro eliminados teriam uma chance de voltar à competição. Cássia, Gustavo, Hamilton, Izabel, Larissa, Murilo, Patrizia e Rodrigo enfrentaram o desafio da caixa misteriosa, onde cada um teve que cozinhar com elementos que foram escolhidos pelos outros colegas. Izabel, que havia sido eliminado após apresentar uma lasanha ao pesto e salada de escarola e amêndoas com vinagrete de melaço, que foi duramente criticada pelos jurados. Mas na segunda chance levou a melhor e, para provar que soube aproveitar bem a oportunidade, ganhou o reality.
10) A arrogância de Fernando
Conhecido por não aceitar críticas, acatar conselhos e por uma postura, digamos, arrogante, Fernando foi outro personagem marcante dessa segunda temporada. Sua eliminação, aliás, foi com direito a uma bronca daquelas de Jacquin. Ao errar o ponto da carne e na apresentação de seu lombo de cordeiro com purê de dois queijos e molho de jabuticaba com cogumelos, Fernando ouviu do jurado: “Vou te falar, como se fosse para um menino que trabalhou no meu restaurante. Você tem futuro, mas deixe sua personalidade, seu ego… um pouquinho de lado. Não seja chef antes de ser cozinheiro. Comece a ser cozinheiro, que você tem futuro e talento. Eu sou igual a você, mas eu sou chef, você não”. Um dos grandes erros que custou sua vitória no programa foi não ter ouvido um conselho de Paola Carosella: “Você está pintando o prato. Se você joga tudo dentro, dá na mesma se jogar no lixo”, chegou a ajudar a argentina. Mas nada que surtisse efeito. Ao sair, ele se desculpou: “Eu acho que faz parte da personalidade, mas eu gostaria de pedir desculpa se eu ofendi alguém, e com certeza, vou trabalhar isso para ser uma pessoa melhor”.
Artigos relacionados