No auge dos seus 19 anos, a atriz Giulia Gayoso já tem muito o que falar. Mesmo com a pouca idade, ela é destaque como a determinada Juliana na atual temporada de “Malhação – Pro Dia Nascer Feliz”, deixando São Paulo, sua cidade natal, para correr atrás do sonho de se tornar atriz na capital carioca. As responsabilidades na adaptação a um novo lugar a fizeram adotar um estilo de vida diferente do comum.
No entanto, participar da novela já era algo que Giulia sonhava desde muito cedo e que, agora, finalmente conseguiu realizar. A atriz conta sobre como está sendo a experiência e lamenta o fim da temporada: “É um sonho muito antigo! Participar de Malhação para qualquer ator é sempre um prazer, sendo ele iniciante ou não. É algo tão gostoso, tem uma energia diferente e eu cresço bastante, realmente é uma escola. Superou completamente as minhas expectativas, venho aprendendo tanto com os atores mais jovens quanto com os mais experientes. É uma troca de aprendizado e companheirismo. Até dói o coração pensar que estamos chegando no final”.
A interpretação de Juliana, que é conhecida por ser explosiva e rebelde, lutando pelas causas que defende com unhas e dentes, fez Giulia enxergar os principais pontos com os quais se identifica com a personagem. “A Ju é muito parecida comigo por possuir uma personalidade solar, por ter coragem de falar o que tem que ser dito e também pela questão do ativismo, que se assemelha muito comigo desde novinha. A parte dela que não carrego é a irresponsabilidade e a sua revolta, por isso talvez eu seja a Juliana depois do amadurecimento”, brinca.
O engajamento com causas importantes não é exclusividade somente de sua personagem, pois a jovem é adepta ao veganismo há mais de um ano, e faz questão de exemplificar a importância de não consumir produtos de origem animal. Ela explica que, desde muito nova, já tinha tomado consciência do seu papel. “O desejo de me tornar vegana existe desde os meus 13 anos. No começo não sabia direito o que significava a filosofia, nem no ambiente e muito menos no nosso corpo, era mais pela causa da defesa dos animais. Depois que atingi a maioridade, e já vegetariana, procurei um médico que me orientou e agora sou vegana. Além do amor pelos bichos, consigo entender o quanto a indústria é cruel e isso mexe muito comigo, e a sustentabilidade também é uma questão importante, pois nosso mundo não vai suportar o consumo de carne por muito tempo. Leio muito sobre o assunto e sobre os reflexos que ele causa, e tenho vontade de mudar isso”, explica.
Em suas mais recentes temporadas, Malhação abordou temas sensíveis e importantes na sociedade, como o vírus HIV e, nessa temporada, a gravidez na adolescência. Além das causas, Giulia acha crucial a discussão de temas polêmicos com os telespectadores, que em sua maioria, são jovens. “É uma das novelas que mais conquista o público adolescente e a abordagem desses assuntos é importantíssima, pois nos tornamos formadores de opinião de uma fase crítica que é a adolescência. Então, o fato de mostrarem que a rebeldia da minha personagem, por exemplo, não é o melhor caminho, não é um exemplo, é porque muitas vezes ela quebra a cara. Não é exposto de uma forma romantizada e também não tão séria, mas a conotação é educativa”, finaliza.
Artigos relacionados