Com o cinema nacional ganhando destaque em agosto, já que os festivais de Paulínia e Gramado já estão batendo as portas, ganha evidência “Sinfonia da Necrópole”, selecionado para ambos e o primeiro longa-metragem de Juliana Rojas, co-diretora de “Trabalhar Cansa”, o cultuado filme tocado em parceria com Marco Dutra. Os dois diretores são chegados a uma vertente de cinema fantástico pouco comum na cinematografia nacional, e Dutra, inclusive, chamou atenção meses atrás com o lançamento da sua produção de terror “Quando eu era vivo”, estrelada por ninguém menos que Antônio Fagundes, o ator-fetiche do cineasta Marat Descartes, e Sandy Leah.
Agora em seu primeiro longa solo, Rojas mistura musical e comédia em um filme passado na Cidade de São Paulo, mas filmado no Rio, no conhecido Cemitério São João Batista – uma espécie de versão carioca do parisiense Pére Lachaise, dada a quantidade de celebridades que lá repousam suas ossadas. No roteiro, a rotina do aprendiz de coveiro Deodato (Eduardo Gomes) é sacudida quando uma nova funcionária (Luciana Paes) chega ao cemitério e, juntos, eles fazem o recadastramento dos túmulos abandonados, o que implica em estranhos eventos que fazem o protagonista questionar as implicações em se mexer com os mortos.
Fotos: Divulgação
O mais divertido é que a história é pontuada a partir de alguns números musicais, com as letras das canções escritas pela própria diretora, algumas em parceria com Ramiro Murillo, que também assina a produção musical, coreografia e arranjos. Hum, musical da MGM com levada macabra?
A curiosidade, claro, é grande. Afinal, várias coisas passam pela cabeça, desde os números musicais de desenhos terroríficos de Tim Burton – tipo “A Noiva Cadáver” e “O Estranho Mundo de Jack” -, hipotéticas versões musicadas de “Walking Dead” (“Thriller”, de Michael Jackson também comparece na imaginação) e até a divertidíssima abertura-cartoon do seriado “Pé na cova”. Vale a conferida para ver que caminho foi escolhido pela diretora. Confira o teaser!
Sinfonia da Necrópole (teaser) from maxeluard on Vimeo.
Artigos relacionados