*Por Brunna Condini
A partir de segunda-feira (10), as noites da Globo se despedem do já inesquecível remake de ‘Pantanal’, e o público recebe cheio de expectativas ‘Travessia’, trama de Gloria Perez, que traz no mote o mood costumeiro da autora, aquele carregado de emoção, que, desta vez, tem como premissa: “A verdade nunca mente”. Em tempos de fake news – justamente umas das temáticas do novo folhetim – alguns ainda acham que nesta afirmativa cabem interpretações. Será? Em sua terceira novela de Gloria, Raul Gazolla opina: “A verdade costuma ser uma só, né? O que é real”.
Gazolla sabe bem o que é lutar contra informações falsas, como quando sua mulher, Daniella Perez (1970-1992) foi assassinada. Na época, os assassinos apresentaram versões do caso, sem provas, tentando justificar o crime injustificável. Mas, Raul e Gloria Perez, marido e mãe de Daniella, fizeram de tudo para preservar a memória da atriz. E isso é relembrado em ‘Pacto Brutal‘, da HBO Max, que revisita os fatos que envolveram o assassinato da filha da novelista. O documentário foi o último encontro profissional entre o ator e a autora antes do atual folhetim. “Eu e Glória viramos família há 30 anos”, diz, contabilizando o tempo que Daniella foi morta, em 28 de dezembro de 1992. “Na verdade, já éramos família antes de tudo o que aconteceu, já que fui casado com a Daniella por três anos. Depois do que passamos, nosso nível de parceria e cumplicidade só se intensificou”.
E frisa: “Gosto de deixar claro, que isso não tem absolutamente nada a ver com o trabalho. A Gloria me convidou para fazer a primeira novela com ela, que foi ‘O Clone’, 10 anos após o assassinato da Dani. Um dia ela me disse: “Raul, agora eu já estou preparada para trabalhar com você”. Esse momento foi muito emocionante pra nós (se comove), e seguimos em frente. Entendo que devia ser muito difícil para Gloria, porque mexia com ela me ter por perto. Como ela também mexe comigo”.
Raul exalta o fato de a produção sobre o crime ser considerada a mais assistida no mundo hoje na HBO Max. “A série merece isso. Ela é importante para o país, para a Gloria, para mim. E claro, principalmente para a Dani, porque tivemos que inocentá-la de ter sido assassinada. Nunca pensei que isso seria preciso. E toca num ponto fundamental, que é atentarmos cada vez mais para a fragilidade das nossas leis. É triste viver em um país que tem um Código Penal tão vulnerável”, lamenta.
Aos 67 anos e cheio de vitalidade, Gazolla faz em ‘Travessia‘ um personagem que cai como uma luva em seu estilo de vida: o dono de uma academia, o solar Vandami – uma alusão popular e ‘abrasileirada’ do sobrenome do ator Jean-Claude Van Damme. “Olha, tenho muito em comum com ele. Também pratico esportes a vida toda, gosto de malhar e aprendi a ser um cara mais leve. Além disso, o Vandami está me fazendo descobrir o humor em mim, porque não me acho engraçado. Ele tem um tom diferente de tudo o que fiz até hoje”, diz.
“Todos os personagens centrais da novela vão transitar por Vila Isabel e passar pelo bar Encanto da Vila e pela academia, então vai ser ótimo. Meu personagem estimula as pessoas a praticarem exercício, esportes, assim como eu”. E destaca: “Olha essa cidade cenográfica, os detalhes desse bar (onde essa entrevista foi feita, na ação de lançamento da novela). Não tem como não fazer as tramas principais também circularem aqui. Está tudo bem no estilo de Vila Isabel, que tem ótimos lugares para comer, beber. É um bairro gostoso, que tem tradição”.
O ator aproveitar para anunciar que já tem projeto em produção para quando a novela chegar ao fim. “Sou um cara voltado para a saúde e o esporte. Estou produzindo um documentário sobre kitesurf, porque atravessei os estados do Ceará, Piauí e Maranhão de ‘kite’. Foram seis dias velejando na costa brasileira e foi demais. Vi várias praias ainda selvagens no trajeto, imagina isso? O projeto foi aprovado pela Ancine, estamos na fase de captação de recursos, e assim que terminar a novela vamos novamente para o Nordeste filmar mais um tempo por lá, captar imagens com equipamentos mais profissionais”.
Artigos relacionados