De volta à sétima arte, Selton Mello sobe a Serra Gaúcha para adaptar obra chilena com Vincent Cassel a tiracolo


Ele vai dirigir e atuar em “O Filme da Minha Vida”, que contará com elenco formado por moradores de cidades como Bento Gonçalves e Farroupilha. As filmagens começam neste semestre!

* Com Lucas Rezende

A mais recente incursão de Selton Mello pelo cinema como diretor foi em 2011, quando filmou “O Palhaço”. O trabalho rendeu indicações e prêmios como diretor de ficção, diretor revelação, edição, ator e roteiro original. E se o que é bom merece repeteco, Selton se prepara para voltar a bater a claquete ainda neste semestre. É quando se iniciam as filmagens de “O Filme da Minha Vida” baseado no livro “O Pai do Cinema”, do chileno Antonio Skármeta (de “O Carteiro e o Poeta”, em 1994).

Selton Mello: novo projeto cinematográfico cercado de expectativas (Foto: Daryan Dornelles/ Divulgação)

Selton Mello: novo projeto cinematográfico cercado de expectativas (Foto: Daryan Dornelles/ Divulgação)

Na história, Tony, o protagonista, é um jovem de 22 anos recém saído da faculdade e ao retornar à cidade natal descobre que seu pai desapareceu. Passando a frequentar um cinema da região ele, misteriosamente, descobre o pai está mais perto do que imagina. Comparando com a sinopse oficial, a adaptação altera o nome do protagonista, que era Jacques. Até por que, na visão de Skármeta, ele é um forasteiro francês, e não um universitário brasileiro. Nada mais coerente.

Selton por trás das câmeras mais uma vez (Foto: Reprodução)

Selton por trás das câmeras mais uma vez (Foto: Reprodução)

Ambientado em 1960, “O Filme da Minha Vida” será rodado na Serra Gaúcha, em locações em Bento Gonçalves, Monte Belo do Sul, Santa Tereza, Farroupilha e Nova Roma do Sul. “Estou muito feliz, sempre quis fazer algo no Sul e agora chegou a hora”, disse Selton em uma coletiva na região. “A ideia é construir uma cidade fictícia para ambientar Remanso e Fronteira, que são as principais cidades da produção”, explicou.

A previsão é que Selton também atue e conte, ainda, com a participação especial de Skármeta, que já avisou que quer acompanhar parte da produção de perto. Aliás, de forma que se confira mais realidade ao contexto da Serra, a produção do longa está buscando atores na região. Homens e mulheres entre 18 e 70 anos participaram recentemente de uma seleção no município de Bento Gonçalves.

Vincent Cassel é um dos atores do novo longa de Selton Mello (Foto: Reprodução)

Vincent Cassel é um dos atores do novo longa de Selton Mello (Foto: Reprodução)

Com apoio da Garibaldi Film Commission, além de atores da região, “O Filme da Minha Vida” contará com um grande nome do cinema internacional. Trata-se de Vincent Cassel, que chegou a ser eleito o homem do ano pela “GQ”, conhecido por atuações em “A Bela e a Fera”, e “Cisne Negro” . Ele está confirmado no papel do pai desaparecido. Ou seja, o novo longo de Selton, que quase foi ao Oscar à época de “O Palhaço”, parece ter boas chances de repetir os feitos do antecessor. Ah, em tempo:  a Agência Nacional do Cinema autorizou a produção a receber R$ 10,9 milhões para financiar os trabalhos.