Com segunda temporada já garantida, “Apartamento 302” celebra a diversidade do corpo feminino sem retoques na TV


Nascido como um Tumblr com fotos de mulheres nuas e cruas, projeto de Jorge Bispo conquista a audiência logo de cara no Canal Brasil

*Por Júnior de Paula

Lembra que a gente contou sobre o primeiro projeto televisivo do superfotógrafo Jorge Bispo no Canal Brasil? Para quem não se lembra, a gente retoma a história: Bispo, há alguns anos, começou a fotografar mulheres reais em seu apartamento no Jardim Botânico – o 302! – sem nenhum retoque, nenhum artifício de manipulação de imagem, em preto e branco e começou a dividir o resultado desses ensaios em um Tumblr. O sucesso foi tanto, que o projeto 302 virou um livro e, agora, programa de TV.

Abertura do “Apartamento 302”

Pois bem: ainda nem na metade da primeira temporada, o sucesso de crítica e de público foi tão grande que o Canal propôs fechar uma segunda e ele, claro, topou na hora. O que seriam 26 episódios com as tais retratadas contando um pouco sobre a experiência de fotografar, suas vidas, as dificuldades e as delícias de serem mulheres no mundo contemporâneo, agora serão 52, divididos em duas temporadas. Dirigido por Dani Gleiser e Joana Jabace, o programa agora está em busca de novas personagens para completar seu casting e tornar cada episódio ainda mais especial.

O recado, aliás, quem dá é o próprio Jorge Bispo: “Agora é oficial: Assinei contrato essa semana e teremos segunda temporada do “302” em 2015. Portanto, a produtora Dafina já começou a receber candidatas que queiram posar e contar suas histórias. Para quem interessar, é só escrever para 302@dafina.com.br”. Vida longa ao projeto!

Este slideshow necessita de JavaScript.

*Junior de Paula é jornalista, trabalhou com alguns dos maiores nomes do jornalismo de moda e cultura do Brasil, como Joyce Pascowitch e Erika Palomino, e foi editor da coluna de Heloisa Tolipan, no Jornal do Brasil. Apaixonado por viagens, é dono do site Viajante Aleatório, e, mais recentemente, vem se dedicando à dramaturgia teatral e à literatura