Carol Bresolin, de “Reis”, se opõe à hiperexposição nas redes e aos críticos de novelas bíblicas: “Preconceito”


Trabalhando em seu primeiro projeto teledramatúrgico robusto, a série “Reis” da Record, Carol Bresolin celebra sua parceria com a emissora paulistana. Sobre a questão muito levantada na web a respeito do número crescente de influenciadoras nas produções de TV, Carol, que tem formação profissional, pontua: “Não acho justo quem faz projetos de dramaturgia e entra só por que tem seguidor”. Outro ponto levantado por ela diz respeito à hiperexposição oriunda das redes sociais, algo do qual vem se blindando depois de cobranças de seus 5 milhões de seguidores. Namorando o também ator Ricky Tavares, ambos optam por uma mostra dosada sobre a vida do casal no Instagram

*por Vítor Antunes

“A encantadora filha de Encantado“. O trocadilho revela-se inevitável ao conversarmos com Carol Bresolin, nascida na cidade de Encantado, 144km da capital do Rio Grande do Sul, Porto Alegre. A atriz e influenciadora digital poderá ser vista nos próximos capítulos de “Reis – A Consequência”, nova temporada da série bíblica exibida na RecordTV. Os episódios exibidos desde a última segunda-feira correspondem à oitava fase da obra, que vem revelando-se um sucesso para os padrões da emissora. Aliás, tanto a TV como o seus projetos audiovisuais costumam ser alvo de polêmicas, o que, recorrentemente são vistas como preconceituosas. Perguntamos à Carol se ela percebe das pessoas, tanto do público como da própria classe artística, algum tipo de má vontade para com a emissora e ela diz: “Muitas vezes as pessoas não se dão nem a oportunidade de ver um projeto da Record. Fora o fato de haver, na casa, uma estrutura enorme e de grande qualidade técnica. Algumas pessoas têm com a Record uma ideia preconcebida [com relação às novelas bíblicas], tal como têm com o SBT, com relação às tramas infantojuvenis”.

Outra pauta importante da vida de Carol é a sua presença forte nas redes sociais e na questão feminina. A atriz, que tem cerca de 5 milhões de seguidores só no Instagram usa a rede como veículo não só para propagar conteúdos divertidos, mas também pautas importantes. Para a atriz, o hate, algo quase que inerente ao próprio Instagram, não a atinge mais. “Não existe nada que as pessoas não queiram colocar defeito”. Quanto à cobrança ao corpo ideal, ela própria diz que já foi “muito bitolada” em não tomar refrigerante ou comer frituras, por exemplo. Mas concluí que a vida é equilíbrio. “E a minha prioridade é a minha saúde mental. Talvez no passado, eu achasse que meu corpo não estivesse adequado, quando hoje estou satisfeitíssima com ele. São fases da vida. Em um dia é possível treinar e, no outro comer fast food. Não dá para se pressionar tanto ou ceder às expectativas dos outros”.

Carol Bresolin faz sua primeira novela em um papel destaque e, em paralelo, tem 5 milhões de seguidores na Internet (Foto: Diego Nunes)

É SOBRE FAZER AMIGOS E INFLUENCIAR PESSOAS

Atualmente, vivendo Ashira em “Reis – A Consequência“, na Record, Carol faz a sua primeira obra inteira na TV. Antes desta, deu vida a uma miss, numa participação especial em “Aquele Beijo“, novela de 2011. A chegada à Record é decisiva e revela um espaço acolhedor e afetivo: “Todos são muito simpáticos e atenciosos, mesmo em coisas mais delicadas como mudar a cor do cabelo. O sentimento é o de estar em casa, em família”. Sobre a novela, com uma tônica bíblica e uma caracterização adequada àquela cronologia, a atriz ressalta a percepção de ser “um outro tempo, com suas diferenças. É curioso ver a mim de outra forma, sem tatuagem, sem piercing… Ou estar numa atmosfera que a gente não viveu. Acho incrível”.

Do início da década para o tempo presente, ela redirecionou a sua rota apostando nas redes sociais e apenas em uma delas, o Instagram, acumulou 5 milhões de seguidores. Muito se foi polemizado no último ano sobre o fato de uma instagrammer virar atriz e da legitimidade disso. No caso de Carol, ela é atriz por formação, mas explodiu no Instagram primeiro: “Antes de ser influenciadora, eu já era atriz formada, tinha o meu DRT, havia feito cursos e faculdade. Não houve por parte da classe uma cobrança diante do fato de eu ser influenciadora e atriz. Mas acho que o mercado exige mais que se haja talento e isso se sobrepõe ao fato de eu ser influencer. Tudo de artístico que fiz, passei por testes, disputando com pessoas do mesmo perfil”.

Não concordo quando vejo a presença de pessoas que estão ali única e exclusivamente por terem uma quantidade X de seguidores – Carol Bresolin

A atriz prossegue: “Não acho justo quem faz projetos de dramaturgia e entra só por que tem seguidor. É preciso ter qualificação para se fazer o que for. Fala-se muito mais sobre sua experiência, estudo e ser bom. Quando há influenciadores que dizem ter a intenção em cursar teatro, eu os estimulo. Acho que isso os qualifica a falarem melhor com o público, a dosar o tom de voz. Se um influenciador faz um teste para uma obra e ele está municiado de seus cursos e DRT não vai ser contestado”.

Em “Reis”, Carol Bresolin vive Ashira, filha da cortesã Golda (Andrea Veiga) [Foto: RecordTV/Divulgação]

MULHER

Como não poderia ser diferente – ainda que devesse – a pressão por sobre as mulheres nas redes sociais repete o comportamento da sociedade. “A coisa que mais agradeço é ter saúde mental. Eu não dou voz a quem não me conhece. Não dou voz a hater. Há uma infinidade de “Carol” abaixo do que é revelado na rede social. Considero as críticas construtivas e descarto as negativas. E há uma pressão às mulheres na rede social, ainda que eu seja zero ligada a isso. As pessoas já pressupõem, de cara, de que eu fiz lipo, por exemplo. E algumas vêm agressivamente falando sobre”.

Quando eu estou trabalhando não tenho vaidade, não quero aparecer bonita na foto, e não cedo a uma questão mais egoica – Carol Bresolin

Namorada do ator Ricky Tavares, que também está na trama religiosa, Carol diz optar por uma espécie de “exposição controlada” de seu relacionamento nas redes. Ela explica: “Eu já tive relacionamentos muito expostos, Ricky também. Nunca trocamos essa ideia sobre o que revelar ou expor e tenho até mostrado menos sobre a vida sentimental. Procuramos ter um equilíbrio”.

Ela continua: “No meu outro relacionamento, eu recebi mensagens de pessoas chorando com o término e sentindo-se mal por isso. Há uma pressão maior. Houve situações nas quais eu vivi relacionamentos em que se eu não postasse fotos do casal em pelo menos três dias haveria quem pensasse que estávamos rompidos. E, quando o relacionamento foi encerrado, gente que não lidou bem com isso. Decidi não expor minha vida assim, intensamente, a ponto de as pessoas quererem fazer parte dela. Mostro, mas não escancaro a minha rotina”.

Carol Bresolin e os diálogos entre expor e escancarar a rotina nas redes sociais (Foto: Diego Nunes)

ENCANTAR-SE

Para além dos trabalhos como atriz nos projetos acima citados, Carol estará em “Um dia Cinco Estrelas“, dirigido por Hsu Chien. “É o segundo trabalho que faço com ele. O primeiro foi “Desapega”, protagonizado por Glória Pires e Maísa Silva. E Bresolin é só elogios a Hsu. “Ele nos deixa bem à vontade. Quando me foi falado que meu personagem teria um filho, entrei nesta imersão sobre o tema da gravidez e, assistindo vídeos e canais sobre maternidade compreendi mais sobre este universo já que eu nunca tive filho. Foi um filme de comédia bem legal”. Outra pessoa a quem a atriz se reverencia é Glória Pires: “Ter contato com ela me fez compreender a razão de Glória estar onde está. É humilde, aberta e me deu toda a intimidade que eu nunca imaginei, e me proporcionou um aprendizado enorme”. Além deste longa, a atriz fez um suspense psicológico chamado “Carcaça“, que deve ser lançado apenas no ano que vem.

Leia Mais: Maísa Silva co-protagoniza filme que trata sobre o consumismo. Atriz nega estar escalada para novela de Lícia Manzo

Nascida em Encantado, cidade do interior gaúcho, Carol tem, em sua terra natal, um Cristo Redentor, lá chamado de “Cristo Protetor”. A contrário da carioca, a estátua gaúcha é maior da América Latina – mede 37,5 metros de altura e 43,5 metros, com o pedestal; ante os 38 metros, sendo 30 da estátua daquela existente no Alto da Boa Vista. Para Bresolin não há competição. A do Rio tem “uma vista especial. E eu estou virando carioca de fato. A vibe e a qualidade de vida realmente roubou meu coraçãozinho. Aqui, eu tenho uma grande conexão com a natureza e isso me faz muito bem. Há uma válvula de escape o tempo todo, como cachoeiras, trilhas…”

Se sonhar é encantar-se de fé, Carol Bresolin revela-nos o seu maior desejo: “Ser reconhecida como atriz , fazer meu trabalho bem feito para que me admirem como profissional, além da beleza, ou da quantidade de seguidores. E, claro, trilhar uma carreira internacional”. Além deste conta-nos que se estivesse num reality, possibilitaria que conhecessem “uma Carol além do estereótipo”. Ela também pensa “no upgrade na carreira, que advém disso”, finaliza.

Carol Bresolin sonha em participar de um reality (Foto: Diego Nunes)