“Cara e Coragem”: Globo recorre a Rafael Cardoso para tentar alavancar audiência morna de novela das 19h


“Cara e Coragem” encaminha-se para o final de sua exibição e com uma jornada muito desfavorável em relação à audiência. A novela, ignorada pelo público nas redes sociais, acumula um baixo Ibope e repercussão nula. Como forma de tentar gerar maior engajamento, a Globo convidou Rafael Cardoso para uma participação especial na trama para movimentar o casal principal da novela, composto por Marcelo Serrado e Paolla Oliveira. Com problemas nos números em todos os folhetins da casa, a Globo tem numa novela de 1996 o seu melhor resultado em audiência. Outro produto que também repercutia positivamente, “Chocolate com Pimenta” teve a sua exibição suspensa por conta da primeira fase dos jogos da Copa

*por Vítor Antunes

Com baixa repercussão na Internet e uma audiência mediana, ainda que não ofereça risco à liderança da Globo no horário, “Cara e Coragem” vai se encaminhando ao término de sua exibição. Com o último capítulo previsto para ir ao ar em 13 de janeiro, a novela segue passando em brancas nuvens. Não pontua entre os 10 programas mais vistos na Globoplay, não gera engajamento nas redes sociais. E mesmo tendo uma audiência média muito equivalente à antecessora “Quanto Mais Vida Melhor” – a trama contemporânea faz 20,9 ante 20,5 daquela encerrada em maio. A TV já tentou de tudo para alavancar a audiência da novela, inclusive relançou-a, sem sucesso. Agora, no apagar das luzes, a novela de Claudia Souto recorre à participação especial de Rafael Cardoso como forma de conter o prejuízo.

Pouco tempo depois de finalizar sua participação em “Salve-se Quem Puder“, na qual vivia o vilão Renzo, o ator de 37 anos, retorna à TV. “Foi um convite inesperado da Natália Grimberg, a diretora, o que me fez aceitar na hora. Além dela estarei trabalhando novamente com o Adriano Melo, diretor geral, um cara que guardo no coração por ter dirigido a minha primeira cena em novelas. Este é meu primeiro encontro de trabalho com a autora Claudia Souto“, contou à Globo.

Rafael Cardoso e Paolla Oliveira. Rômulo, papel de Cardoso, veio para tumultuar o triângulo amoroso principal da trama das 19h (Foto: Camilla Maia/TV Globo)

Segundo Cardoso, Rômulo, seu personagem, é “um mistério. É um grande empresário que se encanta por Pat (Paolla Oliveira), deixando-o maluco”. O ator é discreto, no entanto sobre algumas outras características do rapaz, que tenta conquistar a namorada de Moa (Marcelo Serrado): “O que eu posso adiantar é que ele guarda alguns segredos…”, diz, misterioso.

A trama das 19h retoma uma parceria estabelecida entre Rafael Cardoso e Paolla Oliveira. Ambos já trabalharam juntos em “Além do Tempo“, novela de 2015, que fez grande sucesso à época de sua exibição e, de maneira recorrente, encontra fãs pedindo sua reprise no “Vale a Pena Ver de Novo“. O ator exalta o reencontro com Paolla: “É uma irmã ganhei nessa caminhada. Já trabalhamos outras vezes então isso facilita todo o processo quando a gente entra numa equipe em que estão todos muito entrosados e em sintonia. É muito bom estar em cena e conviver com ela. Uma grande parceira e já fizemos cenas bem bacanas”.

“Cara e Coragem” sinaliza o retorno de Rafael Cardoso às novelas após “Salve-se Quem Puder“, que passou por toda a sorte de desafios para ser levada ao ar diante dos protocolos sanitários que a pandemia da Covid exigia. Para o ator, voltar à rotina de gravações com alguma normalidade é “bom demais (…). Pra mim está sendo muito importante e prazeroso viver isso novamente, gravando todos os dias. Retornar e lembrar de tudo o que vivi aqui dentro ao longo desses anos. Enfim, estou vivendo um momento único e dando valor a cada segundo depois de dois anos fora desta rotina.

Em “Salve-se Quem Puder”, Rafael Cardoso viveu Renzo (Foto: Tiago Costa/TV Globo)

DE “QUEM É CLARICE?” A “QUEM ESTÁ VENDO ‘DONA XEPA?'”. FRACASSOS GERAM MEMES

A Globo antecipou o fim das gravações de “Cara e Coragem“. Segundo informa o jornalista Gabriel Vaquer, do Notícias da TV/UOL, a novela das 19h teria gravações previstas até o dia 9 de dezembro. Porém, em razão de não ter nenhuma grande surpresa ou final aguardado, o término das gravações foi antecipado em uma semana e, segundo Vaquer, devem terminar ainda nesta semana.

Importante ressaltar que, ainda que a finalização do projeto tenha sido antecipada, a novela não será encurtada. A exibição de seu último capítulo está mantida para o dia 13 de janeiro, quando será substituída por “Vai na Fé”, de Rosane Svartman. A nova novela vem cercada de expectativas, haja vista que a autora é a mesma das bem-aventuradas “Bom Sucesso” e “Totalmente Demais”.

Em maio, sua primeira semana, portanto, “Cara e Coragem” marcava 22,8 pontos de audiência.  Em setembro, já assinalava 21,1 pontos. Hoje sua média é de 20,9. Não é incomum que a novela das 18h tenha melhores resultados, bem como haver a derrubada de audiência, entregue em alta pelo jornal local, exibido anteriormente. A TV lançou mão de todos os expedientes possíveis para tentar diminuir a inexpressividade da novela: Colocou os atores da trama para comentar sobre suas personagens no Instagram – já que artistas como Taís Araújo e Paolla Oliveira têm grande alcance naquela rede. Esta última, inclusive, foi aos Spaces do Twitter para conversar com os telespectadores e tentar aumentar o engajamento da trama.

Outro protagonista, Marcelo Serrado também tentou dar uma forcinha na divulgação da novela. Além disso, o canal também diminuiu os convites do elenco para programas de entretenimento, que já eram poucos. Com a baixíssima repercussão, a Globo vai continuar com divulgação normal até o final da produção, que tem final previsto para o fim da primeira quinzena de janeiro.

Como se não fosse suficiente, a própria Globo tentou relançar a novela pautando-se no mistério sobre a – suposta – morte de Clarice, vivida por Taís Araújo. A TV perguntou em seu Instagram “Quem matou Clarice?”. Uma telespectadora chamada Cidinha comentou “Quem é Clarice?”. Outro, chamado Davih, perguntou “Que novela é essa?“, obrigando a emissora a dizer que era o seu atual cartaz das 19h.

Taís Araújo é uma das protagonistas de ‘Cara e Coragem’. A suposta morte da protagonista não gerou interesse do público (Foto: Divulgação/TV Globo)

O fracasso de “Cara e Coragem“, sob algum aspecto, remonta a um famoso meme da Internet, de 2013. Trabalhando na novela “Dona Xepa“, Maurício Mattar participava, ao vivo do “Programa da Tarde“, extinto show da TV Record. O ator perguntou à plateia sobre uma personagem vivida por Luiza Tomé na trama e o público presente não apenas não sabia qual o nome da personagem como afirmou não estar assistindo àquela trama. A frase “Quem aqui está vendo dona Xepa?” tornou-se popular nas redes sociais e ainda hoje é motivo de piadas.

Coincidentemente, as novelas da Globo não passam por um momento oportuno quanto à audiência. Entre as tramas inéditas, apenas “Mar do Sertão“, a das 18h, tem obtido bons resultados. Outra a encontrar maus bocados no Ibope é “Travessia“, exibida às 21h. A novela de Glória Perez, no dia 29 de novembro, atingiu 22.9 pontos de audiência média. Índice muito baixo para o principal produto de casa, e número muito próximo ao de “Cara e Coragem“, que também amarga audiência inexpressiva. Entre as tramas exibidas na Globo, as que obtém melhores resultados são “O Rei do Gado” (1996), e “Chocolate com Pimenta” (2003), ainda que esta última tenha tido sua exibição paralisada em decorrência da transmissão dos jogos da primeira fase da Copa do Mundo. A novela de Walcyr Carrasco voltou ao ar na última terça- feira (29/11).

Patrícia Pillar viveu uma sem-terra em “O Rei do Gado”. Única novela a ter boa audiência no mês de Novembro, na Globo (Foto: CEDOC/TV Globo)