*Por Brunna Condini
A grande maioria das pessoas já tomou um bom banho de sal grosso ou já recebeu essa indicação ou conhece alguém que tem o hábito. Especialistas no assunto dizem que esse banho tem o poder de ‘descarregar’ as energias pesadas que estejam em nosso campo energético. O sal, no senso comum e nas tradições milenares, é sempre tratado sob ares místicos e até curativos. Como banho, exerce um poder de limpeza das energias que estejam sobrecarregando quem o toma. E foi apostando nisso que Domitila, participante do BBB23, levou o banho para dentro do reality ainda no pré-Paredão. Muitos internautas brincaram dizendo que ela poderia ser considerada sensitiva, já que enquanto tomava o tal banho, outros confinados cogitavam votar nela. Bom, com ou sem a ajuda do sal grosso, a ativista e modelo escapou desta berlinda e segundo ela, retomou as good vibes.
Por aqui, fomos entender se tomar um banho assim dentro de um confinamento como o Big Brother, é realmente eficaz. O banho de sal grosso no reality é eficiente? “Certamente a participante deve ter se sentido melhor após o banho. A energia de uma lugar como esse costuma ser muito forte e muitas vezes bem densa. É uma competição. Então, quando ela faz essa limpeza, se sente melhor imediatamente. Mas também poderia ter um sono exagerado, se sentir com a energia mais baixa. Já que a limpeza é geral e algumas boas energias podem ir junto também. Por isso é sempre interessante percebermos como ficamos depois do banho. Costumo dizer que cada um tem uma indicação diferenciada para cada coisa, por isso a orientação deve ser personalizada”, diz a taróloga e coach holística Ana Paula Spíndola.”É um poderoso ritual, mas pode desequilibrar o campo magnético se realizado em excesso”.
Em um reality, são fragilidades, inseguranças, conflitos, cobiça, muitos sentimentos e situações vibrando em um único ambiente, tudo ali, concentrado, confinado. Não deve ser nada fácil. Lá dentro Domitila não tem acesso aos recursos para se energizar pós limpeza com o sal grosso. Mas aqui fora, você tem. Então, vamos às orientações. “O sal é uma matéria-prima que tem uma energia muito forte, intensa. Quando perguntam qual é a medida exata para o banho com ele, sempre menciono a água do mar. Quando você mergulha nela, sente a medida do banho de sal grosso que deve ser usado no seu banho. Claro que não conseguimos reproduzir essa medida, mas a ideia é usar o mínimo possível, uma quantidade que possa ser bem diluída. Sempre uso em um litro de água, uma colher de chá de sal grosso. E como esse banho é muito potente na limpeza, é recomendado que no mesmo dia ou no seguinte, também se tome um banho de ervas para repor energia”, ensina Ana Paula.
“O banho de sal grosso é do tipo que chamamos de ‘descarrego’, não é para proteção, então é preciso um pós, energético. Importante salientar que o banho de sal grosso é excelente, ele purifica. Só que para proteção, você precisa acessar as ervas. Indico um banho simples feito com arruda, manjericão e alecrim associados, para potencializar as propriedades de cada uma delas e renovar, depois do banho de limpeza”.
Xô, energia negativa!
Se for fazer o banho, faça o exercício de cultivar bons pensamentos enquanto o faz. Prepare também o ambiente, torne-o acolhedor, coloque uma essência ou acenda um incenso da sua preferência, dando prioridade aos relaxantes. Imagine que esse ritual é um carinho com seu corpo e sua energia pessoal. “Depois da higiene, com o banho de sal grosso preparado (para um litro de água, uma colher de chá do sal bem diluído), jogue devagar do pescoço para baixo, imaginando que as energias negativas, impurezas, tudo o que não for bom, está sendo eliminado do seu corpo físico e espiritual. O banho não deve ser jogado na cabeça (crakras coronário e frontal), isso pode ao invés de purificar, enfraquecer o campo energético. Então, quando a água estiver caindo, tente reunir as melhores mentalizações. Faça o ritual em um momento tranquilo, se puder relaxe depois. Que seja uma pausa no seu cotidiano de autocuidado e paz interior”.
Artigos relacionados