BBB22 – ator Silvero Pereira aposta na história do conterrâneo Vinicius: ‘Essência honesta’


Com poucos dias de confinamento, o cearense continua mobilizando a simpatia dentro e fora do reality. Para analisar e entender o percurso de Vyni até aqui, e também para tentar antever passos importantes no confinamento, convidamos o ator Silvero Pereira, super fã do BBB, e o autor e pesquisador em teledramaturgia Valmir Moratelli. O que é que Vinicius tem? Vem saber!

*Por Brunna Condini

“O sertanejo é, antes de tudo, um forte”. A frase ícone da literatura brasileira escrita por Euclides da Cunha poderia se aplicar à trajetória de Marcus Vinicius Fernandes de Sousa, o Vinicius, participante já ‘queridinho’ do Big Brother Brasil 22. Aos 23 anos (completa 24, em 27 de janeiro), nascido em Crato, no Ceará, conhecido popularmente como o ‘Oásis do Sertão’ pelas características climáticas mais úmidas e favoráveis à agropecuária -, o bacharel em Direito trabalhava no restaurante da família, com quem vive em uma pensão, e faz vídeos para ganhar renda extra nas redes sociais, se intitulando como ‘influenciador da baixa renda’.

“Uso histórias tristes para fazer humor. Resistência é viver com salário mínimo um mês, o resto é moleza”, declarou. Mesmo antes do início do jogo, já era um fenômeno: foi o primeiro integrante do grupo Pipoca a ultrapassar a marca de 1 milhão de seguidores no Instagram (já está com 3,2 milhões), e desponta como um forte candidato ao prêmio de R$ 1,5 milhão. Mas o que o Vyni tem? Convidamos o ator Silvero Pereira, seu conterrâneo, e o autor e pesquisador em teledramaturgia Valmir Moratelli para nos ajudar a desvendar esse personagem que já vem protagonizando a atual edição.

“Mesmo sendo meu conterrâneo eu não o conhecia, mas também fui tomado pela energia contagiante e autêntica dele. Acho o Vyni verdadeiro, com essência honesta, que não esconde o deslumbre com esse novo universo que está vivendo”, diz Silvero. E aproveita para destacar: “E não acho que as comparações com o Gil podem prejudicar o Vinicius. O Gil fez uma bela trajetória, principalmente com relação ao carisma. Existem semelhanças sim, mas acho que o Vyni tem personalidade para fazer a história dele no reality”.

Silvero Pereira sobre Vyni: “Acho ele verdadeiro, com essência honesta, que não esconde o deslumbre com esse novo universo que está vivendo” (Reprodução/ Instagram)

Fã assumido do BBB, o ator comenta suas primeiras impressões. “O que mais me surpreendeu até o momento foi a forma como o Tadeu Schmidt assumiu tão bem o posto de apresentador. Com ele já me sinto íntimo! Acho que os participantes ainda estão muito eufóricos e isso tem dificultado da gente acompanhar tantas falas simultâneas, mas o elenco está diverso, divertido e cheio de explosões para oferecer”, completa Silvero Pereira, que já, já volta ao ar em ‘Pantanal‘, e estreia a série ‘Nada Suspeitos‘ em maio, na Netflix.

Carisma e empatia

Vinicius definitivamente agrada. Ele já ganhou curtidas de famosos como Anitta, Tatá Werneck, Fernanda Paes Leme e Gil do Vigor. O novo fã clube do brother tem até nome, são os ‘lampiões’. Na última edição tivemos os ‘cactos’ de Juliette, quem não lembra?

Mas estará Vinicius tentando ‘reproduzir’ uma performance? E se for, que mal tem nisso? Ou é mesmo a originalidade dele que conquista? Seria um pouco dos dois? Ainda é cedo para avaliações mais profundas, Vyni tem um bom trajeto dentro da casa mais vigiada do país, é o que se aposta. Pode até existir uma percepção sobre o interesse que seu tipo de história desperta no brasileiro, mas o discurso do participante tem transmitido sinceridade, força e resiliência, elementos irresistíveis para a sedução de boa parcela do público, cada vez mais atento ao que é verdadeiro e empático.

Além disso, ele já demonstrou estar aberto à escuta e ao diálogo, o que vem anunciando novos tempos nas relações no reality: com mais troca e menos cancelamento. “Ele é agregador, tanto que já tem fãs até antes do início do BBB. Tudo isso desperta o interesse neste personagem, a gente fica querendo saber mais dele. Se essa curiosidade vai continuar revelando um lado positivo, só o tempo dirá. Mas Vinicius atrai as atenções de um grupo muito heterogêneo, também composto por muitos famosos. Vai ser interessante acompanhar a sua trajetória, mais autêntica, no meio de tanta gente querendo fazer tipo. Ele, pelo contrário, está ali para se mostrar ao máximo possível, dentro dessa personalidade animada, espontânea, acho que tem muito para render”, analisa Valmir Moratelli.

Vinicius no ao vivo do BBB22 nesta quarta-feira, se diverte usando a lace de Brunna Gonçalves (Reprodução)

Vinicius no ao vivo do BBB22 nesta quarta-feira, se diverte usando a lace de Brunna Gonçalves (Reprodução)

“De cara chama à atenção já por três elementos: traz a questão da diversidade sexual muito forte. Ele é um gay mais ‘performático’, como se diz. Não gosto deste termo, mas as pessoas o usam para se referir ao gay que traz essa feminilidade como característica visível da personalidade. E também é muito antenado, se expressa com desenvoltura, de forma muito clara. Por fim, tem sua trajetória de vida, que cativa. Muita gente está fazendo a comparação dele com o Gil do Vigor. Acho que assim com o Gil, ele já mostrou a que veio de cara. Claro que terá que ter cuidado com as alianças para ir mais longe. Lembrando que ‘salto alto’ já ‘quebrou as pernas’ de participantes promissores na atração, antes da metade do jogo. Por mais que ele se imagine, se perceba popular, vai ter que tomar cuidado com a vaidade, e até com a sua visibilidade que vai ser notada dentro da casa. Isso pode fazer com que participantes que não sejam tão queridos do público ou possíveis ‘vilões’ da edição, se utilizem desse aspecto para possíveis alianças. É algo que Vyni vai ter que ter clareza, maturidade ali dentro, identificando para que lado seguir”.

O participante se diverte com o grupo e não disfarça a empolgação de estar realizando um sonho (Reprodução)

O participante se diverte com o grupo e não disfarça a empolgação de estar realizando um sonho (Reprodução)

E completa: “Diria que ele parece o alter ego do Gil do Vigor. Tem uma sabedoria de sobra ali para um garoto, que deseja conquistar o mundo, ser aceito, que traz essa bandeira do ‘sou o que sou e vão ter que me aceitar’. Não me parece que esteja ali fazendo tipo. Vamos acompanhar, é um personagem que promete. Tem tudo para continuar conquistando o público, para continuar agitando as narrativas dentro da casa. Acho que as coisas vão girar em torno dele e dos núcleos em que estiver. Para quem gosta de reality, é um personagem bem completo. Só precisamos entender que tipo de narrativas vai estar inserido para se firmar como protagonista”.