*Por Brunna Condini
Hoje é dia de Jogo da Discórdia no BBB21. Toda segunda-feira os participantes são lembrados que o Big Brother Brasil é um confinamento, vigiado 24 horas por dia, para uma competição em busca de R$ 1,5 milhão de reais. Mas como nem só de jogo vivem os participantes, vamos de drama e lágrimas também, já que por lá, com tanta diversidade de histórias convivendo em um micro universo, nem tudo ‘são flores’. Entre tretas e juras de amor, declarações e desentendimentos, são feitos laços, muitas vezes até surpreendentes. Na atual edição do reality não tem sido diferente, e entre as relações que vem se destacando no momento estão a de Juliette e Viih Tube, a Líder da Semana. Para o bem ou para o mal.
As participantes Juliette e Viih Tube: vivem amizade desigual e tóxica? (Reprodução)
De um lado, Juliette Freire, 31 anos, advogada e maquiadora, de Campina Grande, na Paraíba. Duas vezes emparedada, inclusive escapando por pouco do Paredão que se decide nesta terça-feira (6), entre Caio, Gilberto e Rodolffo. O último domingo (4) não foi fácil para Juliette, que venceu a Prova Bate e Volta, se livrando do décimo Paredão, depois de ser ‘puxada’ por Caio no contragolpe. Antes, o fazendeiro e ela foram os mais votados pela casa na votação aberta, segunda da noite. Diante do empate, Viih Tube deu seu voto de minerva e livrou a amiga da berlinda. Alguns internautas comentaram que era o ‘mínimo’ que a youtuber podia fazer, já que só ‘fez campanha’ para livrar a amiga Thaís do foco de votação, não se preocupando com Juliette.
Então vamos falar de Vitória Felício Moraes, mais conhecida como Viih Tube. Aos 20 anos, a youtuber, atriz e influenciadora digital, de Sorocaba, São Paulo, é a atual Líder do game e já foi uma vez anjo. A participante tem sido considerada uma ótima jogadora, já que até agora tem circulado em todos os grupos, sem maiores problemas, livrando-se de Paredões até o momento.
Viih já fazia sucesso na internet, é sua praia, seu ambiente. Já Juliette, é o novo sucesso das redes sociais: entrou no reality com pouco mais de 3 mil seguidores e ultrapassou a marca dos 18 milhões na madrugada desta segunda-feira (5). A maquiadora superou Viih Tube e se tornou a participante mais seguida do reality no Instagram. Ao que parece, são amigas e aliadas no confinamento. Juliette identifica-se com Viih desde o início do jogo, demostrando admiração e buscando suas opiniões e acolhimento. Muitos acham a relação das duas ‘desigual’, acreditando que falta reciprocidade por parte da youtuber. Será? Estará Juliette vivendo uma amizade tóxica? Ou ainda, ‘entregando o outro’ à inimiga?
A jornalista
Maíra Azevedo, a
Tia Má, fez uma análise em sua página sobre o tema. “Amizade precisa, e deve, ser uma via dupla! Alguém que possa contar, que saiba que haverá simpatia, cuidado, afeto e troca entre as pessoas envolvidas. Então vamos ao
#bbb! Viih passou a ser considerada por muitos como uma grande jogadora por conseguir ficar seis semanas sem receber um voto sequer na casa, e cada pessoa que ocupava o cargo de líder, ela tinha carinhos, afagos e sonhos. Sempre muito fofinha, mas focada nela! Lembro, do começo, quando
@juliette.freire foi alvo de rejeição de boa parte da casa e já tentava ser próxima dela, quando Vitória olhou na cara da Advogada e disse que não queria mais nenhum tipo de contato, exatamente por Juliette estava sendo rejeitada pelo coletivo. A youtuber não acolheu, se juntou para rejeitar. Mas, Juliette decidiu seguir em busca dessa ‘amizade'”, observa.
“Ao se aproximar de Thaís, mais uma vez Viih Tube deixou Juliette de lado. A ponto de rir dela, de levar para um almoço de Anjo e a excluir!” (Divulgação/Globo)
“Ao se aproximar de Thaís, mais uma vez Viih Tube deixou Juliette de lado. A ponto de rir dela, de levar para um almoço de Anjo e a excluir! São observações que acontecem ao nosso redor também! Juliette fala demais, está sempre buscando inserção nos espaços e muitas vezes quer apenas contar sua história, mas a escolha de Viih Tube não é pelo rompimento da relação, é pela tentativa de minar, de excluir. Tanto que nesse paredão, que ela está na liderança, a sua tentativa é imunizar a amiga dentista e jogar Juliette no fogo! Assim, se livra, sem se comprometer. E foi assim, que ela foi chegando até aqui. Porque ela não corta laços com quem ela não gosta, vai guardando para quando precisar de aliados. Tanto que, Viih Tube já jogou com todos os grupos. O coletivo dela é ela! E enquanto Juliette aguarda a proteção, Viih Tube segue cavando a eliminação daquela que já afirmou ter tanta admiração! Na vida, não seja Viih Tube e fique atenta com elas!”, alerta a jornalista.
Amizade de BBB
A psicóloga Maria Rafart fala sobre a construção destes vínculos. “Se eu te contar que a cada sete anos você troca aproximadamente metade dos seus amigos, você acredita em mim? Você pode até duvidar, mas se pensar bem, pode ser exatamente isso que acontece. Tem uma pesquisa muito bacana de 2009, da Holanda, de uma dissertação de mestrado defendida pelo sociólogo Gerald Mollenhorst, da Universidade de Utrecht, que mostra que é provável que em sete anos você não só perca metade dos seus amigos, mas troque metade deles por outros”, compartilha. “No Big Brother é a mesma coisa. Só que em velocidade supersônica. O BBB21 mostra como é rápido fazer amigos lá dentro. E como é rápido também se desfazer desses amigos… coisa de dias. Às vezes, de horas. É bem comum os brothers falarem: “Esta amizade eu vou levar para a minha vida”, para logo depois colocar o amiguinho no paredão, falar ‘horrores’ dele pelas costas, como se não houvesse nem câmeras e nem amanhã”.
“Quem não se identifica com Juliette? Quem não fez parte daquela metade de amigos de alguém que foi descartada em sete anos? Quem nunca ficou em casa, enquanto os amigos postavam nos stories que estavam se divertindo?” (Reprodução)
A terapeuta segue analisando a trajetória de Juliette e suas relações no jogo. “Ela é uma gracinha. Para nós que estamos aqui fora. Lá dentro, é a colega da escola que fala demais, gesticula bastante e interrompe. O suficiente para ser considerada a chata da turma. Perseguida desde o começo justamente por estas características, foi detectada pelo brother e especialista em BBB Gil como uma candidata em potencial à simpatia do público, aquela pessoa perseguida na qual vale a pena colar por um tempo na edição do programa, para depois surfar em sua fama. Já a esperta Viih Tube (alcançada nesta madrugada na sua incrível marca de 18 milhões de seguidores no Instagram por Juliette) também viu potencial na tagarela Ju, e se aproxima dela quando acha que vale a pena formar um grupo de ‘mulheres perseguidas por machos incômodos na casa’. Mas sempre que pode, descarta a amiga, trocando-a por outras, sem dó e nem piedade. Sarah também viu o potencial de Juliette aqui fora, e por isso quis queimá-la antes que ela fosse a favorita da edição. Mas chegou tarde, pois ela já era a nossa favorita e por isso mandamos Sarah embora, para se aglomerar em festas por aqui, no meio da pandemia”.
E completa: “À pobre Juliette, resta o papel daquela amiga deixada de lado no recreio da escola para lanchar sozinha. De vez em quando alguém se lembra dela (principalmente para fazer seu incrível delineado nas festas). Mas quase sempre ela disputa à tapa a amizade dos brothers lá dentro. Quem não se identifica com Juliette? Quem não fez parte daquela metade de amigos de alguém que foi descartada em sete anos? Quem nunca ficou em casa, enquanto os amigos postavam nos stories que estavam se divertindo? É por isso que Juliette é a preferida do público. Nós nos sentimos conectados com a sua dor. Quem nunca foi abandonado por seus amigos?”.